Positivo do seu jeito

Dicas

® Shutterstock

3 formas de usar melhor a bateria do seu Android

Adote esses pequenos hábitos para fazer com que a bateria do seu Android dure por mais tempo ou seja carregada mais rápido.

30 de novembro de 2017

por: Karola Furutani

Smartphones com sistema Android são os mais utilizados no mundo e preferido por muitas pessoas. Entre todas as vantagens, destacam-se a facilidade de uso, a integração com as ferramentas do Google e claro, as opções de uso da bateria, que facilitam muito a vida de quem utiliza o celular com frequência e em locais sem tomadas disponíveis.

® Shutterstock

Hoje, uma das situações mais desagradáveis é precisar usar o celular e ver que ele está perto de ficar sem bateria. Para ajudar a resolver este problema, existe uma função no Android chamada “Modo Economia de Bateria, que pode ser configurado para ativar quando o celular estiver com 15% ou 5%.

Como configurar?
Vá em Configurações > Bateria. Depois, caso o seu Android não exiba o modo Economia de Bateria no topo, clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito da tela e escolha a opção “Economia de Bateria”. Em seguida, clique em “Ativar automaticamente” e escolha entre as duas opções: 15% ou 5%.

WhatsApp
® Shutterstock

Essa configuração fará que o seu Android reduza o desempenho e a vibração, além de diminuir o brilho da tela e impedir que alguns apps utilizem a sua localização ou pacote de dados quando estiverem fora de uso. Lembre-se que o modo Economia de Bateria é desativado enquanto o seu smartphone estiver carregando.

Se você quiser ativar o modo Economia de Bateria mesmo com o seu celular carregado acima dos 15%, é só clicar no interruptor ao lado da palavra “Desativado”.

® Shutterstock

Outra situação muito comum é perceber que o celular está sem bateria momentos antes de sair de casa ou quando a bateria está quase acabando e precisa dar uma carga rápida, só para não ficar mão. Para situações desse tipo o Android tem uma funcionalidade chamada “Modo Avião” que, quando ativado, bloqueia todas as atividades em segundo plano, transmissão de dados, compartilhamento de localização e etc. Quando quiser que o seu smartphone carregue rápido, ative o modo avião, conecte o carregador na tomada e espere. Essa interrupção nas atividades vai fazer com que seu celular só tenha que se preocupar em carregar e mais nada.

Como configurar?
Geralmente o Modo Avião fica no atalho do Android, que pode ser acessado deslizando o dedo para baixo ou para cima na tela inicial do sistema. Porém, se você não encontrar, é só ir em Configurações > Configurações de Rede e clicar em “Mais”. Aí é só ativar a opção “Modo Avião”. Lembre se: esse passo a passo pode mudar dependendo da versão do seu Android. De toda forma, a opção do Modo Avião estará sempre na seção Configurações.

WhatsApp
® Shutterstock

Se você quiser ir além e prevenir que a bateria do seu smartphone acabe rápido, existe uma maneira de otimizar o consumo controlando o uso dos aplicativos. Este recurso é um dos grandes diferenciais de celulares com Android e funciona da seguinte forma: ao ativar a Otimização de Bateria, o Android faz um controle automático de cada um dos aplicativos, ajustando-os para que consumam o mínimo possível da bateria.

Como configurar?
Primeiro Abra a aba de aplicativos do Android Clique em “Configurar” e vá até “Dispositivos”. Selecione “Bateria”. Em seguida, clique nos três pontinhos localizado no canto superior direito da tela e toque em “Otimização de bateria”. O sistema irá mostrar todos os aplicativos instalados no seu smartphone, agora é só tocar nos apps que você deseja restringir o uso de bateria e selecionar a opção “Otimizar”. Pronto! Agora os aplicativos não irão consumir mais bateria do que o necessário. Lembre se: esse passo a passo pode mudar dependendo da versão do seu Android.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.