Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Podcast em sala de aula: o que é e como utilizar

Podcast em sala de aula: o que é e como utilizar

Os Podcasts estão se transformando em uma verdadeira febre global. Empresas como Apple e Spotify têm travado uma batalha feroz para dominar o segmento, que já conta com mais de 190 milhões de ouvintes apenas nos Estados Unidos. Segundo relatório de 2019 da Voxnest, o Brasil é o segundo colocado entre os países que mais consomem o formato, razão pela qual estamos sendo chamados de “O país do Podcast”.
O catálogo é extremamente farto: apenas no ano de 2020 foram 900 mil podcasts lançados mundialmente. Mas se engana quem acha que eles servem apenas para entretenimento: muitos dos podcasts produzidos atualmente têm teor educativo, abrangendo áreas como Matemática, Filosofia, História, Inglês e Biologia. 
Isso tem levado muitas escolas e universidades a repensar o formato das atividades realizadas dentro e fora da sala de aula, adaptando esses conteúdos para a realidade de seus estudantes. Por isso, hoje mostraremos como professores podem utilizar os Podcasts como uma ferramenta inovadora (e divertida) de aprendizado.

Por que o Podcast?

Se antes o rádio ocupava o espaço da mídia em áudio, agora é a vez dos Podcasts. Esse é um novo formato, no qual programas são gravados e disponibilizados online, para que os ouvintes possam fazer o download ou o streaming. O termo podcast é a junção entre “iPod” e “Broadcast”. Ele foi criado pelo jornalista Ben Hammersley, da BBC, no ano de 2004, sendo popularizado online pelo VJ e empreendedor Adam Curry. 
Os Podcasts têm uma linguagem que “fala” diretamente com o público mais jovem. Eles são acessíveis, podem ser ouvidos a partir de um PC, notebook ou smartphone, onde quer que a pessoa esteja, sendo uma das opções mais versáteis para o consumo de conteúdo, atualmente. 
Os ouvintes podem colocar o podcast para tocar e guardar o celular no bolso, bastando um fone de ouvido para curtir os programas enquanto se deslocam para o colégio, faculdade ou trabalho. Além de consumir um volume consideravelmente menor de dados em relação ao vídeo, o formato permite fazer outras coisas em paralelo, sendo um “ganho de tempo” para a maioria. 
Esses são alguns dos fatores que têm impulsionado a popularidade deste formato. Conforme pesquisa do Ibope, mais de 50 milhões de brasileiros já ouviram um podcast, dos quais 19% o fazem diariamente. 

Como usar o Podcast para a sala de aula

A partir desses dados, percebe-se que muitos dos alunos brasileiros já tiveram contato com podcasts em alguma medida. Em entrevista ao portal Fundação Telefônica Vivo, o jornalista e mestre em educação Douglas Calixto ressaltou que hoje “a vida das pessoas é influenciada pelos memes, pelas redes sociais, pelo conteúdo dinâmico e de fácil acesso. Por isso faz sentido usarmos o podcast em sala de aula, porque ele mobiliza afetos e faz parte da vida dos estudantes”.
Nesse contexto, o podcast é uma ferramenta que quebra a expectativa, captura a atenção dos alunos e ao mesmo tempo gera uma sensação de familiaridade, facilitando o desenvolvimento de atividades em sala de aula.
Podcast em sala de aula: o que é e como utilizar
A especialista Kellen Bonassoli, psicopedagoga e colaboradora do Mundo Podcast, afirma que há diversas formas de trabalhar esse formato em sala de aula. Ela sugere o uso dos podcasts para estimular o aprendizado auditivo, aplicando os programas de diversas maneiras, tais como:
– Envolver os alunos em histórias narradas durante podcasts
– Trabalhar com experimentos sonoros e a física dos sons
– Criação de radionovelas 
Para a utilização do Podcast como uma ferramenta de ensino, outra sugestão é trabalhar com recortes mais curtos para manter o foco e a atenção dos alunos durante a classe, afinal, nem todos têm a mesma afinidade com o aprendizado auditivo.

Alunos como protagonistas

Em vez de fazer com que os alunos sejam ouvintes dos Podcasts, por que não inverter esse papel? É o que têm feito muitos cursos de graduação e pós-graduação, colocando os alunos como produtores de conteúdo e de podcasts. Todas as ferramentas necessárias para a gravação, edição, produção e compartilhamento do podcast estão dentro do smartphone.
Os professores podem criar rodadas de debate sobre temas atuais ou sobre tópicos disciplinares específicos, estimulando a capacidade crítica dos alunos. Além disso, a gravação de um podcast é um excelente exercício de discurso e oralidade, que favorece a socialização e o debate saudável de ideias. 

Dentro… E fora da sala de aula!

Além da opção de trabalhar os podcasts em sala, os professores podem utilizá-los como ótimas ferramentas complementares ao ensino presencial. O formato assíncrono e a possibilidade de ouvir os áudios a qualquer momento fazem deles ótimas opções para tarefas, redações e debates. 
Por isso, eles podem ser indicados como tarefas para casa, ou ainda como fontes para trabalhos e seminários de menor escala. 

Conheça alguns podcasts educacionais

Há inúmeros podcasts nacionais na área de educação. Os temas também variam bastante, tratando de áreas como idiomas, Biologia, Física, Química, Matemática, Geopolítica e História. Confira a seguir alguns dos podcasts educacionais mais conhecidos:
Scicast: Podcast interessante para ajudar alunos com dificuldades nas disciplinas de Química, Matemática e Física. Utiliza problemas do cotidiano para explicar a teoria de uma forma mais descontraída.
Aprenda inglês com música: quem não gosta de cantarolar uma boa música? Esse podcast faz disso uma excelente ferramenta de ensino, tratando de curiosidades sobre as músicas e sobre o idioma. 
Resumov: dicas importantes para alunos focados na aprovação do ENEM. 
Fronteiras da Ciência: Podcast da UFRGS que trata de temas científicos, mas de modo descontraído. 
Jornal da USP: podcast para o mundo acadêmico, tratando das descobertas mais recentes e também dos embates atuais. 
Xadrez Verbal: Política internacional em foco com os acontecimentos mais atuais.  
Esses são apenas alguns exemplos dentre os milhares de podcasts educacionais disponibilizados atualmente em plataformas como Spotify, Deezer e Apple Music. Com tanta versatilidade trazida pelos podcasts, os professores têm a oportunidade de adaptá-los ao cotidiano de ensino, facilitando o aprendizado dos alunos com toques de inovação e tecnologia. 
E você, como pretende aderir a essa novidade?

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter