ícone de localização

Aprenda a encontrar o celular Android em qualquer lugar com esse app Google

Um app que encontre seu dispositivo Android, seja fácil de utilizar e tenha a confiabilidade do Google existente na Play Store? Se você pertence ao grupo de usuários que já se fez essa pergunta, comemore: o Find My Device (Encontre Meu Dispositivo) é a solução para encontrar o celular Android em qualquer lugar.

homem escondido atrás de um muro perguntando em inglês se alguém viu seu celular

O aplicativo, que antes se chamava Android Device Manager, passou por uma renovação completa e agora é parte integrante do pacote Google Play Protect. Trata-se de um conjunto de apps e serviços que visa dar mais proteção aos usuários de aparelhos Android.

Find My Device: o que é e como funciona

O Find My Device é um aplicativo que permite rastrear e bloquear um celular ou apagar dados de forma remota. A atualização do Google manteve intactas essas funções, mas agora as apresenta sob um layout renovado e muito mais intuitivo para os usuários.

mulher procurando algo com binóculos

Além disso, recursos adicionais foram acrescentados. Como parte do Google Play Protect, o serviço também verifica as aplicações instaladas no telefone e identifica se alguma delas está infectada por vírus ou malwares. Ou seja, em caso de perda ou roubo do aparelho, essa é a primeira solução à qual você deve recorrer.

Como utilizar o Find My Device

Antes de tudo, baixe e instale gratuitamente o Google Find My Device diretamente na Play Store. Seus recursos são bastante intuitivos, mas vamos passar pelas principais funções que o aplicativo oferece.

app Find My Device na Play Store

Ao acessar o app pela primeira vez, conceda todas as permissões requeridas. É importante salientar que o recurso de encontrar o telefone necessita que o GPS esteja ativo. Portanto, certifique-se de mantê-lo sempre ligado quando estiver fora de casa para que, caso seu celular seja roubado, exista a possibilidade de rastreio.

Entre outras informações, o Find My Device exibe o status da bateria do aparelho e também qual é a rede Wi-Fi na qual ele está ligado. Assim, se alguém conseguir passar da tela de bloqueio depois de ter em mãos o seu celular, você poderá identificar a localização aproximada do seu aparelho.

Como encontrar, bloquear ou limpar o seu dispositivo Android

Como foi possível observar até aqui, o Find My Device é uma ótima forma de procurar pelo seu smartphone ou outro dispositivo Android caso ele tenha sido furtado ou extraviado. Além disso, você pode bloquear e até mesmo limpar as informações desse aparelho, garantindo que os assaltantes ou quem encontrá-lo não consiga ter acesso às suas informações pessoais. Porém, alguns requisitos precisam ser seguidos para isso:

  • Aparelho ligado
  • Conectado a sua Conta Google
  • Conectado a uma rede Wi-Fi ou usando dados móveis
  • Localização ativada
  • Visível no Google Play
  • Find My Device ativado

Se o seu dispositivo perdido se enquadrar nesses requisitos, você pode buscar a sua localização, bloqueá-lo ou então limpá-lo remotamente. Para isso, siga esses passos:

Passo 1: Clique neste site e faça o login com a sua Conta Google. Caso você possua mais de um dispositivo, selecione o que foi perdido. Uma notificação será enviada para o seu aparelho

Passo 2: no mapa exibido neste site, você poderá conferir a localização do seu aparelho. Vale destacar que ela é aproximada e pode não ser exata. Caso não esteja mostrando onde ele está, você poderá conferir a última localização registrada pelo Google.

como encontrar o celular com o Find My Device passo 2

Passo 3: escolha a ação que você deseja realizar, lembrando que:

  • Reproduzir som: seu aparelho irá reproduzir um som em volume máximo por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou vibração. Com isso, pessoas próximas a ele poderão encontrá-lo.
  • Proteger o dispositivo: seu smartphone ou demais dispositivo Android terá o PIN bloqueado. Caso você não utilize senha, poderá criar uma na hora remotamente. Ainda é possível adicionar seu número ou uma mensagem à tela de bloqueio, conseguindo com isso ajudar a pessoa que achar o seu aparelho a verificar qual a melhor forma de entrar em contato com você.
  • Limpar dispositivo: se você sabe que o aparelho foi roubado e dificilmente você irá achá-lo, uma boa alternativa é excluir permanentemente todos os dados armazenados nele. Assim, o ladrão não terá acesso e conhecimento de informações pessoais suas. Mas vale destacar que ao fazer isso, você ficará impossibilitado de usar novamente o Find My Device neste aparelho.

Esperamos que com as informações deste artigo você consiga encontrar o seu celular Android, caso ele tenha sido perdido ou furtado. Para ter acesso a mais dicas de uso e segurança em relação aos seus aparelhos, acesse o nosso blog. Temos diversos conteúdos que podem ser úteis para o seu dia a dia ou situações de emergência. Clique aqui e não perca tempo!  

Fonte(s):

Suporte Google.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.