Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

ferramentas online que todo professor precisa conhecer!

5 ferramentas online que todo professor precisa conhecer

O ensino a distância não é apenas um novo desafio para pais e alunos. Professores também estão tendo que se adaptar rapidamente a essa realidade como forma de manter as atividades dos estudantes durante a quarentena imposta pela pandemia de coronavírus.

Se por um lado as crianças buscam maneiras de aprender mais mesmo estando longe das salas de aula, por outro cabe aos mestres encontrar maneiras criativas e eficientes de transmitir conhecimento.

A boa notícia é que existem muitas ferramentas e serviços online, alguns deles completamente gratuitos, que podem ajudar a organizar a rotina e tornar o aprendizado mais simples. Listamos aqui algumas das soluções que vale a pena conhecer:

1. Planboard

O Planboard é uma ferramenta online, disponível para PC e Android, que permite ao professor organizar o cronograma de aulas e de tarefas. A ideia é que o mestre possa montar um planejamento de aulas, com os tópicos que serão abordados em cada uma delas, e possa compartilhar essas informações com outras pessoas.

Embora o software esteja disponível apenas em inglês, seu uso é muito similar ao de programas de calendário e agenda, o que o torna bastante intuitivo.

A ferramenta é perfeita para importar o planejamento de uma turma para outra ou para fazer readequações na ementa no início do ano letivo.

2. GoConqr

Aulas interativas são uma das melhores maneiras de atrair a atenção dos alunos online. Porém, montar aulas dessa forma não é uma tarefa fácil se você não tiver as ferramentas corretas em mãos. O GoConqr se propõe a ser justamente isso, uma espécie de PowerPoint “turbinado” capaz de simplificar esse trabalho.

Entre os seus recursos estão as possibilidades de criar flashcards, mapas mentais, notas, quizzes, slides e fluxogramas. Todos eles contam com modelos próprios e fáceis de serem editados.

Você pode montar aulas com um visual incrível mesmo que não tenha conhecimentos profundos de design e programação.

3. Coggle

A proposta do Coggle é simplificar a maneira como os professores compartilham informações mais complexas. A ferramenta permite criar fluxogramas ilustrados com ícones de maneira rápida. E o melhor de tudo: grande parte dos recursos do Coggle são completamente gratuitos.

Na versão free, você pode criar até três diagramas privados e um número ilimitado de diagramas públicos.

Aliás, esse é outro ponto forte da plataforma: a maioria dos usuários opta pela versão gratuita, o que faz com que plataforma seja um grande repositório de fluxogramas prontos que podem ser utilizados nas suas aulas.

4. Edmodo

O Edmodo pode ser definido como um “Facebook para pais, alunos e professores”. A ideia aqui é criar uma rede social na qual somente pessoas convidadas tenham acesso. As postagens aparecem apenas para grupos específicos, o que torna mais fácil para que professores postem conteúdos que serão visualizados apenas por pais e alunos.

A estrutura visual é relativamente simples e não difere das redes sociais mais conhecidas. A vantagem aqui é a possibilidade de organizar debates, calendários e até mesmo postar notas de trabalhos em um ambiente com maior privacidade e menos sujeito a distrações.

Ideal para escolas que queiram modernizar sua gestão online.

5. Remind

 

O Remind é um aplicativo de mensagens específico para uso educacional. Ele permite a criação de listas e grupos para envio de mensagens.

Você pode escolher mandar algum conteúdo para os pais ou para os alunos de uma determinada sala, por exemplo. Também é possível mandar mensagens individuais.

A ideia é que o professor não se perca em meio a inúmeras mensagens em seu WhatsApp pessoal.

O sistema do Remind é feito sob medida para organizar o gerenciamento de conteúdo, informando quem abriu a mensagem e interagiu com os links apresentados.

A plataforma disponibiliza ainda um guia de uso em tempos de Covid-19.

***

Estar preparado para o ensino a distância é uma necessidade cada vez mais recorrente para alunos e professores. Ter um PC atualizado e adequado para acesso à internet e o uso de softwares com melhor desempenho é fundamental para obter produtividade e melhores resultados. Invista na sua qualificação e garanta mais agilidade nas suas aulas.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter