mulher tirando selfie com cachorro ao estilo da rede social bereal

BeReal: conheça a rede social que só permite fotos instantâneas

Você já teve a sensação que alguns perfis nas redes sociais passam uma impressão distorcida da vida cotidiana? Os criadores do BeReal já! Eles estavam cansados das dezenas de milhares de perfis que tentam mostrar ou vender um “lifestyle” que não condiz com a realidade.

mulher tirando selfies

Por isso, criaram uma plataforma que fosse mais autêntica, onde os seus usuários pudessem mostrar a si mesmos e suas vidas como elas realmente são, sem filtros, efeitos ou edições de fotos ou vídeos. Por incrível que pareça, as pessoas gostaram dessa ideia.

Nos dois primeiros meses deste ano, o BeReal teve um salto de 480 mil para 1,4 milhão de usuários. Em março, o número total de contas registradas ultrapassou os 2 milhões, e no mês seguinte, quase 800 mil usuários aderiram à plataforma.

Vale ressaltar que as redes sociais não são por si só algo ruim, podendo inclusive ser ótimas ferramentas para comunicação, fonte de conhecimentos e até mesmo um lugar para alavancar o seu negócio. No entanto, quando não usadas de forma sadia, elas podem trazer riscos. Alguns estudos já mostram que a imensa quantidade de filtros de algumas plataformas está afetando negativamente a saúde mental e autoestima de seus usuários.

Além disso, muitos se frustram pela visão distorcida passada por alguns perfis, pensando que nunca terão a vida dos sonhos que outras pessoas estão supostamente vivendo. Em alguns casos mais graves, isso pode acarretar em depressão.

Portanto, se você está cansado de algumas superficialidades que tem visto e deseja algo mais autêntico, que tal dar uma chance para o BeReal? Siga conosco para saber mais sobre essa rede social.   

O que é o BeReal e como ele funciona?

BeReal é uma rede social onde é possível postar e visualizar fotos (ainda não há suporte para vídeos) de seus amigos, de forma semelhante ao Instagram. No entanto, seu principal diferencial está na sua forma de atuação, que incentiva que sejam publicados conteúdos realmente verdadeiros e espontâneos.

Ao baixar o aplicativo, disponível tanto para Android como iOS, cada usuário é convidado uma vez por dia a tirar uma foto que mostre o que ele está fazendo naquele momento. Esse convite é conhecido como a hora de ser “BeReal” (ser real). Somente uma foto pode ser tirada por dia, e o horário que esse convite é feito varia de dia para a dia.

Dessa forma, é bem capaz que você tenha que postar uma foto sua tomando café da manhã num dia e no dia seguinte uma foto na academia no final da tarde. O BeReal tira uma foto dupla do seu smartphone. Ou seja, uma selfie sua e uma mostrando o que está a sua frente. Assim, os demais usuários poderão ver você e o que você está fazendo naquele momento.

mulher tirando selfie tomando café

Ao receber a notificação do envio da foto, você terá dois minutos para tirá-la. Neste intervalo de tempo, você pode fazer quantas tentativas quiser para encontrar a melhor foto. Mas por ser um período pequeno, você dificilmente terá a chance de se maquiar, arrumar seu cabelo ou então trocar de roupa.

passando maquiagem no gatinho

Mas a ideia é justamente essa! Através da aleatoriedade de horário, seus seguidores poderão ter uma melhor visão da sua rotina, e o curto período de tempo é oferecido para que a foto mostre quem você realmente é. Vale destacar que o BeReal não oferece nenhum tipo de filtro ou ferramenta de edição. Portanto, nada de vergonha!

A ideia é realmente se divertir ao mostrar e ver a verdadeira rotina dos seus amigos. Por questões de segurança, você pode ocultar a localização das suas fotos, não revelando o lugar onde você está.

O que acontece se você perder o horário da foto?

Um dos pensamentos que pode ter surgido na sua mente ao saber como o BeReal funciona é: “mas e seu eu não ver a notificação para postar a foto a tempo? ”. Essa dúvida é válida, afinal, ninguém fica o dia inteiro mexendo no celular, não é mesmo?

Para aqueles que perderam o horário BeReal do dia, a rede social permite publicar uma foto no final deste dia. Mas a plataforma irá informar para os seus seguidores que essa foto foi tirada fora do horário solicitado pela plataforma.

Como a ideia é que as publicações sejam as mais autênticas possíveis, o ideal é tentar não perder as solicitações. Por isso, certifique-se que as notificações do aplicativo estejam ligadas no seu celular. Vale ressaltar que usuários que não tiram fotos próprias ficam impossibilitados de ver as publicações dos outros. Dessa forma, é preciso entrar na brincadeira para usufruir da rede social.

Agora que você já sabe como o BeReal funciona, basta acessar o seu site ou baixar o seu app, criar uma conta e chamar os seus amigos. Para saber mais sobre esse mundo de redes sociais, veja os demais artigos do nosso blog. Temos diversas dicas e informações que irão lhe surpreender. Clique aqui e aproveite.

Fonte(s):

CNN Brasil e Mundo Conectado

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.