Gmail: como solicitar confirmação de leitura ao enviar um e-mail

Uma das principais dúvidas que os usuários que enviam e-mails têm é saber se o destinatário recebeu ou abriu uma mensagem. Isso se deve ao fato de que ficou no passado o hábito de solicitar confirmação de leitura por padrão, como era comum nos clientes de e-mail.

Porém, o que talvez você não saiba é que mesmo enviando um e-mail a partir de um serviço como o Gmail, por exemplo, é possível pedir confirmação de leitura. A forma de configurar esse aspecto do serviço é bastante simples, mas as opções não estão tão óbvias assim.
Nesse tutorial, mostramos o passo a passo de como você pode fazer isso.

O que você precisa saber antes de começar

Os serviços de e-mail online, como Gmail, Outlook ou Yahoo, possuem hoje filtros que impedem que certos tipos de mensagem cheguem à caixa de entrada do usuário. Quando falamos de mensagens recebidas por endereços que não estão no histórico ou na agenda, são grandes as chances de que elas acabem parando em outras sessões, como spam.
Sendo assim, tenha em mente que mesmo ativando esse tipo de ferramenta pode ser que ainda assim o usuário que recebe a mensagem não efetue a confirmação de leitura. Primeiro que esse retorno é opcional e, segundo, que alguns provedores e serviços acabam bloqueando essa função.
Ainda assim, vale a pena configurar a confirmação de leitura caso você queira muito saber se uma mensagem chegou ou não ao destino.

Solicitando confirmação de leitura no Gmail

Passo 1. Abra o Gmail pelo navegador no PC.
Passo 2. Selecione a opção para compor uma nova mensagem.

Passo 3. No canto inferior direito, clique no ícone de menu (os três pontinhos) e selecione “Mais opções”.

Passo 4. Localize a alternativa “Solicitar confirmação de leitura” e marque o campo correspondente.
Passo 5. Envie a mensagem normalmente.

Solicitação deve ser feita de forma individual

Infelizmente não há um recurso disponível no Gmail para tornar a solicitação de confirmação de leitura um padrão. Em todos os casos, o usuário deve ativar essa opção individualmente. Além disso, como já mencionamos acima, não receber uma confirmação de leitura não significa que a mensagem não foi lida.
Alguns casos em que as confirmações de leitura não retornam incluem:

  • – Quando a mensagem é enviada para uma lista de e-mails ou para o alias de um grupo;
  • – Quando o administrador do serviço restringe as confirmações de leitura somente às pessoas de dentro de uma organização;
  • – Quando o destinatário usa um programa de e-mail que não é sincronizado em tempo real (clientes POP);
  • – Quando o destinatário retorna uma confirmação de leitura usando um cliente de e-mail do tipo IMAP.

Portanto, ainda que esse recurso possa ser ativado de forma simples, podemos dizer que ele já é mais tão eficaz quanto foi no passado. Todavia, se você deseja muito uma confirmação de leitura, vale a pena a tentativa.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Logo do OneDrive sobre um fundo escuro.

Como configurar um backup automático no OneDrive

Homem tirando uma selfie sorrindo.

10 editores de fotos online grátis sem instalar que você precisa conhecer

Adolescentes usando redes sociais na escola.

O impacto das redes sociais na educação

Mulher organizando as tarefas em post-its na parede, fazendo alusão ao Notion.

Como utilizar o Notion para organização pessoal e profissional

Crianças usando óculos de realidade virtual na escola.

Os benefícios do uso de aplicativos de realidade virtual na educação

Projeto de automação residencial que poderá ser controlado pelo Google Home.

Como configurar e usar o Google Home para automação residencial

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.