Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

5 mitos e verdades sobre os repetidores de sinal Wi-Fi

Com a popularização das redes Wi-Fi nas residências, muitas pessoas que moram em lugares amplos ou ainda que dividem a internet com os vizinhos passaram a recorrer aos repetidores para amplificar o sinal. Porém, basta uma simples pesquisa para ver que muitas informações sobre eles são desencontradas e fica difícil separar mitos e verdades sobre repetidores de sinal Wi-Fi.

Neste artigo, esclarecemos diversas dúvidas sobre o tema para que você se torne um especialista no assunto e saiba exatamente como escolher o modelo ideal de repetidor para a sua casa ou para o seu escritório.

®GIPHY

1. Se eu colocar um repetidor de sinal a velocidade da internet vai diminuir?

Não. A proposta de um repetidor de sinal Wi-Fi é captar as informações que vêm do seu roteador e transmiti-las para uma área ao redor dele, ampliando o seu alcance. Por conta disso, não há nenhum tipo de perda de sinal em função do uso do repetidor.

O que faz com que o sinal de internet possa chegar mais fraco em alguns pontos são os obstáculos e as interferências naturais, mas isso não é culpa do equipamento. A velocidade em si não vai aumentar, pois o que os repetidores fazem é apenas amplificar um sinal que já existe. Ou seja, não há relação direta entre uma coisa e outra.

2. Um repetidor de sinal funciona com qualquer roteador?

Sim. Assim como qualquer equipamento com conexão à internet pode se conectar a uma determinada rede, os repetidores Wi-Fi também têm essa mesma característica. Portanto, desde os roteadores mais simples até aqueles mais potentes, todos são capazes de fornecer um sinal cuja intensidade pode ser captada pelos repetidores.

Tudo o que você precisa fazer é seguir o passo a passo de configuração do seu repetidor, algo que deve vir descrito no manual de informações do produto. O método de configuração varia de um modelo para outro, mas não há nenhuma razão para que exista incompatibilidade com os principais roteadores existentes no mercado.

3. É melhor comprar um repetidor do que outro roteador?

Sim. Quando você coloca mais um roteador no ambiente você não está, necessariamente, ampliando a distância onde o sinal é capaz de chegar. O que você pode obter é um tráfego mais rápido, mas não necessariamente ele vai atingir distâncias maiores com a mesma intensidade.

Aqui é importante esclarecer que isso nada tem a ver com a potência do roteador ou o número de antenas que ele possui. O que pesa sempre é a quantidade de barreiras físicas que existem no ambiente em questão – quanto mais numerosas elas forem, menor será a distância que o sinal vai alcançar.

4. Quanto mais alto o repetidor estiver posicionado, melhor?

Sim. Os especialistas em tecnologia são unânimes em afirmar que colocar um repetidor em um ponto mais alto ajuda a propagar o sinal com mais facilidade do que se você usar tomadas em pontos baixos ou escondidos. O mesmo princípio se aplica aos roteadores.

Você pode fazer um teste simples na sua casa. Eleve o seu roteador e veja como a intensidade do sinal é capaz de mudar. Além disso, evite obstruir os equipamentos para que o sinal possa se propagar livremente. Não os deixe atrás de móveis e não coloque objetos sobre eles.

5. Não preciso configurar nada para usar um repetidor?

Não é bem assim. Embora os aparelhos mais modernos sejam bastante acessíveis e contem com métodos de configuração simples, algum conhecimento é preciso ter para que você possa tirar melhor proveito do produto.

Exija que o acessório que você está comprando venha com um manual de instruções informando como fazer para configurar o repetidor. Caso o equipamento seja mais antigo e você não tenha acesso ao manual, pesquise na internet como configurá-lo. Há muitos vídeos e tutoriais sobre o assunto que podem ser de grande ajuda.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mulher assistindo os lançamentos da Netflix e comendo pipoca

Confira os principais lançamentos da Netflix para agosto de 2022

mulher segurando um smartphonee apontando para cima

Como descobrir se alguém tentou desbloquear seu celular? Veja 4 jeitos

notebook com ícones de informações pessoais e um ícone maior de cadeado

Como remover informações pessoais da Internet

mulher ouvindo música no Spotify com headphones

Como ouvir música juntos no Spotify

celular com o aplicativo do Spotify aberto

Como funciona a contagem de streaming no Spotify

mulher ouvindo música no Spotify

Como ver sua “pizza do Spotify” dos artistas e estilos musicais mais ouvidos

Inscreva-se na nossa

Newsletter