Você consegue imaginar um elevador capaz de levar seres humanos para o espaço? À primeira vista, a ideia pode parecer absurda – e até mesmo Elon Musk duvida que ela possa funcionar –, mas pesquisadores japoneses acreditam que não é bem assim.
Uma equipe de estudiosos da Universidade de Shizuoka, juntamente com outras instituições de pesquisa, deram início a um projeto que tem como objetivo criar um elevador espacial.
As informações foram divulgadas pelo site japonês The Mainichi. A proposta, no entanto, não deixa de ser bastante ousada.
®GIPHY
Segundo a descrição do projeto, o elevador seria capaz de transportar carga e pessoas para o espaço por meio de um cabo, que seria ligado à uma Estação Espacial. Essa é a primeira vez que será colocado em testes a movimentação de um contêiner por meio de um cabo, elevando-o para o espaço.
Dois satélites serão enviados da Central Espacial Kagoshima Tanegashima para a Estação Espacial Internacional. A partir de lá, esses dois satélites serão lançados e um contêiner motorizado será conduzido por meio de cabos, como se fosse um elevador. Todo o procedimento será gravado durante essa fase de testes.
®OBAYASHI
No entanto, mesmo que as perspectivas sejam positivas, os especialistas japoneses acreditam que um elevador espacial funcional não seja entregue antes de 2050 – o projeto, portanto, deve levar pelo menos 20 anos para ficar pronto.
Se há quem duvide da viabilidade dessa ideia, mesmo aqueles que acreditam que isso seja possível concordam que há muitos obstáculos a serem superados até que o elevador espacial possa, de fato, existir.
O primeiro deles é a necessidade de desenvolvimento de cabos especiais resistentes que sejam capazes de suportar altas energias de raios cósmicos.
Os nanotubos de carbono, por enquanto, são os principais candidatos a assumirem esse posto. Além disso, a transmissão de energia elétrica da Terra para o espaço é outra preocupação.
Por fim, há que se buscar ainda alternativas para manter os cabos e o elevador como um todo a salvo de colisões com detritos espaciais e meteoritos.
®OBAYASHI
Apesar disso, a ideia dos cientistas é que um elevador espacial possa diminuir os riscos de uma viagem como essa, além de reduzir os custos.
Em média, transportar carga para o espaço custa cerca de US$ 22 mil por quilo, enquanto via elevador esse valor pode chegar a US$ 200 por quilo.
A expectativa ainda é que os elevadores possam subir e descer a uma velocidade de até 200 km/h – o que faria com que as viagens demorassem cerca de oito dias.
“É essencial que as indústrias, as instituições educacionais e o governo se juntem visando o desenvolvimento tecnológico”, destacou Yoshio Aoki, professor da Nihon University College of Science and Technology.
“Em teoria, um elevador espacial e altamente plausível. Viagens espaciais podem começar a se tornar algo mais popular no futuro”, completa Yoji Ishikawa, um dos líderes da equipe de pesquisadores.
Fonte(s): CNET, The Mainichi e Japan Aerospace Exploration Agency