Como ativar o novo visualizador de PDF do Google Chrome?

Na última semana o Google anunciou a chegada da versão 87 do navegador Google Chrome. Entre as novidades apresentadas no browser, uma delas chamou a atenção do público: um novo visualizador de PDF.

Segundo os desenvolvedores, a ideia foi oferecer um leitor com recursos mais avançados, permitindo acesso às miniaturas das páginas, divisão por seções entre outros recursos. Contudo, as novidades não foram habilitadas por padrão. O usuário precisa acessar o Chrome Flags se tiver interesse em testar essa prévia.

Nesse artigo, explicamos em detalhes o passo a passo de como fazer isso.

Como ativar o novo visualizador de PDF do Google Chrome?

Antes de tudo, é importante ressaltar que você precisa ter acesso à versão 87 do Google Chrome. Para checar se o seu navegador já foi atualizado, clique no ícone de menu, no canto superior direito da tela, e escolha a opção “Ajuda”.

Em seguida, clique em “Acerca do Google Chrome” e aguarde. Se houver uma atualização disponível ela será carregada automaticamente assim que você reiniciar o navegador.

Passo 1. No PC, atualize o Google Chrome, conforme descrevemos acima.

Passo 2. Digite na barra de endereços o seguinte: chrome://flags e tecle “Enter”.

Passo 3. No campo de buscas, pesquise por “PDF Viewer Update”.

Passo 4. Quando a opção for listada, altere-a de “Default” para “Enabled”.

Passo 5. Reinicie o navegador para que o novo recurso seja aplicado.

Novidades do Chrome 87: foco em melhorias no desempenho

De acordo com o Google, as principais mudanças incorporadas à versão 87 do Google Chrome têm relação direta com melhorias de desempenho. Por exemplo, a empresa garante que a partir de agora será possível iniciar o browser com 25% mais de rapidez, além de carregar as páginas com 7% a mais de velocidade.

Isso é possível graças a um sistema que prioriza as abas ativas, deixando as que estão em segundo plano “inativas” até que alguma ação seja solicitada. Com isso, a empresa espera minimizar um problema clássico do navegador que sempre é mencionado pelos usuários: o alto consumo de processamento.

Para se ter uma ideia, o Google promete a redução de até cinco vezes o uso de CPU, o que pode impactar em uma extensão no desempenho da bateria para até 1,25 horas, dependendo da capacidade nominal de mAh do seu notebook. Os números colocam a atualização como a mais benéfica do browser nos últimos anos.

Outros recursos adicionados nesta versão incluem a possibilidade de pesquisar por abas abertas ou ainda de usar a barra de endereços para executar determinadas ações. Por exemplo, a partir de agora é possível excluir o histórico de navegação por ali, sem precisar recorrer aos menus.

Por fim, o Google informa ainda que a atualização traz pelo menos 33 correções de segurança, sem mencionar exatamente quais. As novidades foram incorporadas tanto nas versões para Windows e Linux, quanto na versão mobile para Android. Esta é a última atualização do Chrome em 2020.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR

Como citar uma pesquisa do Wikipedia segundo a ABNT?

Tudo o que você precisa saber sobre bluetooth

Como fazer lives exclusivas para melhores amigos no Instagram

Como diminuir o tamanho de um arquivo em PDF?

Como descobrir se um site está fora do ar?

Como funcionam os direitos de uso de imagens no Google?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.