Em razão da pandemia de coronavírus, muitos países decretaram quarentena para os seus cidadãos. A ideia é diminuir as aglomerações e o contato social e, com isso, reduzir também as chances de propagar a doença em alta velocidade.
Muitos estados decidiram suspender aulas e o funcionamento de parte do comércio, o que fará com que milhares de pessoas fiquem em casa nas próximas semanas. Essa pode ser uma oportunidade para aperfeiçoar o seu currículo fazendo cursos online.
Pensando no público, muitas empresas e instituições de ensino optaram por liberar cursos online gratuitos para que todos possam ter atividades para se entreter durante esse período. Abaixo listamos um total de 586 cursos que estão disponíveis por tempo limitado gratuitamente.
Com 11 horas de duração, o LinkedIn liberou em sua plataforma o curso “Trabalho Remoto: Colaboração, Foco e Produtividade”. O curso está subdividido em 10 módulos, abordando temas como gestão de equipes virtuais, fundamentos da gestão de tempo, colaboração entre equipes no Office 365, como vencer a procrastinação, como melhorar o foco, entre outros. Ao final, os usuários recebem ainda um certificado de participação.
Conheça o curso ofertado pelo LinkedIn
Uma das instituições de ensino mais renomadas do país, a Fundação Getúlio Vargas liberou nada menos do que 55 cursos online gratuitamente. São oportunidades nas áreas de Administração, Direito, Liderança e Marketing. Os cursos oferecem certificação mediante um teste e as horas podem ser utilizadas em cursos universitários como formação complementar.
Conheça os cursos ofertados pela FGV:
Com as atividades suspensas até o dia 19 de abril, o Sebrae optou por oferecer a todos os usuários cursos online gratuitos durante esse período. As aulas, porém, tem duração de 2 horas e acontecem ao vivo, de acordo com um cronograma pré-estabelecido. Os participantes poderão interagir com o palestrante e com outros espectadores por meio de um chat exclusivo. São 14 opções de cursos:
A Perestroika Online é uma plataforma de cursos voltados para diversas áreas. Durante a pandemia de coronavírus, a empresa está disponibilizando gratuitamente o curso “Colaboração, Pensamento em Rede e Interdependência”. O foco aqui é economia e sociedade colaborativas.
Conheça o curso ofertado pela Perestroika Online
A Udemy é uma plataforma online com cursos voltados predominantemente para a área de programação. Entretanto, há desde opções mais simples, como cursos para iniciantes em planilhas Excel, até mais complexos, como programação utilizando ferramentas do MIT. São 494 cursos gratuitos online. Isso mesmo, quase 500 opções para você escolher.
Conheça os cursos ofertados pela Udemy
Se você domina a língua inglesa, então vale a pena dar uma olhada nos cursos online disponibilizados pela renomada Universidade de Harvard. São 21 opções de cursos voltados para diversas áreas, como Ciência de Dados, Bioquímica e Literatura. Os cursos são completamente gratuitos, mas se o aluno quiser um certificado ao final precisa pagar por ele.
Conheça os cursos ofertados pela Universidade de Harvard
A USP, em parceria com o Coursera, liberou 7 cursos gratuitos na plataforma. As oportunidades são nas áreas de criação de startups, ciências da computação, análise macroeconômica e teste de software. Basta acessar o site do Coursera e digitar “Universidade de São Paulo” na busca para ver a lista de cursos.