Positivo do seu jeito

Dicas

Como liberar a memória RAM do celular Android para deixá-lo mais rápido

3 de dezembro de 2018

por: MKT Positivo

Um dos aspectos responsáveis por deixar os celulares mais lentos é o consumo de memória RAM, especialmente pelos aplicativos que estão em segundo plano. O que pouca gente sabe é que o Android tem um modo nativo em que há como liberar a memória RAM do celular.

Se você procurar na Play Store, há diversos aplicativos que podem ajudá-lo nessa tarefa. No entanto, é possível resolver esse problema sem precisar baixar nenhum app, gerando ainda uma economia de espaço de armazenamento.

Nesse artigo, vamos aprender como fazer para liberar a memória RAM no seu smartphone e evitar que travamentos comprometam o desempenho.

®GIPHY

Liberando a memória RAM do seu celular Android

A maioria das pessoas não conhece essa possibilidade pelo simples fato de que se trata de um recurso que está bem escondido. Ele é habilitado apenas para quem utiliza o aparelho no chamado “Modo Desenvolvedor” – um modo voltado para usuários que têm um maior conhecimento sobre as configurações do sistema.

Passo 01: para ativar o Modo Desenvolvedor no seu aparelho é simples.

Acesse o app de Configurações, vá em “Sistema” e localize a opção “Sobre o dispositivo” e toque sobre ela.

Passo 02: em seguida, localize “Número da versão” no menu. Toque seguidas vezes de forma contínua sobre essa opção para que o Modo Desenvolvedor seja habilitado.

Uma mensagem na tela confirmará que a habilitação do recurso deu certo.

Passo 03: volte ao menu de configurações do Android. Note que agora a alternativa “Opções do desenvolvedor” está disponível no menu.

Toque sobe ela. Dentro do novo menu que será aberto, localize a opção “Serviços em execução” e toque sobre ela.

Passo 04: em seguida, serão listados todos os processos que estão em execução. Prepare-se para se surpreender com muitos apps que você não fazia ideia que estavam em funcionamento.

Toque sobre aqueles que você desejar interromper a execução e selecione “Parar”. É interessante optar por aqueles que mais estiverem consumindo memória.

Importante: na lista de aplicativos, haverá alguns relacionados a recursos de sistema. Não interrompa a execução deles, pois isso pode comprometer o desempenho do sistema operacional. Opte apenas pelos apps que estejam funcionando em segundo plano. Se por alguma razão você interromper sem querer um arquivo de sistemas, recomendamos que o aparelho seja reiniciado.

Passo 05: na parte superior da tela um gráfico informa mais detalhes sobre a RAM do seu aparelho.

É mostrado a quantidade de memória em uso, a quantidade destinada ao cache e a quantidade livre.

Passo 06: ainda na mesma tela, note que na parte superior está habilitada a opção “Mostrar processo em cache”.

Ao tocar sobre ela você pode alternar para a opção “Mostrar serviços em execução”. Nas duas listas de aplicativos você pode fazer uma limpa, desabilitando aqueles que estão sendo executados sem necessidade.

Pronto! Você reduziu o consumo de RAM do seu aparelho, destinando mais memória para a execução de apps que realmente importam. Nós recomendamos que você faça esse processo pelo menos uma vez ao dia ou antes de abrir apps e jogos pesados, que requerem grande capacidade de processamento.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.