Entre as muitas especificações técnicas que um celular apresenta, uma das mais importantes é a memória RAM. Porém, nem sempre os fabricantes deixam essa informação aparente, então como saber quanto de memória RAM meu celular tem?
Existem vários métodos para obter essa informação, vamos conhecer alguns deles agora.
®GIPHY
Cada fabricante é livre para determinar de que maneira as informações serão exibidas no sistema operacional Android. Por essa razão, não existe um padrão de busca para a exibição dessa informação. Contudo, um caminho possível é o seguinte.
Passo 01: acesse “Menu” e em seguida “Configurar“.
Passo 02: Acesse com um toque “Sistema” e em seguida “Sobre o dispositivo”.
Passo 03: Dê vários toques seguidos sobre “Número da versão”, até a mensagem “Você agora é um desenvolvedor!” ser apresentada.
Passo 04: Retorne à tela “Sistema” e toque na nova opção “Opções do desenvolvedor”
Passo 05: Toque em “Memória”, em seguida é apresentado o “Uso médio de memória”. Toque em “Memória usada por apps” para visualizar quais Apps estão utilizando mais a memória do aparelho.
Outra maneira eficiente de descobrir quanto de memória RAM o seu smartphone tem é baixando um aplicativo específico para isso. Um dos mais conceituados nesse quesito é o CPU-Z, disponível gratuitamente na Play Store.
Embora ele tenha um interface bastante antiquada ele é inegavelmente um dos mais completos no que diz respeito à exibição de especificações técnicas. Utilizá-lo é bastante simples.
Passo 01: abra o aplicativo CPU-Z.
Passo 02: toque sobre a aba “Device”.
Passo 03: em seguida, procure na lista de especificações técnicas por “Total RAM”.
Simples, não é mesmo?
É comum que muitos usuários se sintam “enganados” ao descobrirem a quantidade de memória RAM dos seus aparelhos. Isso porque essa capacidade é expressa em megabytes e, além disso, a capacidade nominal é diferente da capacidade divulgada comercialmente.
Tome como exemplo um smartphone cuja que tenha 4 GB de RAM. Via aplicativo, o valor exibido será de 3.679 MB ou 3.7 GB. Isso não significa que estão faltando 300 MB. Em termos técnicos, 1 GB equivale a 1024 MB. Porém, para evitar a exibição de valores fracionados, todas as fabricantes arredondam esse número.
O principal motivo de saber esse dado é checar se as informações batem com aquelas fornecidas pelo fabricante. Infelizmente, é muito comum encontrarmos celulares piratas no mercado, que simulam o design e o hardware de um aparelho top de linha, mas na prática têm menos memória do que o prometido.
No caso de produtos originais comprados junto ao fabricante isso raramente acontece – e quando ocorre o aparelho é trocado sem maiores problemas. Contudo, no caso dos celulares piratas não há muito o que fazer e o consumidor acaba ficando no prejuízo.