Uma excelente novidade foi adicionada no Google Maps para algumas capitais brasileiras: a partir de agora há como saber se o seu ônibus está chegando pelo Google Maps. A iniciativa foi implantada no início do mês de julho.
Ao menos por enquanto, o recurso é compatível com o sistema de transporte de apenas três capitais brasileiras: Brasília, Recife e Salvador. Contudo, a ideia é que em breve outras cidades também possam receber essa ferramenta, que certamente tornará mais simples a vida dos usuários.
Nesse artigo, mostraremos um passo a passo de como utilizar o recurso. Mesmo que ele ainda não esteja disponível na sua cidade, não se preocupe: muito em breve, certamente novos municípios terão acesso a mais essa possibilidade.
Para que possa incorporar esse recurso aos mapas, o Google se utiliza de dados das agências de transporte locais. Portanto, tenha em mente que em caso de alguma disparidade entre a informação que você vê na tela e o que acontece na vida real, o culpado nessa história não é o Google.
Passo 01: Abra o Google Maps e informe o seu local de destino, no campo superior.
Passo 02: Em seguida, no menu inferior, toque sobre o botão “Rotas”.
Passo 03: No menu superior, escolha “Ônibus” para ver os trajetos utilizando o transporte público.
Passo 04: Tradicionalmente já são exibidas as linhas disponíveis e o preço das passagens. Escolha qualquer uma das opções para ver mais detalhes.
Passo 05: Logo abaixo do primeiro ponto de ônibus, haverá a informação de quantos minutos faltam para que ele passe por aquele local.
Passo 06: Ao tocar sobre o tempo de viagem, um menu é aberto e a lista com todas as paradas do ônibus ao longo do trajeto é informada.
É bem simples, não é mesmo? Vale lembrar que essa informação sobre o tempo que ônibus levará para passar em um determinado ponto é aproximada. Ou seja, pode demorar uns minutos a mais ou a menos, mas em geral a ideia é que os resultados sejam os mais próximos possíveis da realidade.
Para quem faz trajetos a pé, no mês passado o Google Maps introduziu outra novidade no Brasil: os recursos de realidade aumentada. A ideia é que durante os trajetos feitos a pé, na tela do celular sejam exibidas informações extras sobre os estabelecimentos à medida que você passa por eles.
Com isso, o principal aplicativo de mapas existente na atualidade está cada vez mais poderoso. O número de recursos é tão grande que muitas pessoas desconhecem o potencial completo da plataforma. Recentemente, em um artigo, nós abordamos 5 dicas e truques novos do Google Maps que você precisa conhecer. Vale a pena conferir e se divertir com eles.