como liberar espaço de armazenamento no Android

5 formas diferentes de liberar espaço de armazenamento no Android

A disputa pela memória interna do seu smartphone é intensa. Além do sistema operacional, aplicativos, fotos e vídeos lutam pelos GB disponíveis. Hoje, há modelos no mercado com 32 GB, 64 GB, 128 GB ou 256 GB espaço, mas quanto menor é a capacidade, mais difícil é o gerenciamento.

liberar espaço de armazenamento no Android

A solução é recorrer a formas de liberar espaço de armazenamento. Você pode fazer isso transferindo os arquivos para outros lugares ou, ainda, excluindo aplicativos que não estão em uso ou imagens e vídeos duplicados. Neste artigo, listamos algumas formas de ganhar espaço de armazenamento no Android e manter o smartphone rodando com mais suavidade.

1. Mova fotos e vídeos para a nuvem

A forma mais inteligente de liberar espaço no seu smartphone é movendo fotos e vídeos para a nuvem. Integrado ao Android, o Google Fotos é apenas uma das alternativas para você enviar suas fotos para um serviço online. Elas saem da conta do seu armazenamento interno, mas continuam acessíveis a partir de qualquer dispositivo via internet.

como liberar espaço de armazenamento no Android

O Google Fotos e o Google Drive, ambos integrados ao Android, são apenas algumas das opções. Você pode recorrer ainda a serviços como o Dropbox ou o Microsoft OneDrive para aliviar um pouco o armazenamento do seu celular. O melhor de tudo: é possível configurar o envio das imagens para ocorrer automaticamente apenas quando você estiver conectado ao Wi-Fi.

2. Utilize cartões micro SD para armazenamento externo

Uma das principais vantagens dos smartphones Android é o fato de que eles são compatíveis com armazenamento externo, os populares cartões micro SD. Ao adquirir um cartão como esse é como se você estendesse a capacidade do seu celular, liberando espaço na memória interna.

liberar espaço de armazenamento no Android

O mais interessante é que você nem precisa recorrer a cartões com enormes capacidades. Sempre que um cartão micro SD estiver cheio, basta retirá-lo e substitui-lo por outro. Os conteúdos podem ficar armazenados como se o dispositivo removível fosse um backup.

3. Gerencie a memória de maneira mais eficiente

É preciso reconhecer que, de forma nativa, o Android não é um exemplo de como gerenciar arquivos. As ferramentas disponibilizadas pelo sistema operacional são relativamente limitadas e podem tornar processos simples mais confusos do que realmente são. Porém, o próprio Google pensou em uma solução para isso.

como liberar espaço de armazenamento no Android

O aplicativo Files do Google, disponível gratuitamente na Play Store, oferece uma forma mais intuitiva de buscar arquivos, encontrar conteúdos duplicados e compartilhar informações, online ou offline, economizando espaço no dispositivo. O app informa regularmente quando é preciso fazer uma limpeza para remover conteúdos que não estão em uso.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.