Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Windows 11: qual a diferença entre as versões Pro e Home?

Windows 11: qual a diferença entre as versões Pro e Home?

O Windows 11 foi lançado recentemente pela Microsoft com algumas versões operacionais. As versões Pro e Home, são as que contam com algumas características específicas para diferentes tipos de usuários, sendo essas as que recebem mais instalações. Ficou curioso para saber como elas funcionam? Fica com a gente para conhecer as diferenças entre as versões Windows 11 Home e a versão Pro.

A história do Windows foi construída pelas versões que esse sistema oferece aos usuários. A Microsoft entende que seu OS, que é o mais utilizado em computadores em todo o mundo, precisa ser otimizado para atividades distintas. Esse conceito é uma das chaves do sucesso da empresa durante todos esses anos.

Utilizado por empresas e usuários comuns, o Windows sempre foi uma escolha mais interessante de OS, principalmente por integrar diversos pacotes de softwares famosos criados pela Microsoft. Usuários podem usufruir de softwares nativos como o Windows Defender, o Microsoft Remote Desktop, proteção à internet e outros recursos.

Essas ferramentas, no entanto, podem não estar disponíveis ou não a depender da versão do sistema que o usuário escolher. Pensando nisso, preparamos este artigo onde apresentamos as principais diferenças e benefícios em comparação entre as versões home e pro do Windows 11.

Sistema operacional dividido por edições

A Microsoft sempre apresenta versões diferentes do Windows quando o sistema é atualizado, assim como aconteceu com o Windows 11. Essa organização é, na verdade, uma estratégia de vendas para que empresas e pessoas comuns possam obter a versão do software que melhor lhe atenda.

Um usuário básico, que não demanda muito de ferramentas nativas em sua rotina ao computador, pode buscar a versão mais simples do programa. Por outro lado, empresas e pessoas mais exigentes, podem buscar a versão mais completa para usufruir de todas as ferramentas avançadas do sistema.

Diferenças em CPUs e RAM

As diferenças mais importantes estão nas CPUs e na RAM. O Windows 11 Pro é capaz de utilizar mais memória RAM do computador e mais CPUs. Essa característica é crucial para pessoas ou empresas que necessitam de grande poder de processamento. A versão Pro pode usar até 2 TB de RAM e suporta CPUs de até 128 núcleos.

A versão doméstica, por sua vez, trabalha com o máximo de 128 GB de RAM. A comparação de desempenho de GPU se comparada a versão Pro é desleal. O Windows Home suporta apenas uma CPU de 64 núcleos, ou seja, a metade da capacidade da versão profissional.

Recursos de segurança do Windows 11 Pro

Um ponto que pode fazer diferença na escolha é a segurança digital oferecida pelo sistema. Empresas usam seus computadores para gerir informações sensíveis e não querem que esses dados sejam vazados ou acessados por hackers. Nesse caso, a versão Windows 11 Pro é a melhor opção por oferecer uma camada de segurança superior.

Um dos pontos fortes em segurança da versão pro é o BitLocker. O recurso usa criptografia em dados para proteger informações armazenadas no computador. Dessa maneira, a camada de segurança pode impedir que esses arquivos sejam abertos, o que é ideal em caso de roubos ou quando o computador é acessado por pessoas sem permissão da empresa.

A versão pro também conta com o Windows Information Protection. Esse mecanismo foi desenvolvido para proteger o usuário de vazamentos que podem acontecer em softwares que armazenam dados sensíveis. A ferramenta pode prevenir que essas informações preciosas sejam vazadas por meio desses sistemas.

Diferenças na configuração inicial do sistema

A configuração inicial é quando estamos instalando o sistema operacional. Nesse ponto, como em alguns outros, as versões apresentam uma importante diferença. O Windows 11 Home exigirá que o computador esteja em conexão com a internet para que tudo seja configurado. Para isso, o usuário precisará logar sua conta da Microsoft para que o sistema da empresa ajude com o procedimento.

Essa exigência não é encontrada no Windows 11 Pro. Nessa versão, a configuração é realizada em modo offline. Além disso, ao contrário da versão home, ele fornece acesso à ferramenta Active Directory, usada para gerenciar dispositivos de negócios.

Configuração de máquinas virtuais e cliente de área de trabalho

O Windows 11 Home não apresenta suporte para a ferramenta Hyper-V. Esse recurso permite criar máquinas virtuais e utilizar o Windows Sandbox, uma ferramenta para criar cópias limpas do sistema operacional. O Sandbox é ideal para pessoas que desejam testar programas sem alterar nada no Windows principal.

A versão home também deixa a desejar em outro quesito. Apenas os usuários do Windows 11 Pro poderão usar o sistema com um cliente de área de trabalho remota. Sendo assim, a versão mais básica do OS não traz esse recurso de forma nativa, cabendo ao usuário recorrer a softwares de terceiros, como o TeamViewer.

Outros recursos do Windows 11 Pro

A escolha pela versão profissional ainda dá acesso a recursos exclusivos. Os usuários podem usufruir das políticas de grupo, uma ferramenta para que administradores gerenciam de forma otimizada diversos dispositivos de uma só vez. Há também o Windows Update for Business, que permite controlar a forma como as atualizações são apresentadas aos usuários do sistema.

Gostou do comparativo? Não deixe de continuar navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para encontrar outros artigos com esse. Use também a nossa barra de buscas para encontrar textos que apresentem soluções para os seus problemas em aplicativos, softwares, dispositivos móveis, computadores e serviços na web.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter