realidade-virtual-e-realidade-aumentada

Realidade virtual e aumentada: o que é, como funciona e qual a diferença

Se você vive no planeta terra e no ano de 2017, provavelmente já deve ter visto ou ouvido falar sobre as duas grandes apostas do universo tecnológico: a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada.

Mas, se assim como a maioria das pessoas, tudo o que você sabe sobre isso envolve aqueles óculos gigantes e esquisitos, relaxa e vem junto que a gente vai explicar tudinho.

A REALIDADE VIRTUAL

Ao contrário do que todo mundo pensa, a Realidade Virtual não é algo novo. Não mesmo! Ela começou a ser desenvolvida lá atrás na década de 70, mas somente agora, por causa dos grandes avanços tecnológicos e as diversas mudanças nos games e na comunicação, esse recurso se popularizou e se tornou algo, digamos “acessível”.

A grande sacada da Realidade Virtual é que, com ela, é possível “enganar” os nossos sentidos com sons, efeitos visuais e até texturas, fazendo com que acreditemos estar presente em um universo criado por computadores. Ou seja, na realidade virtual tudo faz parte de uma grande ilusão, menos a gente.

No começo essa tecnologia foi muito utilizada nos chamados “simuladores de vôo”, para treinar pilotos e agora a realidade virtual pode ser utilizada tanto para entretenimento em games e filmes, quanto para usos profissionais, técnicos ou científicos. Quer um exemplo? Os engenheiros conseguem testar projetos de automóveis e aviões em realidade virtual, antes de gastar um dinheirão fazendo modelos piloto. Legal, né?

Resumindo: Realidade Virtual é o uso de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo com que você mergulhe em mundos criados por um computador. É isso.

realidade-virtual-e-realidade-aumentada

A REALIDADE AUMENTADA

A diferença entre a realidade virtual e a aumentada é muito clara: enquanto a virtual cria ambientes que simulam a realidade, a aumentada une o virtual com o real.

Em outras palavras, a realidade aumentada é uma tecnologia que mistura a “ilusão” com o que já existe. Por exemplo jogar Minecraft no meio da sua sala: o sofá, a TV e os objetos de decoração ainda farão parte do cenário, o que muda é que você poderá ver seu personagem e interagir com o jogo ali mesmo, naquele ambiente.

Essa tecnologia já é muito utilizada para destacar as funcionalidades de produtos, oferecer mais interatividade em jogos, melhorar algumas áreas da medicina, como cirurgias onde o médico pode estar a quilômetros de distância do paciente, indústria automobilística, facilitando a manutenção do carro pelo próprio dono, através de manuais de instrução interativos; além de milhares de outras alternativas que provavelmente iremos ver sendo criadas.

O mais legal da realidade aumentada é que ela já se popularizou e é possível experimentar utilizando o seu próprio smartphone. Um exemplo? Pokémon Go. Sim! O jogo interage com a realidade e com o ambiente em que você está, utilizando recursos básicos como a câmera do seu celular, o GPS e o som.

Que tal experimentar e já ir imaginando como será a sua vida quando tudo tiver realidade virtual e aumentada? 😉

Fontes: Mundo Estranho; TechTudo; Olhar Digital; Tecmundo; Canal Tech, Meio e Mensagem

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
desenho de uma garota com a estética de animes, com um balão saindo de sua boca com a palavra em japonês "kawaii", que em português significa "fofinho"

Confira os melhores animes disponíveis na Netflix

flecha apontando para cima dentro de uma nuvem, indicando o backup em nuvem

Instagram: como fazer o backup para salvar todos os seus posts

duas amigas ouvindo música em uma sessão de Jam do Spotify

Spotify lança recurso que permite ouvir músicas em grupo

tela de um computador exibindo o logo do Windows 11

Windows 11: como verificar se o seu PC é compatível com a nova versão do SO

entregador sorrindo com várias caixas na mão

Comprou online? Veja como rastrear pedidos de transportadoras

garota olhando para cima com o dedo indicador sobre os lábios, pois está com alguma dúvida

Como transferir figurinhas entre o Telegram e o WhatsApp

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.