realidade-virtual-e-realidade-aumentada

Realidade virtual e aumentada: o que é, como funciona e qual a diferença

Se você vive no planeta terra e no ano de 2017, provavelmente já deve ter visto ou ouvido falar sobre as duas grandes apostas do universo tecnológico: a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada.

Mas, se assim como a maioria das pessoas, tudo o que você sabe sobre isso envolve aqueles óculos gigantes e esquisitos, relaxa e vem junto que a gente vai explicar tudinho.

A REALIDADE VIRTUAL

Ao contrário do que todo mundo pensa, a Realidade Virtual não é algo novo. Não mesmo! Ela começou a ser desenvolvida lá atrás na década de 70, mas somente agora, por causa dos grandes avanços tecnológicos e as diversas mudanças nos games e na comunicação, esse recurso se popularizou e se tornou algo, digamos “acessível”.

A grande sacada da Realidade Virtual é que, com ela, é possível “enganar” os nossos sentidos com sons, efeitos visuais e até texturas, fazendo com que acreditemos estar presente em um universo criado por computadores. Ou seja, na realidade virtual tudo faz parte de uma grande ilusão, menos a gente.

No começo essa tecnologia foi muito utilizada nos chamados “simuladores de vôo”, para treinar pilotos e agora a realidade virtual pode ser utilizada tanto para entretenimento em games e filmes, quanto para usos profissionais, técnicos ou científicos. Quer um exemplo? Os engenheiros conseguem testar projetos de automóveis e aviões em realidade virtual, antes de gastar um dinheirão fazendo modelos piloto. Legal, né?

Resumindo: Realidade Virtual é o uso de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo com que você mergulhe em mundos criados por um computador. É isso.

realidade-virtual-e-realidade-aumentada

A REALIDADE AUMENTADA

A diferença entre a realidade virtual e a aumentada é muito clara: enquanto a virtual cria ambientes que simulam a realidade, a aumentada une o virtual com o real.

Em outras palavras, a realidade aumentada é uma tecnologia que mistura a “ilusão” com o que já existe. Por exemplo jogar Minecraft no meio da sua sala: o sofá, a TV e os objetos de decoração ainda farão parte do cenário, o que muda é que você poderá ver seu personagem e interagir com o jogo ali mesmo, naquele ambiente.

Essa tecnologia já é muito utilizada para destacar as funcionalidades de produtos, oferecer mais interatividade em jogos, melhorar algumas áreas da medicina, como cirurgias onde o médico pode estar a quilômetros de distância do paciente, indústria automobilística, facilitando a manutenção do carro pelo próprio dono, através de manuais de instrução interativos; além de milhares de outras alternativas que provavelmente iremos ver sendo criadas.

O mais legal da realidade aumentada é que ela já se popularizou e é possível experimentar utilizando o seu próprio smartphone. Um exemplo? Pokémon Go. Sim! O jogo interage com a realidade e com o ambiente em que você está, utilizando recursos básicos como a câmera do seu celular, o GPS e o som.

Que tal experimentar e já ir imaginando como será a sua vida quando tudo tiver realidade virtual e aumentada? 😉

Fontes: Mundo Estranho; TechTudo; Olhar Digital; Tecmundo; Canal Tech, Meio e Mensagem

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Amigos rindo ao assistir filmes de comédia na Netflix.

Filmes de comédia em alta para assistir na Netflix

Logo do Google Fotos.

Google Fotos: novo recurso agrupa imagens semelhantes

Mulher usando VPN no celular e sorrindo muito.

Como usar VPN no celular?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.