Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

pessoa transformando foto 2d em 3d

Tecnologia permite transformar fotos 2D em 3D em segundos

Já imaginou conseguir transformar uma foto comum em uma imagem 3D, sendo possível ver o local dessa imagem por diversos ângulos diferentes? A Nvidia não somente pensou, como está trabalhando para isso. Conhecida mundialmente por suas peças para computador, em especial placas de vídeo, a companhia apresentou recentemente a sua mais nova tecnologia: o Instant NeRF.

patrick mostrando computador para bob esponja e dizendo nós temos tecnlogia

Também conhecida como campos de radiação neurais, ela promete transformar um conjunto de imagens 2D em uma cena que pode ser analisada em três dimensões. Com essa tecnologia, será possível criar cenários ou avatares para ambientes virtuais, realizar encontros via videoconferência e reconstruir mapas e ambientes em 3D de uma forma nunca antes vista.

Se você é um apaixonado por tecnologia como a gente, siga neste texto para saber mais sobre o Instant NeRF.

Instant NeRF na prática

O Instant NeRF conta com uma inteligência artificial capaz de analisar o comportamento da luz inserida no ambiente de um conjunto de fotos, conseguindo com isso reconstruir este mesmo ambiente em 3D. Este processo é conhecido como renderização inversa, e segundo a Nvidia, ele é feito de forma praticamente instantânea.

Nesse sentido, a companhia afirma que sua tecnologia chega a ultrapassar 1.000 acelerações (speedups), conseguindo com isso renderizar toda uma cena em apenas alguns milissegundos. A técnica usada para isso é chamada de codificação de grade de hash multi-resolução.

Você pode estar pensando que para fazer isso é necessário usar um computador de última geração. Porém, uma única placa de vídeo da Nvidia já é capaz de rodar o Instant NeRF. Para David Luebke, vice-presidente de pesquisa gráfica da companhia, essa tecnologia pode ser tão importante para o futuro do 3D quanto as câmeras digitais e compressão de JPEG foram para a indústria de fotografias 2D.

Caso ela se torne um sucesso num futuro próximo, é bem possível que fotos com apenas duas dimensões se tornem uma coisa do passado. Resta aguardar para ver.

Aplicativos para tirar ou transformar fotos em 3D

Já que o assunto é fotos em 3D, separamos alguns aplicativos que podem ser úteis para você que deseja contar com fotos neste formato.  

drew berrymore sorrindo e levantando os polegares

Fyuse

Disponível para smartphones, o Fyuse é um app gratuito onde é possível tirar fotos em três dimensões, precisando para isso percorrer todo o objeto ou cenário enquanto uma foto é tirada – de forma semelhante a uma foto panorâmica. O vídeo curto que é feito enquanto o usuário se move é então transformado em uma única imagem 3D.

PopPic

Ao contrário do Fyuse, o PopPic não exige que os usuários se movam enquanto tiram uma foto 3D. Seu próprio software faz esse trabalho. Porém, ele só está disponível em iPhones que tenham uma lente de câmera dupla.

OmniVirt

O OmniVirt é uma ótima opção para aqueles que possuem fotos em 2D e querem convertê-las para o 3D. O app conta com uma inteligência artificial que gera um mapa de profundidade baseado na aparência da imagem, conseguindo deixá-la com um tom mais natural e realista.

Outra vantagem do OmniVirt é ser o único aplicativo que permite baixar fotos em 3D e compartilhá-las diretamente no Facebook.

Roxio 3D Photo Creator

Software capaz de converter fotos em 3D, sendo possível escolher somente uma ou duas imagens para isso – uma para cada olho. Com interface simples, ele oferece ajustes e uma pré-visualização de como ficará a nova imagem em três dimensões.

Free 3D Photo Maker

Com duas ou mais fotografias tiradas com um leve desvio na horizontal, o Free 3D Photo Maker é capaz de criar uma ilusão de três dimensões que pode ser vista com aqueles famosos óculos que têm uma lente azul e outra vermelha.

FotoFuze

Famoso site de edição de fotos, o FotoFuze consegue criar visualizações de objetos em 360 graus. Porém, vale destacar que esse objeto precisa ser fotografado em um fundo branco.

Agora que você está mais antenado sobre fotos 3D, basta escolher a opção que mais lhe agrada e começar a tirar ou converter imagens para este formato. Mas antes disso, que tal dar uma olhadinha nos demais artigos do nosso blog. Temos certeza que você encontrará diversas matérias e dicas incríveis sobre os mais variados assuntos. Aproveite e conte conosco para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia.

Fonte(s):

Mundo Conectado e Tonka 3D.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-junho-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para junho de 2022

celular com logo do corinthians em cima da mesa

Universo SCCP: conheça o novo app oficial do Corinthians com benefícios para torcedores

menina gamer gravando tela do pc

Windows 11: como gravar a tela do PC de forma simples

lupa apontando para o logo do google representando pesquisa

Você poderá fazer buscas no Google de coisas que não sabe como descrever

planeta AB Aur B

Exoplaneta 9 vezes maior do que Júpiter é descoberto

mulher-sentada-em-escada-usando-wifi-nos-postes

Rio de Janeiro terá postes com Wi-Fi 6E

Inscreva-se na nossa

Newsletter