Smart Fill: preenchimento automático chega ao Planilhas Google

O Google anunciou nesta semana uma novidade que promete mais produtividade para os usuários do Planilhas Google: um recurso de preenchimento automático de células. A função é similar à que já existe no Microsoft Excel, principal concorrente da plataforma.

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O chamado “smart fill” deve ser incorporado ao Planilhas Google nas próximas semanas. Os usuários devem recebê-lo aos poucos. Se você tem interesse em utilizar essa função e sempre sentiu falta dela na plataforma online do Google, então é só aguardar para comemorar.

Smart Fill: como funciona o preenchimento automático

O mais novo recurso do Google Planilhas faz uso das informações presentes no documento para sugerir ao usuário termos que possam reduzir o tempo de preenchimento. Esse recurso foi adotado pela primeira vez no Microsoft Excel, em 2013, e há muito era lembrado pelos usuários da plataforma online do Google.

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A lógica é simples: ao detectar um padrão, o Google passa a sugerir termos que possam ser utilizados para o preenchimento automático. 

“Digamos que você tenha uma coluna de nomes completos, mas deseja dividi-la em duas colunas (nome e sobrenome, por exemplo). Quando você começa a digitar os nomes em uma coluna, o Planilhas detecta automaticamente o padrão, gera a fórmula correspondente e preenche automaticamente o restante da coluna para você”, explicou a empresa em comunicado oficial.

Preenchimento automático do Google Planilhas

Em um exemplo divulgado pelo Google, é possível escrever uma mensagem comum a todos os participantes de um evento a partir do nome de cada um deles na coluna correspondente. A ideia é permitir que os usuários ganhem tempo não precisando incluir manualmente cada um dos dados.

Integração com bancos de dados

Outra novidade que deve aparecer para um número maior de usuários é a função Planilhas Conectadas, já disponível para contas corporativas. Trata-se de um recurso de análise de dados compatível com o Google BigQuery e que permite a importação e a manipulação de dados do banco a partir do software de planilhas.

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“Isso facilita para que mais membros de sua organização entendam, colaborem e gerem insights a partir dos dados. Especificamente, pode ajudar os especialistas no assunto a trabalhar com dados sem depender de analistas, que podem estar menos familiarizados com o contexto dos dados ou sobrecarregados com uma ampla variedade de solicitações de dados”, detalhou o Google em seu blog oficial.

Ainda segundo a empresa, o Planilhas Conectadas foi liberado para os assinantes do G Suite Enterprise, do G Suite Enterprise for Education e do G Suite Enterprise Essentials no último dia 30 de junho. Como a liberação deve ocorrer de forma gradual, cheque a sua planilha para saber se o serviço já está habilitado em sua conta.

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Você gostou desses dois novos recursos que serão incorporados ao Google Planilhas? Eles já estão ativos para você? Participe deixando a sua opinião nos comentários.

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