Tecnologia e-Sim: chips de celular podem estar com os dias contados

Tecnologia e-Sim: chips de celular podem estar com os dias contados

Como todos nós sabemos, hoje a única maneira de nos conectarmos ao mundo por meio de um celular é sendo clientes de alguma operadora. E neste caso, ser cliente significa ter um SIM Card – o famoso chip – inserido no celular.

chip

O uso dos chips não é exclusividade do Brasil, todos os lugares do mundo utilizam essa tecnologia, o que gera a maior confusão em viagens internacionais, por exemplo, onde as pessoas, ao chegarem no destino, têm que sair em busca de uma operadora para comprar um chip e então poder usar o celular.

chip

Mas agora vem a notícia boa: há alguns anos as empresas de telecomunicações estão estudando e desenvolvendo uma nova tecnologia para substituir os chips tradicionais e acabar de vez com os contratempos que isso traz.

chip

Essa novidade chama-se e-SIM e o funcionamento é igual a um chip normal, mas sem a parte física de retirar, trocar e inserir novamente o chip sempre que mudar de aparelho ou de empresa que fornece os serviços. A ideia é que com o e-SIM tudo seja feito virtualmente, desde a contratação de novos planos e pacotes até a troca de operadora. Isso, além de gerar mais espaço físico nos aparelhos e eliminar o processo de descarte, dá muito mais liberdade para as pessoas compararem preços, conhecerem as ofertas e claro, migrarem para outras operadoras sem burocracia.

chip

Apesar desta tecnologia estar cada vez mais próxima de ser implantada, ainda existem diversos pontos a serem analisados, um exemplo é as operadoras que precisarão se adaptar ao novo modelo de oferecer serviços e também, no caso do Brasil, a questão dos aparelhos que suportam mais de um chip. Independente desta mudança não ter data definida para acontecer, nós já estamos muito felizes com a novidade e torcemos para que isso seja implantado logo.🙂

chip
VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.