Positivo do seu jeito

Dicas

Proibida pra mim: senhas fáceis que você nunca deve usar

10 de dezembro de 2019

por: MKT Positivo

Praticamente todos os serviços que utilizamos atualmente necessitam de uma senha. Lembrar de todas elas não é uma tarefa fácil, mas você está proibido de usar algumas senhas se não quiser acabar sendo descoberto.

Quanto mais simples for uma senha ou mais fácil de ser deduzida, maiores são as chances de que quem tente roubá-lo consiga descobri-las. Para evitar que isso aconteça, listamos aqui alguns conselhos para criar senhas mais fortes e evitar cair na tentação do óbvio.

senhas-faceis-proibidas-de-usar
®GIPHY

Alerta: evite nomes de personagens de filmes e séries

Um estudo publicado pela Fundação Mozilla no mês de novembro indicou que uma parcela significativa das senhas que foram quebradas em 2019 faziam referência à séries e nomes de personagens. Mais de 370 mil pessoas, por exemplo, utilizavam senhas que faziam referência à série Friends.

Os personagens Rachel (136.817), Monica (132.803), Phoebe (42.060), Chandler (33.966), Joey (25.269) e Ross (6.643) foram citados em milhares de senhas passíveis de serem quebradas.

senhas-faceis-proibidas-de-usar
®GIPHY

O mesmo fenômeno ocorreu também com relação à série Seinfield, em que mais de 350 mil pessoas foram pegas por usar nomes de personagens. Entre eles, os mais citados foram George (230.564), Elaine (48.591), Jerry (28.311), Kramer (25.915) e Newman (22.373).

Fãs de esporte: redobrem a atenção

O mesmo fenômeno foi constatado entre fãs de esportes. Muitas pessoas simplesmente utilizam senhas como “futebol” ou “basquete” para proteger as suas contas pessoais. Isso as torna vítimas fáceis, pois palavras comuns são mais fáceis de serem descobertas por meio de softwares de quebra de senha.

Nesse caso, o mesmo se aplica aos personagens desses esportes, no caso os atletas. Uma senha “Ronaldo” ou “Messi” sem sombra de dúvidas é uma péssima escolha, por mais que você seja fã deles. Evite nomes óbvios e minimize as chances de ser descoberto.

senhas-faceis-proibidas-de-usar
®GIPHY

Sequências numéricas: também fuja delas

Por fim, deixe de lado também as sequências numéricas. A sua data de aniversário ou senhas como “1234” e “4321” são um prato cheio para os meliantes. Como já mencionamos, aplicativos de quebra de senhas são especializados em “testar” vários códigos possíveis – e os mais óbvios acabam tendo prioridade nesses testes.

Códigos com letras também devem ser evitados. Senhas como “abcde”, “zyxwv” ou mesmo “asdfg” são consideradas fáceis de serem quebradas e, se possível, devem ser evitadas a todo custo.

O que fazer para se proteger?

A primeira dica é evitar utilizar a mesma senha sempre. Isso porque se alguém conseguir descobrir uma delas – e ela for a mesma para todos os seus serviços – em um piscar de olhos você pode perder todos os seus dados e não terá nem meios alternativos para recuperá-los.

Em segundo lugar, troque as suas senhas periodicamente. O ideal é que a cada três meses você use uma senha nova. Por fim, sempre que possível crie senhas fortes por meio de aplicativos geradores de senha. Elas podem ser mais difíceis de memorizar, mas garantem um nível extra de proteção para todas as suas contas.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.