homem nervoso usando um notebook superaquecido

6 dicas para esfriar um notebook superaquecido

Os notebooks estão muito em alta e são mais procurados que os computadores tradicionais, principalmente entre o público jovem e profissionais que trabalham em home office. 

homem deitado em uma mesa usando notebook

Até alguns jogadores de PC já estão buscando por um notebook gamer, devido a mobilidade. Mas, aqueles que já jogaram ou trabalharam por muitas horas com o dispositivo, sabem de um problema: eles acabam ficando superaquecidos. 

Existem algumas soluções para te ajudar a manter seu notebook fresco e é isso que iremos explicar no conteúdo de hoje, acompanhe!

Por que o notebook esquenta?

Alguns fatores favorecem o superaquecimento de um notebook e com o tempo o desgaste comum das suas peças pode comprometer o equipamento e acaba causando esse problema. 

Outro fator que impacta bastante é a ausência de limpeza: o acúmulo de poeira acaba cobrindo as saídas de ar. Além disso, o superaquecimento também ocorre quando os notebooks ficam ligados por muitas horas e/ou com muitas abas abertas. 

Por que esfriar um notebook superaquecido?

Quando o notebook fica superaquecido ele pode apresentar diversos problemas em seu funcionamento, tais como lentidão. Os programas acabam não iniciando normalmente e acaba ocorrendo uma maior chance de aparecer a tela azul.

O aparelho também pode ficar travando e até mesmo ligar ou desligar sozinho, o que pode prejudicar o seu trabalho ou comprometer outras atividades. 

mulher nervosa com notebook superaquecido

Ou seja, é muito importante manter a temperatura equilibrada em seu notebook, mas com alguns cuidados simples você pode esfriar seu notebook e evitar estragos nele. Confira abaixo 6 dicas para esfriar um notebook superaquecido:

1. Compre um refrigerador de notebook

Já existem no mercado várias base de resfriamento de notebook e elas são bastante eficazes. Um refrigerador de laptop é como uma espécie de ventilador embutido em um pequeno suporte/bandeja do aparelho.

Você insere a almofada em qualquer superfície que estiver usando seu notebook, então você o coloca em cima do pad e o liga. O ventilador do bloco começa a direcionar o ar para o lado inferior do seu dispositivo, esfriando-o dessa maneira. 

Essas almofadas são baratas e normalmente fazem um barulho sólido para manter seu notebook fresco por horas.

2. Utilize o notebook em uma mesa ou escrivaninha

A melhor opção para usar seu notebook é em uma superfície dura e plana. Por mais confortável que seja usa-lo nas cobertas, essa não é a melhor alternativa.

Prefira usá-lo em uma escrivaninha ou mesa de computador, lembrando que pisos, mesmo que de madeira, também não são indicados, especialmente pelo excesso de partículas de poeira que flutuam ao redor de onde você coloca os seus pés.

cachorro usando notebook na mesa

3. Mantenha a limpeza do seu notebook em dia

A maneira mais simples de limpar seu notebook é adquirir uma lata de ar comprimido, desligá-lo e levá-lo para fora. Feito isso, pulverize as pequenas rajadas de ar nas aberturas.

Você também pode retirar os painéis do seu notebook para ter melhor acesso às áreas mais sujas. Mas esteja ciente de que ele pode eliminar sua garantia e, se você for muito agressivo com o ar comprimido, você pode acabar danificando componentes internos do aparelho.

Uma vez que você tenha limpado o seu notebook, você pode voltar com alguns cotonetes de algodão seco para obter os últimos pequenos restos de pó fora desses pontos mais complicados de alcançar.

4. Altere as configurações no seu notebook

Existem configurações que você pode ajustar em seu notebook para garantir que ele esteja funcionando nas temperaturas ideais. Além de assegurar que você compre um produto capaz de atender às demandas dos jogos que você está jogando, você precisa verificar e atualizar seus drivers regularmente.

As alternativas incluem diminuir o brilho da tela, garantir que nada desnecessário esteja conectado e fechar aplicativos que você não está utilizando. Confira também as configurações de gerenciamento de energia da sua máquina, onde você achará uma variedade de opções e configurações pré-determinadas que maximizam a energia economizada.

Você também pode baixar softwares gratuitos para monitorar a temperatura do seu computador.

5. Manutenção de rotina e gerenciamento de bateria/carregador

A manutenção de rotina é essencial, dessa forma você vai conseguir identificar se o problema é outro, principalmente se você já cuida da limpeza do seu notebook  e mesmo assim ele está ficando superaquecido. Pode ser que você apenas precise trocar um ventilador defeituoso. 

Uma das coisas que mais quebram o notebook é sobrecarregá-lo. Na grande maioria desses aparelhos a tomada de carregamento é soldada na placa-mãe e, se ela sair, vai ser bem mais caro consertar do que apenas adquirir um novo dispositivo. Manter sua máquina conectada o tempo todo é uma maneira simples de “matar” a tomada de carregamento.

Uma dica valiosa é: carregue seu notebook após terminar de usá-lo, sendo essa uma maneira de garantir que ele será executado mais frio. 

6. Evite deixar muitos programas abertos

Mantenha aberto apenas aqueles programas essenciais e que realmente estejam sendo usados no momento, afinal, o excesso deles faz com que o sistema operacional solicite processamento acima do necessário. A mesma coisa vale para programas rodando em segundo plano.

notebook superaquecido

Compreendendo agora como esfriar o seu notebook, você o manterá mais seguro. Portanto, não deixe de seguir as dicas que listamos acima. 

Para obter mais dicas sobre o funcionamento de seus dispositivos, sistemas operacionais e outros assuntos semelhantes, continue lendo os conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

Oficina da Net.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.