Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Livros grátis: como encontrar livros gratuitos ou em domínio público para compartilhar com os alunos

Livros grátis: como encontrar livros gratuitos ou em domínio público para compartilhar com os alunos

Em tempos de pandemia da COVID-19, grande parte dos acervos nacionais e bibliotecas públicas estão com acesso restrito, algo que representa um grande desafio para professores e alunos, muitos dos quais seguem com seus cursos, utilizando aulas remotas e ferramentas online de ensino.
Pensando nisso, separamos alguns dos melhores sites para você encontrar livros gratuitos ou de domínio público. Nossas indicações abrangem não apenas conteúdos acadêmicos, mas também literatura em geral, audiolivros, ebooks e outras obras. 
Confira a lista!

Melhores sites para encontrar livros e publicações de graça

Domínio Público

Esta é a ferramenta oficial do Governo para quem procura por obras de domínio público. Os campos permitem a busca utilizando diversos parâmetros. Todo o conteúdo também está disponível em Libras, sendo uma importante ferramenta para quem precisa de acessibilidade. 

Open Library

Um enorme acervo de obras em diversos idiomas. Traz alguns livros mais conhecidos, exigindo apenas um cadastro simples para acesso. A equipe responsável é a Internet Archive, famosa por seu projeto de arquivo de páginas da web e também por sites como o Wayback Machine. 

UNESP Aberta

Basta fazer um rápido cadastro para ter acesso a livros e obras que abrangem mais de 70 temas de estudo, nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. O formato aqui é parecido com o de um curso, mas você começa e acaba cada tema quando quiser, sem prazos ou restrições. 
Livros grátis: como encontrar livros gratuitos ou em domínio público para compartilhar com os alunos
É uma boa opção para professores complementarem o ensino em sala de aula, recomendando leituras adicionais aos seus alunos. 

Biblioteca Mundial Digital

São mais de 19 mil obras disponibilizadas em formato digital, abordando a história do mundo entre os anos 8000 a.C. e 2000. O site ainda oferece linhas cronológicas interessantíssimas para quem quer conhecer a história do Mundo e de algumas guerras de uma forma mais simples e ilustrada. 
A interatividade e as linhas do tempo são destaques na hora de recomendar a leitura para os alunos. 

Project Gutenberg

O Projeto Gutenberg é uma enorme biblioteca digital. O acervo possui mais de 60 mil livros digitalizados e gratuitos, a partir de obras cuja proteção de direitos autorais já expirou. Contudo, o acervo é focado em literatura norte-americana. 

Amazon

Além de fabricar os leitores Kindle e de comercializar os livros mais recentes, a Amazon também tem uma seção inteira de eBooks gratuitos. Você encontrará de tudo um pouco, desde obras clássicas de domínio público (formatadas com ótima diagramação) até HQs e livros infantis. 

Read Print

Outro excelente site para quem procura por literatura em inglês. O site oferece vários métodos de leitura dos conteúdos, inclusive na própria página. As obras podem ser acessadas rapidamente pelas listagens de autores mais lidos ou pelo campo de busca.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM Digital)

A BBM Digital é parte da USP e disponibiliza gratuitamente um enorme acervo documental nacional. Há livros de literatura brasileira, história do Brasil, relatos de viajantes, mapas, periódicos e muito mais, que retratam o desenvolvimento do Brasil desde o século XVI. Os livros podem ser lidos no próprio site ou baixados.

Machado de Assis – Vida e Obra

Se o que você procura é a obra de Machado de Assis, não precisa seguir adiante. O site Machado de Assis – Vida e Obra é um projeto do Portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina.
Ele traz praticamente todas as obras conhecidas do autor, para acesso e download, além de informações complementares, cronologias e até mesmo vídeos relacionados. As obras estão organizadas e podem ser filtradas por categoria, data e outros termos de pesquisa. O download é imediato, no formato PDF.

Casa de José de Alencar

Na mesma linha, a Casa de José de Alencar disponibiliza as obras deste outro grande autor brasileiro. Contudo, a infraestrutura do site é um pouco mais instável e nem sempre ele está disponível. Uma dica é pesquisar o acervo deste site usando o próprio Google, algo que ensinaremos mais adiante.

Biblioteca Digital de Obras raras da USP

Um site especializado para quem quer acessar alguns dos documentos mais importantes da história do Brasil. Há versões digitalizadas de jornais e de outras publicações de época.

Mídia8

Este site tem uma enorme coletânea de textos e ebooks gratuitos, focados nas áreas de comunicação, mídias sociais, jornalismo, marketing e design. Basta clicar sobre o livro desejado para acessá-lo imediatamente. A maior parte dos arquivos está em formato PDF, o que facilita a leitura até mesmo pelo navegador de internet.

Biblioteca Nacional de Portugal

Conta com um amplo acervo de obras históricas, incluindo as do escritor José Saramago e outros manuscritos de época. Um conteúdo interessantíssimo para quem ama história e certamente uma fonte riquíssima para debate em aula.

Livros gratuitos também para ouvir

O formato de audiolivros tem ganhado bastante popularidade recentemente. Além de serem uma ferramenta de inclusão social, os audiolivros também permitem que as pessoas desfrutem do conteúdo de milhares de obras, até mesmo em momentos nos quais não seria possível fixar a atenção nas páginas de papel ou na tela do smartphone.
Livros grátis: como encontrar livros gratuitos ou em domínio público para compartilhar com os alunos
Uma das opções gratuitas de audiolivros é o Librivox. Ele reúne leituras de voluntários, feitas principalmente em inglês (muito embora haja alguns livros em português também).

Ainda não encontrei o que queria. E agora?

Se nenhum dos sites que listamos até aqui tem o livro que buscava, você sempre pode recorrer ao Google para encontrá-lo em outro acervo. Para trabalhos e livros acadêmicos, a melhor opção é o Google Scholar, que realiza buscas em bancos específicos, tendo um amplo acervo de artigos, teses, pesquisas e livros.
Já para obras de outras áreas e livros não focados em pesquisa, você pode utilizar alguns comandos no campo de busca do Google que facilitam a tarefa de encontrar o ebook desejado.
Um deles é “filetype:*”. Substitua o asterisco pelo tipo de arquivo desejado. Ebooks geralmente usam os formatos PDF, epub ou mobi. Imagine que você queira procurar pela obra de Machado de Assis em PDF. Basta digitar a linha abaixo no Google:
– machado de assis filetype:pdf
Outro comando importante é o “site:*”. Novamente, basta substituir o asterisco pelo endereço do site no qual você quer encontrar um livro.
Sabendo disso, você terá bem mais chances de encontrar os livros que deseja. Boa leitura e boas aulas!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter