Positivo do seu jeito

Dicas

5 formas diferentes de liberar espaço de armazenamento no Android

13 de Maio de 2020

por: MKT Positivo

A disputa pela memória interna do seu smartphone é intensa. Além do sistema operacional, aplicativos, fotos e vídeos lutam pelos GB disponíveis. Hoje, há modelos no mercado com 32 GB, 64 GB, 128 GB ou 256 GB espaço, mas quanto menor é a capacidade, mais difícil é o gerenciamento.

liberar espaço de armazenamento no Android

A solução é recorrer a formas de liberar espaço de armazenamento. Você pode fazer isso transferindo os arquivos para outros lugares ou, ainda, excluindo aplicativos que não estão em uso ou imagens e vídeos duplicados. Neste artigo, listamos algumas formas de ganhar espaço de armazenamento no Android e manter o smartphone rodando com mais suavidade.

1. Mova fotos e vídeos para a nuvem

A forma mais inteligente de liberar espaço no seu smartphone é movendo fotos e vídeos para a nuvem. Integrado ao Android, o Google Fotos é apenas uma das alternativas para você enviar suas fotos para um serviço online. Elas saem da conta do seu armazenamento interno, mas continuam acessíveis a partir de qualquer dispositivo via internet.

como liberar espaço de armazenamento no Android

O Google Fotos e o Google Drive, ambos integrados ao Android, são apenas algumas das opções. Você pode recorrer ainda a serviços como o Dropbox ou o Microsoft OneDrive para aliviar um pouco o armazenamento do seu celular. O melhor de tudo: é possível configurar o envio das imagens para ocorrer automaticamente apenas quando você estiver conectado ao Wi-Fi.

2. Utilize cartões micro SD para armazenamento externo

Uma das principais vantagens dos smartphones Android é o fato de que eles são compatíveis com armazenamento externo, os populares cartões micro SD. Ao adquirir um cartão como esse é como se você estendesse a capacidade do seu celular, liberando espaço na memória interna.

liberar espaço de armazenamento no Android

O mais interessante é que você nem precisa recorrer a cartões com enormes capacidades. Sempre que um cartão micro SD estiver cheio, basta retirá-lo e substitui-lo por outro. Os conteúdos podem ficar armazenados como se o dispositivo removível fosse um backup.

3. Gerencie a memória de maneira mais eficiente

É preciso reconhecer que, de forma nativa, o Android não é um exemplo de como gerenciar arquivos. As ferramentas disponibilizadas pelo sistema operacional são relativamente limitadas e podem tornar processos simples mais confusos do que realmente são. Porém, o próprio Google pensou em uma solução para isso.

como liberar espaço de armazenamento no Android

O aplicativo Files do Google, disponível gratuitamente na Play Store, oferece uma forma mais intuitiva de buscar arquivos, encontrar conteúdos duplicados e compartilhar informações, online ou offline, economizando espaço no dispositivo. O app informa regularmente quando é preciso fazer uma limpeza para remover conteúdos que não estão em uso.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.