Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

simbolo-bluetooth

Bluetooth 5.2: o que é, como funciona e quais as diferenças em relação às versões anteriores

Você já ouviu falar em Bluetooth 5.2? Apesar de ter sido lançado em 2019, a última versão desse padrão de conexão entre dispositivos oferece diversos benefícios e recursos de última geração, que podem ser um fator de decisão e ajudar você na hora de comprar seu próximo dispositivo que necessite dessa tecnologia, como um mouse ou fone sem fio, por exemplo.

Apesar de ainda não ter se popularizado no mercado brasileiro, tudo indica que a mais recente versão do Bluetooth logo se tornará padrão entre os mais variados produtos eletrônicos, especialmente em relação a produtos com recursos IoT (Internet das Coisas).

Com isso em mente, vale a pena seguir neste artigo para conhecer mais sobre esta versão e quais soluções e melhorias ela oferece.

Tipos de Bluetooth? Como assim?

O Bluetooth tem sido um velho amigo dos usuários de produtos sem fio, em especial aqueles que já possuem um celular há algum tempo. Lançado em 2001, essa tecnologia pode ser definida como um padrão que gera conexão sem fio entre dispositivos eletrônicos. Basicamente, através de frequências de rádio é possível que um aparelho transfira dados para outro de forma simples e ágil.

celular-com-bluetooth-gif

Apesar de ser amplamente conhecido e usado, poucas pessoas sabem que o Bluetooth tem evoluído ao longo do tempo, com novas versões sendo lançadas. Uma das mais notáveis foi a sua versão 5 disponibilizada em 2016, que trazia melhorias no consumo de energia, alcance e velocidade na transferência de dados.

Devido a tudo isso, o Bluetooth 5 passou a ser utilizado na indústria de produtos inteligentes, por facilitar a conexão entre diversos dispositivos smart sem que haja interferência de rede ou alto consumo energético.

Esta versão de Bluetooth passou por uma atualização no início de 2019, a 5.1, que melhorava a capacidade de localização e descoberta e pareamento de aparelhos. No final do mesmo ano, o Bluetooth 5.2 foi lançado, trazendo ainda mais melhorias para a tecnologia.

Vantagens do Bluetooth 5.2

O principal destaque do Bluetooth 5.2 é o LE Áudio, que significa áudio de baixo consumo. Vamos conhecer as principais vantagens dessa tecnologia.

Economia de energia

Como o próprio nome já diz, o LE Audio permite que as baterias de dispositivos que costumam reproduzir faixas músicas e demais conteúdos em áudio, como fones de ouvido e caixas de som, durem muito mais do que os modelos que contam com versões inferiores de Bluetooth.

Isso é possível graças ao novo codec LC3, também conhecido como Codec de Comunicação de Baixa Complexidade. Ele ocupa apenas uma faixa inferior na hora de enviar ou receber os dados de uma transmissão, enquanto os codecs tradicionais necessitam de uma grande faixa.

Estabilidade de conexão

O Bluetooth 5.2 também conta com a tecnologia LE Power Control (LEPC), capaz de controlar a potência da transmissão entre os dispositivos. Dessa forma, os aparelhos podem ajustar a taxa da transmissão e recebimento, conseguindo utilizá-las.

Com essa estabilidade, muito dificilmente há perda de dados ou interrupções não planejadas enquanto uma conexão ou transmissão é feita.

Conexões simultâneas

mulher-usando-fones-sem-fio-com-conexao-bluetooth

Outro ótimo recurso da versão 5.2 é o Isochronous Channels (ISOC), também conhecido como canais isócronos. Com esses canais, mais de um dispositivo pode se conectar de forma simultânea a uma fonte Bluetooth.  

Assim, tanto você quanto o seu amigo, cada um usando um fone sem fio, podem escutar as músicas do seu smartphone, por exemplo.

Vale destacar que um recurso semelhante já existia no Bluetooth 5, o Dual Audio. No entanto, somente a versão 5.2 permite a utilização do LE, permitindo que diversos dispositivos possam ser conectados simultaneamente, e não somente dois.

Compatibilidade

O Bluetooth 5.2 oferece compatibilidade com suas versões anteriores. Dessa forma, mesmo tendo um smartphone com Bluetooth 4.2, seu fone de ouvido que possua a nova versão conseguirá se conectar ao aparelho, mas sem executar os novos recursos do 5.2, é claro.

Para conseguir utilizar todas as tecnologias do Bluetooth 5.2, tanto o aparelho transmissor quanto o receptor dos dados precisam possuir essa versão desse padrão de conexão.

Quais aparelhos já possuem Bluetooth 2.0?

Como destacado anteriormente, o Bluetooth 5.2 ainda não virou “moda” no mercado, apesar das ótimas vantagens que ele oferece. No entanto, já há alguns aparelhos que contam com essa tecnologia.

Como exemplo, o fone de ouvido Galaxy Buds 2, produzido pela Samsung. Outra popular fabricante de aparelhos no Brasil, a Xiaomi, também incluiu a versão 5.2 no seu fone Redmi Buds 3 Pro.

Entre os smartphones, o Samsung Galaxy S22 e o Asus ROG Phone 5 estão entre os principais modelos a disponibilizar essa tecnologia. Ao que tudo indica, os próximos lançamentos top de linha das principais fabricantes de celular também vão contar com o novo Bluetooth.

Agora que você já conhece o Bluetooth 5.2 e seus principais benefícios, basta procurar por dispositivos que já sejam compatíveis com essa versão e aproveitar. Por falar em benefícios, não deixe de dar uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog.

Temos diversas matérias contendo tutoriais, dicas e informações que podem ajudar você a aproveitar ao máximo os seus aplicativos e aparelhos eletrônicos, além de ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia.

Links:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/03/o-que-e-bluetooth-52-entenda-diferencas-alcance-e-compatibilidade.ghtml

https://canaltech.com.br/smartphone/coisas-que-voce-pode-fazer-com-bluetooth/

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter