Apesar de existirem vários streaming de música e outras formas de entretenimento musical, o rádio ainda tem muita aceitação entre as pessoas. A afinidade com os apresentadores, a programação musical e as notícias locais e regionais são os principais fatores que geram esta preferência.
Se você possui um smartphone provavelmente já deve ter percebido a ausência do rádio FM no aparelho, ou se perguntado porque alguns smartphones do mercado vem com o aplicativo de rádio instalado de fábrica e outros não. Bom, isso acontece porque hoje a decisão de incluir ou não rádio FM nos celulares é exclusivamente da fabricante, ou seja, da empresa que faz o aparelho. Desta maneira não existe padronização e se você quiser adquirir um smartphone com essa funcionalidade, terá que procurar por ele.
Se você é do time que sente falta de ouvir rádio no celular e sempre recorre aos aplicativos, saiba que existe um projeto de lei que prevê a habilitação da rádio FM em todos os smartphones fabricados em território brasileiro. A Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática da Câmara dos Deputados aprovou a proposta, que está para ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa, para então ser encaminhado para votação no Senado.
Esta mudança pode ser muito bem-vinda no país, uma vez que a plataforma ainda é um dos meios de comunicação mais utilizados e esta implementação, a princípio, não terá custos extras na produção, logo não irá impactar no preço final dos aparelhos.
E aí? Curtiu a notícia?