Positivo do seu jeito

Dicas

Como saber quanto de memória RAM o meu celular tem?

26 de setembro de 2019

por: MKT Positivo

Entre as muitas especificações técnicas que um celular apresenta, uma das mais importantes é a memória RAM. Porém, nem sempre os fabricantes deixam essa informação aparente, então como saber quanto de memória RAM meu celular tem?

Existem vários métodos para obter essa informação, vamos conhecer alguns deles agora.

como-saber-quanto-de-memoria-ram-meu-celular-tem
®GIPHY

Via sistema operacional Android

Cada fabricante é livre para determinar de que maneira as informações serão exibidas no sistema operacional Android. Por essa razão, não existe um padrão de busca para a exibição dessa informação. Contudo, um caminho possível é o seguinte.

Passo 01: acesse “Menu” e em seguida “Configurar“.

como-saber-quanto-de-memoria-ram-meu-celular-tem

Passo 02: Acesse com um toque “Sistema” e em seguida “Sobre o dispositivo”.

como-saber-quanto-de-memoria-ram-meu-celular-tem

Passo 03: Dê vários toques seguidos sobre “Número da versão”, até a mensagem “Você agora é um desenvolvedor!” ser apresentada.

como-saber-quanto-de-memoria-ram-meu-celular-tem

Passo 04 Retorne à tela “Sistema” e toque na nova opção “Opções do desenvolvedor

como-saber-quanto-de-memoria-ram-meu-celular-tem

Passo 05: Toque em “Memória”, em seguida é apresentado o “Uso médio de memória”. Toque em “Memória usada por apps” para visualizar quais Apps estão utilizando mais a memória do aparelho.

Toque em “Memória”, em seguida é apresentado o “Uso médio de memória”. Toque em “Memória usada por apps” para visualizar quais Apps estão utilizando mais a memória do aparelho.

Via aplicativo CPU-Z

Outra maneira eficiente de descobrir quanto de memória RAM o seu smartphone tem é baixando um aplicativo específico para isso. Um dos mais conceituados nesse quesito é o CPU-Z, disponível gratuitamente na Play Store.

Embora ele tenha um interface bastante antiquada ele é inegavelmente um dos mais completos no que diz respeito à exibição de especificações técnicas. Utilizá-lo é bastante simples.

Passo 01: abra o aplicativo CPU-Z.

como-saber-quanto-de-memoria-ram-meu-celular-tem

Passo 02: toque sobre a aba “Device”.

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1XZOlcHJdZ7A3wKNOqhRP68MtJK3Eo1GH

Passo 03: em seguida, procure na lista de especificações técnicas por “Total RAM”.

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1XZOlcHJdZ7A3wKNOqhRP68MtJK3Eo1GH

Simples, não é mesmo?

Fique de olho na capacidade nominal de memória RAM

É comum que muitos usuários se sintam “enganados” ao descobrirem a quantidade de memória RAM dos seus aparelhos. Isso porque essa capacidade é expressa em megabytes e, além disso, a capacidade nominal é diferente da capacidade divulgada comercialmente.

Tome como exemplo um smartphone cuja que tenha 4 GB de RAM. Via aplicativo, o valor exibido será de 3.679 MB ou 3.7 GB. Isso não significa que estão faltando 300 MB. Em termos técnicos, 1 GB equivale a 1024 MB. Porém, para evitar a exibição de valores fracionados, todas as fabricantes arredondam esse número.

Por que é importante saber essa informação?

O principal motivo de saber esse dado é checar se as informações batem com aquelas fornecidas pelo fabricante. Infelizmente, é muito comum encontrarmos celulares piratas no mercado, que simulam o design e o hardware de um aparelho top de linha, mas na prática têm menos memória do que o prometido.

No caso de produtos originais comprados junto ao fabricante isso raramente acontece – e quando ocorre o aparelho é trocado sem maiores problemas. Contudo, no caso dos celulares piratas não há muito o que fazer e o consumidor acaba ficando no prejuízo.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.