Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

YouTube Shorts: o que é e como funciona?

YouTube Shorts: o que é e como funciona?

O YouTube Shorts é uma opção de compartilhamento de vídeo similar ao TikTok e ao Stories do Instagram. A ferramenta é ideal para criadores de conteúdos que desejam compartilhar vídeos simples do dia a dia com os seus seguidores. Gostou da novidade e gostaria de saber mais? Fica com a gente que, a seguir, vamos mostrar como funciona o YouTube Shorts.

O conceito por trás do Shorts é simples. Com a iniciativa, o YouTube está promovendo novos hábitos aos criadores de conteúdos, que antes precisam criar vídeos longos e muito editados para agradar suas audiências. Assim como acontece no Instagram, o Shorts deve ser utilizado usando a câmera do celular para criar conteúdos instantâneos.

Os vídeos do Shorts devem ser gravados na vertical para que sejam visualizados melhor por pessoas com um celular. Além disso, eles podem ter até 60 segundos de duração e, assim como o Reels do Instagram, podem ser criados de forma picotada, onde várias cenas são adicionadas para criar sentido aquela produção. 

O Shorts foi liberado para todos os usuários do YouTube. Para utilizar o recurso, é necessário estar com o app do serviço atualizado com a mais recente versão do aplicativo. A ferramenta pode ser usada por usuários de iPhone (iOS) e de smartphones com Android. A seguir, vamos falar mais sobre as possibilidades e como funciona o Shorts.

Benefícios de usar o YouTube Shorts

O YouTube não é mais apenas um canal para compartilhar vídeos longos e produzidos. A plataforma evoluiu e agora permite que conteúdos mais simples sejam compartilhados, curtidos e comentados por todos. A plataforma segue a tendência de outras redes que adotaram os vídeos curtos de histórias dos usuários.

O recurso é uma alternativa interessante para os criadores de conteúdo com muitos seguidores em seus canais. O Shorts pode ajudar essas pessoas a melhorar sua interação com seus fãs. Para isso, a ferramenta pode ser utilizada para apresentar a rotina de trabalho, os momentos de descanso e o making of das produções de um canal.

YouTube Shorts: o que é e como funciona?

Para empresas, as possibilidades também são interessantes. Os vídeos curtos podem ser integrados a ações de marketing, promoções e para mostrar para os clientes o que se passa nos corredores de uma empresa até que um produto chegue até os consumidores. E tudo isso usando apenas um celular.

Os usuários do YouTube que estão com canais de baixa audiência podem usar o engajamento da ferramenta para conseguir ampliar seus seguidores. Os conteúdos do Shorts podem funcionam como uma prévia de novos vídeos e funcionam como uma forma de informar que novos vídeos estão disponíveis no canal.

Como criar um YouTube Short

Passo 1. Abra o app do YouTube no celular com sua conta logada e toque sobre o ícone “+”;

Passo 2. Nesse momento, toque sobre a opção “Criar um Short”;

Passo 3. Toque sobre o ícone “15” para alternar o tempo de gravação entre 15 segundos e 60 segundos;

Passo 4. No canto superior direito da tela, clique em “Virar” para alternar entre a câmera frontal e traseira do celular;

Passo 5. Em “Velocidade”, você pode escolher a velocidade de gravação em tempo real. Há a opção de gravar vídeos com efeito em câmera lenta ou acelerado;

Passo 6. A função “Timer” pode ser utilizada para ativar o início automático da gravação de vídeo;

Passo 7. Toque em “Filtros” para adicionar efeitos de cores sobre a câmera;

Passo 8. O modo “Tela Verde” permite usar fotos como fundo para a sua imagem no vídeo;

Passo 9. Com a opção “Alinhar” os usuário podem criar montagens usando como referência o último trecho de vídeo gravado;

Passo 10. Clique sobre o ícone vermelho para iniciar a gravação e também para finalizar o clipe;

Passo 11. Quando estiver satisfeito com o conteúdo gravado, clique sobre o ícone de visto para seguir até a página de edição;

Passo 12. Nesse momento, é possível adicionar uma trilha de áudio sugerida pelo YouTube, adicionar frases e adicionar novos filtros. Quando estiver satisfeito, clique em “Próximo”;

Passo 13. Feito isso, digite um nome para o vídeo, defina sua visibilidade e selecione o público (indique se é ou não um conteúdo para crianças). Para finalizar, clique em “Enviar Short”.

Onde encontrar os vídeos do Shorts?

Os usuários mais experientes devem ter notado que não há exibição de vídeos do Shorts na versão web do YouTube. Assim como eles são produzidos no celular, eles são encontrados apenas quando acessamos a plataforma de vídeos na versão mobile. Portanto, usuários com smartphones Android ou com iPhone podem acessá-los por meio da categoria Shorts.

Os Shorts dos canais que você segue são exibidos na página inicial. Se eles ainda não aparecem para você, siga o tutorial abaixo.

Passo 1. Abra o app do YouTube Studio disponível para Android e iPhone;

Passo 2. Toque sobre a opção “Personalização”;

Passo 3. Nesse momento, clique sobre “Adicionar seção”;

Passo 4. Selecione a opção “Vídeos Curtos”.

Gostou das dicas? Continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer outros tutoriais, artigos e dicas sobre diversas plataformas tecnológicas. Use também a nossa barra de buscas para encontrar artigos que solucionem as suas dúvidas sobre assuntos relativos a dispositivos móveis, computadores, redes sociais, mensageiros online e plataformas da web. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter