Na hora de entregar um trabalho de conclusão de curso (TCC), tese de mestrado ou de doutorado, um dos maiores desafios encontrados pelos professores e alunos é formatar o documento para que ele esteja de acordo com as normas impostas pela Universidade e também pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.
Há uma série de detalhes aos quais o autor do trabalho acadêmico deve estar atento, incluindo tamanhos e escolha das fontes, espaçamentos de linhas e dos parágrafos, formato da citação e das referências e até a construção do índice. Formatar tudo isso na mão dá um trabalho considerável, deixando muita margem para erros que podem barrar a aprovação do texto.
Por isso, hoje mostraremos como formatar teses, dissertações e artigos científicos utilizando um serviço online chamado Fast Format. Ele tem ferramentas que facilitam a sua vida e deixam tudo nas normas da ABNT, para você não esquentar a cabeça com os detalhes e focar toda a sua atenção na produção acadêmica.
Vamos ver como isso funciona?
Para facilitar todo o trabalho de formatação do seu trabalho acadêmico, vamos utilizar o Fast Format, uma plataforma online que oferece todos os recursos necessários para deixar o texto dentro das exigências da ABNT e da sua instituição de ensino.
Contudo, o Fast Format exige a assinatura de um plano pago para a edição de documentos com mais de 10 páginas. Caso o seu trabalho seja maior, o arquivo baixado apresentará marcas d’água em várias páginas.
Agora que você já conhece a limitação da versão gratuita, mostraremos duas opções de trabalho com o Fast Format. Uma criando um arquivo do zero, a partir dos vários modelos disponibilizados. A outra importando o seu arquivo de Word, algo que exige alguns ajustes. Vamos ao trabalho!
O primeiro passo é acessar o site do Fast Format. Para isso clique neste link. Em seguida, selecione a opção “Crie sua conta grátis”, clicando no botão azul que fica bem no meio da tela.
É possível fazer o login com a API do Google ou do Facebook. Caso prefira, é possível criar uma conta exclusivamente do site, clicando sobre a opção “Criar Conta”, localizada na parte de baixo da tela.
Depois de fazer o login no site, você verá a opção “Novo documento” no topo da tela. Ela é utilizada quando você vai digitar e formatar todo o seu trabalho diretamente no Fast Format. Ao clicar sobre o botão, você será levado para a tela de seleção dos modelos.
Aqui é possível escolher dentre arquivos de diversas Universidades e Instituições de Ensino (a exemplo de UFPR, UFSC, UFRJ, PUC, entre outras), além de modelos voltados a periódicos, conferências e eventos realizados na Espanha e Portugal. Se preferir, utilize a caixa de busca na porção superior direita do site para escrever exatamente o modelo que você precisa utilizar.
Ao selecionar o modelo, o site do Fast Format mostrará um resumo dos principais dados, incluindo quais das normas da ABNT são atendidas por ele. Finalize o processo clicando no botão azul “Criar documento”.
Embora o modelo traga as formatações prontas, é possível editar cada aspecto dela para atender a exigências específicas do seu curso ou departamento.
Para importar o seu documento de Word, siga as mesmas etapas descritas acima. Depois de definir o modelo e criar o documento, vá até a barra superior do Fast Format e escolha a opção “Importar Word”, como mostrado abaixo:
O Fast Format deixa claro que a funcionalidade ainda está em fase de testes. Por isso, depois de importar o seu arquivo é necessário editar manualmente as seguintes informações:
Para o caso de TCCs e trabalhos acadêmicos com fórmulas matemáticas, será necessário inseri-las com a opção adequada. Você encontra todas as opções listadas acima no menu esquerdo da interface do Fast Format.
Com o seu arquivo de texto criado ou importado, é hora de trabalhar nas informações principais. Acessando o menu localizado na porção esquerda da tela, comece cadastrando as informações de capa, autores, agradecimentos e demais dados. O Fast Format colocará essas páginas já na posição e na formatação correta.
A aba de capítulos contém templates prontos que guiam o seu texto, informando o que cada seção do trabalho deve conter. Basta sobrescrever o texto de informação que está ali.
No editor de texto do Fast Format há vários botões que facilitam a sua vida. Um dos principais é o de Citações, que permite inserir rapidamente referências bibliográficas, figuras, tabelas, seções e fórmulas.
Depois de selecionar a opção adequada, faça uma busca por autor, obra ou qualquer outra palavra-chave para localizá-la rapidamente. Após, defina a página e o capítulo e selecione “Confirmar” para ter a citação já formatada no seu trabalho. Caso não localize a obra a ser referenciada, utilize a função de cadastro, informando todos os dados necessários.
Com tudo pronto, clique no botão de salvar, mostrado na imagem abaixo. O documento fica armazenado na sua conta do Fast Format.
Na parte direita da tela você verá sempre a pré-visualização do arquivo. Clique nas opções para navegar rapidamente entre as seções e páginas do arquivo, podendo alterar livremente o nível de zoom.
Antes de clicar no botão de fazer o download do arquivo final, em PDF, verifique se não há nenhum erro ou pendência. O Fast Format mostra um aviso em vermelho no topo do site:
Lembre-se de que, embora os modelos já sejam formatados de acordo com as especificações de cada instituição, é sempre crucial fazer uma verificação final do arquivo, realizando a conferência de itens como margens e demais elementos textuais. Caso opte por formatar o seu TCC com o serviço, você pode consultar os valores dos planos clicando neste link.