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Google Docs: como configurar uma página nas normas da ABNT

6 de setembro de 2020

por: MKT Positivo

O Google Docs é uma ferramenta cada vez mais utilizada para confecção de trabalhos acadêmicos. Por ser gratuita e online, basta ter uma conta Google para desfrutar dos seus benefícios. Entretanto, muitos dos tutoriais que vemos relacionados às normas da ABNT ainda utilizam o Microsoft Word como referência.

A ideia deste artigo é ensiná-lo os princípios básicos das normas da ABNT e aprender como configurar uma página do Google Docs. Algumas instituições de ensino podem requerer alguma variação neste padrão, mas a regra geral é que todos os trabalhos acadêmicos que sigam esses princípios devem ser aceitos.

Quais normas da ABNT você precisa conhecer?

As normas para trabalhos acadêmicos definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas são bastante detalhadas. Há uma forma correta de se fazer menção a autores, comentários, notas de rodapé e assim por diante. A ideia deste tutorial não é se aprofundar tanto assim, mas sim oferecer os princípios básicos para que você possa configurar uma página de texto no Google Docs.

Portanto, fique atento aos seguintes itens:

  • – Papel: deve ser no formato A4, na cor branca.
  • – Fonte: as fontes indicadas são a “Times New Roman” ou a “Arial”, ambas no tamanho 12. Em citações com mais de três linhas, notas de rodapé ou legendas de imagens use a mesma fonte, mas no tamanho 10.
  • – Margens: configure a folha com 2 centímetros de margem na direita e na parte inferior, e 3 centímetros na margem esquerda e na parte superior.
  • – Parágrafo e espaçamento: opte por espaçamento de 1,5 entre linhas.
  • – Alinhamento: use sempre a opção “Justificado”.

Como configurar as normas da ABNT no Google Docs?

Agora que você já conhece os principais itens de configuração de um documento de acordo com as normas da ABNT, vamos aprender onde encontrar essas opções nas ferramentas do Google Docs.

Escolhendo a fonte

Essa é a opção mais simples. Logo abaixo da Barra de Ferramentas estão disponíveis as ferramentas de edição de texto. Por padrão o Google Docs sugere a fonte “Calibri”, mas você pode alterá-la de forma simples clicando sobre ela e localizando “Arial” ou “Times New Roman” no menu. Modifique também o tamanho da fonte para “12” — o padrão é do serviço é “11”.

Espaçamento e alinhamento

Seguindo na lista de ferramentas, na mesma linha da edição de fonte, você encontrará o botão “Alinhar”. Clique sobre ele para exibir outras opções e selecione a última delas para texto “Justificado”. Ao lado deste item está o botão “Espaçamento entre linhas”. Clique sobre ele e escolha a opção “1,5”.

Papel e margens da página

Por fim, é preciso definir os valores das margens da página. Para isso, siga este passo a passo:

Passo 1. Na “Barra de Ferramentas”, clique na opção “Arquivo”.

Passo 2. No menu que será aberto, escolha “Configuração da página”.

Passo 3. Na caixa de diálogo que será aberta, marque a opção “Retrato” em “Orientação”; em “Tamanho do papel” escolha “A4 (21 cm x 29,7 cm); nas margens, defina os seguintes valores:

  • – Parte superior: 3,00
  • – Parte inferior: 2,00
  • – Esquerda: 3,00
  • – Direita: 2,00

Passo 4. Clique em “OK” para aplicar as configurações.

Importante: recomendamos que você faça todas essas alterações antes mesmo de começar a escrever o seu texto. Se ele já estiver pronto, então selecione todo o texto antes de seguir qualquer uma dessas etapas.

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