Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

5 funções secretas do Bloco de Notas que você não conhece

Muito provavelmente desde que você começou a utilizar o Windows, o Bloco de Notas estava ali presente. O editor de textos simples da Microsoft atravessou gerações praticamente intocável e, mesmo hoje, em tempos onde muitos editores online e gratuitos estão disponíveis, ele ainda serve para muitas tarefas de rotina. O que poucos sabem, no entanto, é que há diversas funções secretas no Bloco de Notas do Windows.

®GIPHY

Com mais de 30 anos de vida, o Bloco de Notas permite a criação de scripts com comandos para o Windows ou até mesmo o teste de um software antivírus. Claro, para preservar a sua simplicidade, os comandos não estão aparentes, mas seguindo as nossas dicas você vai conseguir colocar em prática algumas funções que sequer sabia que existia.

1. Testando seu antivírus

Você já imaginou poder fazer um teste com o seu antivírus a partir do Bloco de Notas? À primeira vista pode parecer impossível, não é mesmo? Porém, é mais simples do que parece. Tudo o que você precisa fazer é criar um arquivo com o código certo. Para isso, copie o código abaixo:

X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

Depois, cole essa mensagem em um novo arquivo do Bloco de Notas e salve o arquivo com qualquer nome. O teste em questão se chama Eicar e agora tudo o que você precisa fazer é executar a varredura do sistema com o seu antivírus.

Se o arquivo em questão não for identificado como ameaça, cuidado: pode ser um sinal que o seu antivírus não está funcionando direito.

2. Fala, Windows

Hoje em dia, assistentes pessoais como a Cortana tornaram normal o ato de um computador “conversar” com a gente. Porém, nem sempre foi assim e fazer um PC falar era uma brincadeira bastante divertida no passado. E esse comando ainda existe e pode ser executado pelo Bloco de Notas.

Dim message, sapi

message=InputBox(“Leia para mim”)

Set sapi=CreateObject(“sapi.spvoice”)

sapi.Speak message

Primeiro, copie o código acima. Cole em um novo arquivo do Bloco de Notas e salve com o nome que quiser. Contudo, coloque como extensão “.vbs”.

Ao executar o arquivo, você ouvirá o Windows falar. Vale a pena testar essa brincadeira.

3. Efeito Matrix

Lançado no final da década de 90, o filme Matrix é até hoje um grande sucesso do cinema. Na época, então, virou mania e todo mundo só falava nele. Entre os programadores da Microsoft não foi diferente, tanto é que eles criaram um easter egg inspirado no filme – e claro que ele está dentro do Bloco de Notas.

@echo off

color 02

:start

echo 01010101010101010101010101
echo 10101010010010101010101010
echo 11101001010001101010111010
echo 00010111011101010010101010

goto start

Para isso, o que você precisa fazer é copiar o comando acima e colar em um novo arquivo do Bloco de Notas. Salve com qualquer nome, mas use a extensão “.bat”. A executar o arquivo como Administrador, você verá o “efeito Matrix” na tela, com aquelas linhas de código verde se movimentando.

Tudo que vem depois do echo após o start são os caracteres que vão aparecer, então você pode editar como quiser!

4. Mensagem falsa de vírus

Esse é, em nossa opinião, um dos mais legais. Você pode assustar os seus amigos e pregar uma peça neles com uma mensagem falsa de vírus. Para isso, basta copiar e código abaixo e colar em um arquivo novo do Bloco de Notas. Salve-o com qualquer nome, mas troque a extensão para “.bat”.

@echo off

echo ATENÇÃO!

echo UM MALWARE FOI DETECTADO EM SEU PC.

pause

Se você quiser trocar o texto da mensagem é muito simples. Basta substituir o que está escrito após “echo” por outra frase qualquer.

Seja criativo na hora de fazer uma pegadinha, mas depois avise seus colegas para que eles não tomem atitudes nocivas para o PC.

5. Mude a fonte

Essa última dica não é tão secreta assim, mas poucas pessoas se dão conta de que isso é possível também no Bloco de Notas. Você pode mudar a fonte dos seus textos. O recurso está disponível dentro da aba “Formatar”.

Lá, encontre a opção “Fonte…” e em seguida defina, além da fonte, o estilo e o tamanho dela. Simples e rápido, mas muita gente nunca se deu ao trabalho de procurar. Quem sabe o Bloco de Notas não fica até mais amigável com o novo visual, não é mesmo?

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
carregador de celular em cima da mesa

Carregador de celular: veja 5 dicas para escolher o modelo certo

pai e filha na cozinha usando tecnologias

Conheça as 7 tecnologias indispensáveis no nosso dia-a-dia

homem segurando celular rindo de nomes de wi-fi engraçados

120 nomes engraçados para wi-fi

homem rindo ouvindo audios engraçados do whatsapp

Onde achar áudios engraçados para WhatsApp

lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

Inscreva-se na nossa

Newsletter