Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Fast Format: como formatar teses, dissertações e artigos científicos online nas normas da ABNT

Na hora de entregar um trabalho de conclusão de curso (TCC), tese de mestrado ou de doutorado, um dos maiores desafios encontrados pelos professores e alunos é formatar o documento para que ele esteja de acordo com as normas impostas pela Universidade e também pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Há uma série de detalhes aos quais o autor do trabalho acadêmico deve estar atento, incluindo tamanhos e escolha das fontes, espaçamentos de linhas e dos parágrafos, formato da citação e das referências e até a construção do índice. Formatar tudo isso na mão dá um trabalho considerável, deixando muita margem para erros que podem barrar a aprovação do texto.
Por isso, hoje mostraremos como formatar teses, dissertações e artigos científicos utilizando um serviço online chamado Fast Format. Ele tem ferramentas que facilitam a sua vida e deixam tudo nas normas da ABNT, para você não esquentar a cabeça com os detalhes e focar toda a sua atenção na produção acadêmica.
Vamos ver como isso funciona?

Um aviso antes de começarmos

Para facilitar todo o trabalho de formatação do seu trabalho acadêmico, vamos utilizar o Fast Format, uma plataforma online que oferece todos os recursos necessários para deixar o texto dentro das exigências da ABNT e da sua instituição de ensino.
Contudo, o Fast Format exige a assinatura de um plano pago para a edição de documentos com mais de 10 páginas. Caso o seu trabalho seja maior, o arquivo baixado apresentará marcas d’água em várias páginas.
Agora que você já conhece a limitação da versão gratuita, mostraremos duas opções de trabalho com o Fast Format. Uma criando um arquivo do zero, a partir dos vários modelos disponibilizados. A outra importando o seu arquivo de Word, algo que exige alguns ajustes. Vamos ao trabalho!

Como formatar teses, dissertações e artigos científicos online

O primeiro passo é acessar o site do Fast Format. Para isso clique neste link. Em seguida, selecione a opção “Crie sua conta grátis”, clicando no botão azul que fica bem no meio da tela.
É possível fazer o login com a API do Google ou do Facebook. Caso prefira, é possível criar uma conta exclusivamente do site, clicando sobre a opção “Criar Conta”, localizada na parte de baixo da tela.

Criando um arquivo do zero com os modelos prontos

Depois de fazer o login no site, você verá a opção “Novo documento” no topo da tela. Ela é utilizada quando você vai digitar e formatar todo o seu trabalho diretamente no Fast Format. Ao clicar sobre o botão, você será levado para a tela de seleção dos modelos.
Aqui é possível escolher dentre arquivos de diversas Universidades e Instituições de Ensino (a exemplo de UFPR, UFSC, UFRJ, PUC, entre outras), além de modelos voltados a periódicos, conferências e eventos realizados na Espanha e Portugal. Se preferir, utilize a caixa de busca na porção superior direita do site para escrever exatamente o modelo que você precisa utilizar.
Ao selecionar o modelo, o site do Fast Format mostrará um resumo dos principais dados, incluindo quais das normas da ABNT são atendidas por ele. Finalize o processo clicando no botão azul “Criar documento”.

Embora o modelo traga as formatações prontas, é possível editar cada aspecto dela para atender a exigências específicas do seu curso ou departamento.

Importando o seu trabalho de um arquivo do Word

Para importar o seu documento de Word, siga as mesmas etapas descritas acima. Depois de definir o modelo e criar o documento, vá até a barra superior do Fast Format e escolha a opção “Importar Word”, como mostrado abaixo:

O Fast Format deixa claro que a funcionalidade ainda está em fase de testes. Por isso, depois de importar o seu arquivo é necessário editar manualmente as seguintes informações:

  • Título e autores
  • Inserir o texto do abstract/resumo
  • Cadastrar/importar a bibliografia
  • Utilizar o mecanismo de citação automática

Para o caso de TCCs e trabalhos acadêmicos com fórmulas matemáticas, será necessário inseri-las com a opção adequada. Você encontra todas as opções listadas acima no menu esquerdo da interface do Fast Format.

Formatando o seu TCC rapidamente

Com o seu arquivo de texto criado ou importado, é hora de trabalhar nas informações principais. Acessando o menu localizado na porção esquerda da tela, comece cadastrando as informações de capa, autores, agradecimentos e demais dados. O Fast Format colocará essas páginas já na posição e na formatação correta.
A aba de capítulos contém templates prontos que guiam o seu texto, informando o que cada seção do trabalho deve conter. Basta sobrescrever o texto de informação que está ali.

Citações sem dor de cabeça

No editor de texto do Fast Format há vários botões que facilitam a sua vida. Um dos principais é o de Citações, que permite inserir rapidamente referências bibliográficas, figuras, tabelas, seções e fórmulas.

Depois de selecionar a opção adequada, faça uma busca por autor, obra ou qualquer outra palavra-chave para localizá-la rapidamente. Após, defina a página e o capítulo e selecione “Confirmar” para ter a citação já formatada no seu trabalho. Caso não localize a obra a ser referenciada, utilize a função de cadastro, informando todos os dados necessários.
Com tudo pronto, clique no botão de salvar, mostrado na imagem abaixo. O documento fica armazenado na sua conta do Fast Format.

Uma prévia sempre à mão

Na parte direita da tela você verá sempre a pré-visualização do arquivo. Clique nas opções para navegar rapidamente entre as seções e páginas do arquivo, podendo alterar livremente o nível de zoom.
Antes de clicar no botão de fazer o download do arquivo final, em PDF, verifique se não há nenhum erro ou pendência. O Fast Format mostra um aviso em vermelho no topo do site:

Lembre-se de que, embora os modelos já sejam formatados de acordo com as especificações de cada instituição, é sempre crucial fazer uma verificação final do arquivo, realizando a conferência de itens como margens e demais elementos textuais. Caso opte por formatar o seu TCC com o serviço, você pode consultar os valores dos planos clicando neste link.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter