Smart Fill: preenchimento automático chega ao Planilhas Google

O Google anunciou nesta semana uma novidade que promete mais produtividade para os usuários do Planilhas Google: um recurso de preenchimento automático de células. A função é similar à que já existe no Microsoft Excel, principal concorrente da plataforma.

Animação em pixel em que o John Travolta confuso está dentro de uma planilha

O chamado “smart fill” deve ser incorporado ao Planilhas Google nas próximas semanas. Os usuários devem recebê-lo aos poucos. Se você tem interesse em utilizar essa função e sempre sentiu falta dela na plataforma online do Google, então é só aguardar para comemorar.

Smart Fill: como funciona o preenchimento automático

O mais novo recurso do Google Planilhas faz uso das informações presentes no documento para sugerir ao usuário termos que possam reduzir o tempo de preenchimento. Esse recurso foi adotado pela primeira vez no Microsoft Excel, em 2013, e há muito era lembrado pelos usuários da plataforma online do Google.

Garota cavalgando em alta velocidade em um unicórnio por uma planilha do Google Planilhas

A lógica é simples: ao detectar um padrão, o Google passa a sugerir termos que possam ser utilizados para o preenchimento automático. 

“Digamos que você tenha uma coluna de nomes completos, mas deseja dividi-la em duas colunas (nome e sobrenome, por exemplo). Quando você começa a digitar os nomes em uma coluna, o Planilhas detecta automaticamente o padrão, gera a fórmula correspondente e preenche automaticamente o restante da coluna para você”, explicou a empresa em comunicado oficial.

Preenchimento automático do Google Planilhas

Em um exemplo divulgado pelo Google, é possível escrever uma mensagem comum a todos os participantes de um evento a partir do nome de cada um deles na coluna correspondente. A ideia é permitir que os usuários ganhem tempo não precisando incluir manualmente cada um dos dados.

Integração com bancos de dados

Outra novidade que deve aparecer para um número maior de usuários é a função Planilhas Conectadas, já disponível para contas corporativas. Trata-se de um recurso de análise de dados compatível com o Google BigQuery e que permite a importação e a manipulação de dados do banco a partir do software de planilhas.

Personagem da série Star Trek lendo muitas informações em um computador

“Isso facilita para que mais membros de sua organização entendam, colaborem e gerem insights a partir dos dados. Especificamente, pode ajudar os especialistas no assunto a trabalhar com dados sem depender de analistas, que podem estar menos familiarizados com o contexto dos dados ou sobrecarregados com uma ampla variedade de solicitações de dados”, detalhou o Google em seu blog oficial.

Ainda segundo a empresa, o Planilhas Conectadas foi liberado para os assinantes do G Suite Enterprise, do G Suite Enterprise for Education e do G Suite Enterprise Essentials no último dia 30 de junho. Como a liberação deve ocorrer de forma gradual, cheque a sua planilha para saber se o serviço já está habilitado em sua conta.

…..

Você gostou desses dois novos recursos que serão incorporados ao Google Planilhas? Eles já estão ativos para você? Participe deixando a sua opinião nos comentários.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.