Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

google-docs-como-criar-indice-com-link

Google Docs: como criar um índice com hiperlink

O Google Docs permite usar hiperlinks para organizar os índices de textos criados na plataforma. Hiperlinks são links diretos inseridos no texto para direcionar o leitor para uma página externa ou para um local específico daquele documento. O recurso é ideal para organizar documentos grandes com diferentes assuntos.
Google Docs: como criar um índice com hiperlink
Um índice com link é a alternativa mais simples de direcionar pessoas ao conteúdo que elas procuram em um documento. Leitores, principalmente aqueles que realizam buscas na internet, procuram por textos que proporcionem soluções rápidas para suas dúvidas e, muitas vezes, desejam assimilar informações específicas de um documento. 
Assim também pode acontecer com relatórios de trabalho ou com artigos acadêmicos. Quando esses arquivos não estão bem diagramados, o leitor pode ter dificuldade para encontrar assuntos específicos, pois não será possível identificar a hierarquização de conteúdos.
Pode até parecer bobagem, mas o usuário de internet não gosta de perder tempo quando está em busca de respostas para seus dilemas. Além disso, o mesmo pode acontecer no ambiente de trabalho, quando alguém recebe um relatório digital e deseja encontrar informações sobre um determinado tema.
O uso de links mostra-se uma alternativa organizacional eficaz que pode garantir que o seu texto contenha a correta hierarquia de informação. Em casos de pesquisas ou de documentos de trabalho, a setorização por links em índices também pode ajudar o leitor a assimilar corretamente as informações transmitidas pelo documento.

Vale a pena organizar índices com hiperlink?

Índices com hiperlinks são indicados para usuários que desenvolvem relatórios de trabalho, pesquisas diversas e outros documentos complexos. A ferramenta também é indicada para estudantes que precisam editar trabalhos escolares, como projetos para disciplinas específicas ou trabalhos de finalização de curso, as famosas e temidas monografias.
Alguns exemplos de documentos que necessitam desse tipo de organização:
– E-books;
– Monografias;
– Artigos acadêmicos;
– Relatórios laborais;
– Pesquisas e outros documentos.
Os sumários para artigos acadêmicos são, inclusive, definidos em norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Nesses casos, a entidade apresenta uma normatização para os índices e a produção deve seguir o padrão disposto na NBR 6027.

Como o sistema do Google Docs cria os sumários?

Em outros tipos de editores de texto, cabe ao usuário criar manualmente seu índice, uma tarefa que requer atenção, principalmente para evitar que a listagem de capítulos e subtítulos fiquem fora de ordem. O Google Docs, no entanto, usa um recurso inteligente para facilitar a criação de índices. 
A plataforma pode armazenar os tipos de formatação usados no texto. Assim, os títulos e subtítulos inseridos ao longo do documento ficam registrados e, através dessas informações, o editor poderá criar índices completos em instantes. 
Sabendo disso, é importante saber que a formatação do documento deve obedecer aos padrões reconhecidos pelo Docs. Se um título ou subtítulo não estiver no formato correto o sistema não será capaz de identificá-los para criar sumários.  

Quando um sumário com hiperlink deve ser criado?

Os índices de textos só devem ser definidos durante o processo de finalização de um documento. É nesse momento que os conteúdos são listados e devidamente linkados com as respectivas sessões. Na finalização do documento, o texto será direcionado com os Hiperlinks para cada conteúdo definido por títulos e subtítulos.
Com a formatação finalizada, a plataforma estará pronta para criar índices, assim como veremos a seguir.

Como adicionar títulos em seus documentos?

O Google Docs está disponível para qualquer usuário com uma conta do Google. O serviço utiliza o armazenamento gratuito ou pago do usuário para salvar todos os documentos criados e compartilhados. Os arquivos ficam salvos na nuvem e o usuário poderá acessá-los a partir de diferentes dispositivos com sua conta do Google.
Passo 1. Selecione o título ou o subtítulo que deseja formatar. É importante saber que a alteração será aplicada apenas nas áreas de seleção. Em seguida, clique na opção “Estilos” e aplique uma das formatações sugeridas.
Google Docs: como criar um índice com hiperlink
Passo 2. Após realizar a formatação dos títulos o Google Docs armazenará essas informações e criará no canto da tela uma organização de títulos. A lista já funciona como links, mas ainda não faz parte do corpo do documento.
Google Docs: como criar um índice com hiperlink

Como criar hiperlinks em índices no Google Docs?

Passo 1. Clique com o ponteiro do mouse sobre a linha inicial do texto. Lembre-se de que a ferramenta para inserir do Google Docs enviará qualquer mídia ou elemento de texto para esse ponto. No caso do índice, a primeira linha do texto precisa estar selecionada. Caso o documento possua uma capa ou uma folha de rosto, posicione o ponteiro na página seguinte a esses elementos;
Passo 2. Os títulos já estão salvos na memória da plataforma. Sendo assim, clique em “Inserir” e posicione o ponteiro do mouse sobre o recurso “Sumário”;
Google Docs: como criar um índice com hiperlink
Passo 3. Escolha um estilo para seu índice. A primeira opção, com estilo de fonte preta, adiciona contagem numérica ao índice e pode ser útil para documentos diversos que tenham esse tipo de organização em sua estrutura. A segunda opção, com fonte azul, traz o padrão visual para elementos de texto com link – como pode ser visto na imagem abaixo.
Google Docs: como criar um índice com hiperlink
Pronto! Use o recurso para organizar seus textos e fornecer ao leitor uma alternativa para que ele encontre conteúdos específicos em seu documento criado com o Google Docs. Gostou da dica? Você pode encontrar mais conteúdos como esse navegando em nosso blog.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Telegram: como recuperar uma conta que foi invadida

Telegram: como recuperar uma conta que foi invadida

Discord: como banir um usuário do servidor

Discord: como banir um usuário do servidor

Pinterest: aprenda a usar a rede social de inspiração mais popular da internet

Inscreva-se na nossa

Newsletter