Positivo do seu jeito

Dicas

TikTok: 4 maneiras de como ganhar dinheiro no aplicativo

2 de julho de 2021

por: MKT Positivo

As redes sociais surgem como uma possibilidade de divulgar os negócios de forma interativa e receber por isso. O TikTok se destaca como uma opção interessante, visto que é uma plataforma com fácil viralização dos conteúdos. 

É preciso ter em mente alguns passos antes de se aventurar pelo app, de modo a garantir a visibilidade e o alcance do seu conteúdo. As linhas a seguir reservam dicas práticas de como ganhar dinheiro com o TikTok.

Como ganhar dinheiro no TikTok

O TikTok surgiu oficialmente em 2018 e nasceu da junção de duas plataformas, uma de áudio e outra de vídeo. A rede pede por um formato de conteúdo descontraído, visto que a maior parte das “trends”, ou tendências, que são viralizadas dispõem de humor. 

Hoje, com mais de 2 bilhões de downloads entre App Store e Google Play, a plataforma com foco em vídeos concentra mais de 800 milhões de usuários ativos. Por isso, considerar a rede para garantir views e gerar renda é uma boa opção. 

TikTok: 4 maneiras de como ganhar dinheiro no aplicativo

A última atualização passou a permitir vídeos de até três minutos, ampliando o limite inicial de 15 segundos. Dessa forma, é necessário desenvolver materiais dinâmicos e objetivos, para garantir que a mensagem seja entregue nesse tempo. Além do dinamismo, existem outros passos que podem ajudar a conseguir visualização e, portanto, dinheiro com o TikTok. Anota aí:

1- Explore o aplicativo

Para entender o funcionamento do TikTok, como são os conteúdos veiculados nele e como é que os vídeos chegam até as pessoas, você deve fazer uma imersão. Isso permite que as produções sejam feitas de forma assertiva e com base nos mecanismos observados durante o uso.

Ao se familiarizar com a plataforma, você ficará por dentro de ferramentas que ajudam na viralização e na adequação de acordo com o nicho desejado. No caso do TikTok, esses moldes para atingir o público acontecem de forma mais particular. 

A exemplo disso, tem-se os desafios, ou challenges, que promovem um vídeo com maior facilidade por integrarem um tema popular entre os usuários. 

2- Salve as inspirações 

Antes de produzir algo, é preciso criar uma boa base com exemplos. O trabalho fica mais descomplicado quando existem referências que orientam a produção. Portanto, uma dica valiosa é salvar vídeos que podem servir de inspiração para futuras produções. 

Tendo em vista essa consideração, vale estipular um lugar específico para hospedar as inspirações. Isso permitirá que elas fiquem organizadas em apenas um meio, seja em um grupo do WhatsApp ou nos downloads do celular. 

3- Customize seu perfil

Inspirações a postos, é hora de agir. Depois de pensar em formas de criar o conteúdo, já é possível colocá-lo em prática. E o primeiro passo é a elaboração de um perfil com detalhes que vão te ajudar a ganhar dinheiro TikTok. 

TikTok: 4 maneiras de como ganhar dinheiro no aplicativo

Nesse momento, você precisa levar em consideração algumas dicas que ajudam a otimizar a assimilação do conteúdo à pessoa. São elas:

Escolha seu nome de usuário

Pensar em um nome significa levar em conta uma opção que seja fácil de lembrar depois. Dessa forma, uma pessoa que consumiu o conteúdo e esqueceu de salvar, pode encontrar com facilidade posteriormente.

Outro aspecto que se deve considerar é inserir palavras-chave de acordo com o nicho ou termos que se relacionam com a marca, pois isso impulsiona a associação da conta ao que ela oferece. 

Segmente seu público 

Selecionar o público-alvo é uma maneira de afunilar para quem você está produzindo.  Além de facilitar a elaboração dos vídeos, vai te ajudar a chegar até as pessoas que gostam do seu conteúdo. 

Tenha em mente qual é o seu nicho, a idade dos que vão consumir as produções e outras características que agradam esse determinado segmento: danças, músicas ou uma breve abordagem sobre um determinado tema. 

Defina hashtags pertinentes

A hashtag é um dos melhores macetes para caminhar em direção ao público desejado. É importante pesquisar quais se encaixam no nicho para o qual se está produzindo os vídeos e então investir na prática. 

4- Planeje seu conteúdo 

As inspirações servem para a elaboração do perfil, definição de características pertinentes para o público, mas também são fundamentais para pensar o conteúdo que será promovido. Outras questões para considerar são o formato descontraído que costuma viralizar no TikTok, baseado em trends e duetos. 

O horário e a frequência também entram no planejamento. Apesar de demandar uma atenção especial, esses aspectos variam de acordo com a demanda que precisa ser observada. 

Se o conteúdo é exclusivo, ou não conta com muitos vídeos semelhantes, ele não pede por uma periodicidade alta ao longo do dia. Por outro lado, se eles seguem os conteúdos virais, o ideal é alimentar o perfil com mais vídeos diários.

Dicas práticas para a produção dos vídeos

Com um perfil bem elaborado, referências em mãos e nicho definido, o próximo passo é começar a produzir. Nós separamos dicas bem dinâmicas que podem cativar o público e, consequentemente, ajudar na viralização. 

– Coloque uma introdução em texto;

– Use transições de texto rápidas para manter a pessoa por mais tempo no vídeo;

– Use as chamadas para ação ao final do conteúdo;

– Crie variações de trends;

– Faça duetos;

– Entre nos desafios antes que eles fiquem saturados.

Agora é com você

Com todas as instruções de como ganhar dinheiro no TikTok, fica fácil estruturar um plano de ação para começar o quanto antes. É válido lembrar que estar por dentro de tudo o que acontece na rede, entender o público e usar hashtags são a base para começar a produzir.

A partir dos primeiros passos, a moderação e a resposta do público devem pautar os próximos vídeos e a periodicidade deles. Dessa forma, a persona que se cria na internet fica cada vez mais próxima do nicho desejado, facilitando a divulgação do serviço ou do tema difundido.