Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

denunciar-noticia-falsa-twitter

Como denunciar uma notícia falsa no Twitter

O Twitter inseriu para os seus usuários brasileiros uma ferramenta de denúncia de postagens que contenham notícias ou informações falsas. Este recurso foi inicialmente lançado nos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul em 2021, e chega neste ano ao Brasil, Espanha e Filipinas.

Os três países escolhidos possuem um fator em comum: terão grandes eleições em 2022. Vale destacar que a última eleição presidencial brasileira, em 2018, foi marcada pelas fake news, termo que passou a ser incluído no linguajar do povo. Na época, praticamente todos os candidatos precisaram lidar com informações falsas a seu respeito sendo divulgadas na internet.  

Dessa forma, um grande debate tem ocorrido, por aqui e ao redor do mundo, sobre as responsabilidades que as plataformas de mídia social possuem em deixar seus usuários espalhar essas notícias. Com isso em mente, o Twitter pretende com a sua ferramenta deixar as próximas eleições mais claras, sem que haja uma desinformação em massa.

E para isso, a plataforma conta com você. Você pode ajudar o Twitter a identificar perfis ou tweets que divulguem informações, sobre todas as áreas, que não condizem com a realidade. Apesar de ainda estar na fase de testes por aqui, o novo mecanismo deve ser implementado de forma definitiva nos próximos meses. Por isso, vale a pena saber mais sobre este novo recurso e como utilizá-lo.

Fake News: um problema que tem atingido o Brasil

A disseminação das fake news nas redes sociais e plataformas de comunicação no Brasil se intensificou durante as eleições de 2018, mas infelizmente não parou por aí. Atualmente, não é só sobre questões políticas que informações e notícias falsas são divulgadas.

O covid-19 e a pandemia em si têm sido temas com cada vez mais mentiras sendo compartilhadas como verdade. Teorias da conspiração, supostos estudos científicos em relação a vacinas e remédios e adulteração nos números de mortes são um dos temas que mais recebem fake news diariamente.

Apesar de algumas matérias ou publicações serem totalmente irracionais e absurdas, elas acabam sendo amplamente divulgadas. Um estudo do MIT observou que fake news possuem uma disseminação 70% mais rápida do que notícias verdadeiras. Sendo exposta a um número cada vez maior de pessoas, essas falsas informações passam a se tornar realidade para um grupo cada vez maior de indivíduos.

Com isso, milhares de pessoas acabam baseando as suas decisões, seja sobre quem votar, que medicamento tomar, qual procedimento seguir e até mesmo sua visão sobre determinado país ou grupo étnico, com base em mentiras. Felizmente, o povo brasileiro tem se atentado e buscado cada vez mais combater esse problema.

Segundo a décima edição do Digital News Report feito pelo Reuters Institute, o Brasil está em primeiro lugar na lista de países que mais se preocupam com a disseminação de notícias e informações falsas. A população local tem inclusive exigido que as plataformas de mídia intensifiquem seu combate a este problema.

Antes do anúncio do Twitter, milhares de usuários locais protestaram pelo fato da sua ferramenta anti fake news não ter sido lançada até aquele momento, levantando a hashtag #TwitterApoiaFakeNews. Agora que o recurso está em sua fase de testes, é importante saber como utilizá-lo.

Denunciando uma notícia falsa no Twitter

O processo para denunciar um tweet ou divulgação de uma matéria falsa no Twitter é o mesmo, independente do dispositivo onde o usuário esteja acessando a sua conta. Basta clicar na opção de três pontos no tweet em si, e no novo menu que se abrir, clicar em “Denunciar Tweet”.

Um novo menu irá aparecer na rede social, onde você deve relatar qual problema este tweet possui. Clique em “As informações são enganosas”. Você deve selecionar sobre qual campo específico essa fake news se refere, seja ele “Política”, “Saúde” ou “Outra coisa”.  

Selecionando um desses campos, basta dar mais detalhes do porque o conteúdo em si é falso e pronto, você terá alertado o Twitter sobre essa mensagem. Vale destacar que somente mensagens que realmente possuam informações falsas, ou então um conteúdo abusivo ou que infrinja as regras de postagem do Twitter, devem ser denunciadas.

Denunciar postagens de perfis com uma visão de mundo diferente da sua, mas que não divulguem mentiras, além de ser antiético, prejudica as análises e verificação de fatos que a equipe da rede social realiza.

denunciar-noticia-falsa-twitter

A importância de denunciar notícias falsas no Twitter

À primeira vista, alguns usuários podem pensar que denunciar fake news é apenas “enxugar gelo”, ou que deveria ser algo feito pela própria plataforma em si. Segundo comunicado oficial do Twitter, mais de 50% do conteúdo que viola suas regras e espalha desinformação são identificados e excluídos pelos seus próprios sistemas automatizados.

No entanto, a outra metade infelizmente acaba sendo exposta na rede social, o que reforça que a comunidade de usuários precisa trabalhar em conjunto para extinguir esse problema. O Twitter afirma que desde o lançamento da sua ferramenta de denúncia, mais de 3,7 milhões de denúncias já foram feitas, referente a cerca de 1,95 milhão de publicações que, em sua maioria, continham fake news.

Por isso, o Twitter espera expandir cada vez mais esta ferramenta, para que em conjunto de sua base de usuários, possam impedir a divulgação de mentiras que têm atrapalhado a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Agora que você já sabe como denunciar notícias falsas no Twitter, não deixe de dar uma olhada nos demais conteúdos disponíveis no nosso blog. Temos dezenas de artigos contendo dicas, tutoriais e informações sobre diversos assuntos que podem ser úteis no seu dia a dia. Conte conosco para se tornar um expert em relação a tudo o que está acontecendo no mundo da internet, tecnologia e entretenimento.

Links: Jornal do Comércio, IstoÉ Dinheiro, G1, Blog Twitter, Mundo Conectado, TecMundo

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter