5 mitos e verdades sobre os repetidores de sinal Wi-Fi

Com a popularização das redes Wi-Fi nas residências, muitas pessoas que moram em lugares amplos ou ainda que dividem a internet com os vizinhos passaram a recorrer aos repetidores para amplificar o sinal. Porém, basta uma simples pesquisa para ver que muitas informações sobre eles são desencontradas e fica difícil separar mitos e verdades sobre repetidores de sinal Wi-Fi.

Neste artigo, esclarecemos diversas dúvidas sobre o tema para que você se torne um especialista no assunto e saiba exatamente como escolher o modelo ideal de repetidor para a sua casa ou para o seu escritório.

®GIPHY

1. Se eu colocar um repetidor de sinal a velocidade da internet vai diminuir?

Não. A proposta de um repetidor de sinal Wi-Fi é captar as informações que vêm do seu roteador e transmiti-las para uma área ao redor dele, ampliando o seu alcance. Por conta disso, não há nenhum tipo de perda de sinal em função do uso do repetidor.

O que faz com que o sinal de internet possa chegar mais fraco em alguns pontos são os obstáculos e as interferências naturais, mas isso não é culpa do equipamento. A velocidade em si não vai aumentar, pois o que os repetidores fazem é apenas amplificar um sinal que já existe. Ou seja, não há relação direta entre uma coisa e outra.

2. Um repetidor de sinal funciona com qualquer roteador?

Sim. Assim como qualquer equipamento com conexão à internet pode se conectar a uma determinada rede, os repetidores Wi-Fi também têm essa mesma característica. Portanto, desde os roteadores mais simples até aqueles mais potentes, todos são capazes de fornecer um sinal cuja intensidade pode ser captada pelos repetidores.

Tudo o que você precisa fazer é seguir o passo a passo de configuração do seu repetidor, algo que deve vir descrito no manual de informações do produto. O método de configuração varia de um modelo para outro, mas não há nenhuma razão para que exista incompatibilidade com os principais roteadores existentes no mercado.

3. É melhor comprar um repetidor do que outro roteador?

Sim. Quando você coloca mais um roteador no ambiente você não está, necessariamente, ampliando a distância onde o sinal é capaz de chegar. O que você pode obter é um tráfego mais rápido, mas não necessariamente ele vai atingir distâncias maiores com a mesma intensidade.

Aqui é importante esclarecer que isso nada tem a ver com a potência do roteador ou o número de antenas que ele possui. O que pesa sempre é a quantidade de barreiras físicas que existem no ambiente em questão – quanto mais numerosas elas forem, menor será a distância que o sinal vai alcançar.

4. Quanto mais alto o repetidor estiver posicionado, melhor?

Sim. Os especialistas em tecnologia são unânimes em afirmar que colocar um repetidor em um ponto mais alto ajuda a propagar o sinal com mais facilidade do que se você usar tomadas em pontos baixos ou escondidos. O mesmo princípio se aplica aos roteadores.

Você pode fazer um teste simples na sua casa. Eleve o seu roteador e veja como a intensidade do sinal é capaz de mudar. Além disso, evite obstruir os equipamentos para que o sinal possa se propagar livremente. Não os deixe atrás de móveis e não coloque objetos sobre eles.

5. Não preciso configurar nada para usar um repetidor?

Não é bem assim. Embora os aparelhos mais modernos sejam bastante acessíveis e contem com métodos de configuração simples, algum conhecimento é preciso ter para que você possa tirar melhor proveito do produto.

Exija que o acessório que você está comprando venha com um manual de instruções informando como fazer para configurar o repetidor. Caso o equipamento seja mais antigo e você não tenha acesso ao manual, pesquise na internet como configurá-lo. Há muitos vídeos e tutoriais sobre o assunto que podem ser de grande ajuda.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.