Positivo do seu jeito

Dicas

® Shutterstock

5 motivos para você começar a usar o Waze como seu GPS oficial

Se você ainda não tem o hábito de usar o Waze, nós iremos dar alguns ótimos motivos para começar. Agora, se você já usa o app, fique ligado nessas dicas.

23 de Janeiro de 2018

por: Karola Furutani

Usar um GPS confiável hoje em dia se tornou uma grande utilidade, principalmente se você viaja muito, dirige todos os dias ou depende do trânsito para chegar nos lugares. Afinal de contas, mesmo que você conheça o caminho como a palma da mão, é sempre bom contar com uma ajudinha extra, não é mesmo?

Waze
® GIPHY

Quando o assunto é facilidade, o Waze está no topo da lista dos aplicativos de GPS mais práticos e eficientes. Entre todas as suas características, o que faz dele um app diferente dos demais é o seu funcionamento, que une o serviço de mapas com rede social, onde é possível não só se guiar pela navegação, como acompanhar em tempo real atualizações sobre o trajeto, que são publicadas pelas pessoas que também utilizam a ferramenta. Super útil!

Waze
® GIPHY

Além disso, conforme você vai utilizando e se tornando mais experiente, o Waze passa a aprender os seus trajetos mais utilizados e então é capaz de fornecer informações, como o volume do tráfego, e sugerir rotas alternativas para que você sempre otimize tempo e chegue mais rápido ao destino. Se você ainda não usa o Waze ou usa, mas não conhece todas as funções e recursos, a seguir daremos alguns motivos para você usar melhor o aplicativo e fazer dele o seu GPS oficial. Fique ligado:

5 Motivos práticos para usar o Waze

1. Escolha o seu posto preferido e saiba onde o combustível está mais barato.

Waze
® GIPHY

Esta é umas funcionalidades mais legais do Waze. Você pode configurar o app para mostrar postos de combustível, indicar no mapa os postos com a sua bandeira favorita e também verificar quais os preços praticados em cada um deles. Assim você não corre o risco de ficar sem combustível no meio do caminho e ainda economiza na hora de abastecer.

Como faz?

Acesse o menu do aplicativo e depois clique sobre o botão em forma de engrenagem para ir até as configurações do Waze. Ali, encontre a opção “Postos de combustível”. Nela, você pode definir a bandeira de posto de sua preferência, que tipo de combustível procura e até mesmo indicar o tipo de classificação (distância, bandeira ou preço). Lembre-se: as opções de combustível incluem apenas gasolina, etanol e diesel — ou seja, nada de gás natural veicular.

2. Marcou de encontrar seus amigos e vai chegar atrasado? Relaxa, o Waze avisa.

Waze
® GIPHY

Imprevistos acontecem, ainda mais quando se trata de trânsito. Esta funcionalidade do Waze foi criada justamente para “prever” os atrasos durante o seu percurso e informar seus amigos, por meio de uma notificação, a que horas aproximadamente você irá chegar ao destino combinado. Se isso não é amor, o que mais pode ser?

Como faz?

Abra o menu de navegação e toque sobre o botão “Enviar”, cujo ícone é um veículo emitindo um sinal. Este recurso necessita de acesso à sua lista de contatos telefônicos, então é só você selecionar quem será notificado e enviar o HEC (horário estimado de chegada). Vale lembrar que os contatos em questão precisam ter o Waze instalado em seus smartphones para receber o aviso.

3. Não quer pegar estrada de terra, pagar pedágio ou entrar em vias expressas? Tudo bem.

Waze
23 ® GIPHY

Para otimizar seu tempo, o Waze sempre oferece duas opções: o caminho mais rápido ou o mais curto. Essas configurações são as mais básicas, que vêm ativadas automaticamente no aplicativo. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que dá para personalizar essas rotas de acordo com algumas preferências. Por exemplo, se você vai viajar para um lugar desconhecido e não quer dirigir em ruas de terra, é só ativar esta configuração e pronto! O Waze mostrará suas opções de rota considerando este ajuste.

Como faz?

Nas configurações do app, acesse o menu “Navegação” e determine se as rotas devem incluir ou não praças de pedágio, vias expressas, balsas ou estradas de terra. Ainda é possível inserir a placa do seu carro a fim de que o Waze escolha o caminho de acordo com as normas de rodízio veicular em sua cidade — basta ir até a opção “Rodízio veicular”.

4. Seu mapa, suas regras.

Waze
® GIPHY

Outra coisa super bacana do Waze é a possibilidade de personalizar o visual do seu mapa, de acordo com as suas preferências. O app oferece diversas opções de modelos de carros, permite você escolher o que aparece ou não na sua tela (Wazes, radares, bate-papo, etc.), além de disponibilizar uma série de temas (cores) para você deixar tudo do seu jeito.

Como faz?

É só clicar na lupa, depois na engrenagem localizada no canto superior esquerdo e rolar até “Conf. de exibição”. Pronto, a partir daí é só deixar o app do seu jeito.

5. Nada de ficar saindo do Waze para trocar de música. Conecte com o Spotify.

Waze
® GIPHY

Se você estava achando que o Waze era só um corpinho bonito, saiba que ele tem muito a oferecer. Uma das coisas mais bem pensadas no aplicativo é a possibilidade de acessar o Spotify sem precisar pular de uma janela para outra. Você pode até pensar que isso é uma besteira, mas quando começar a usar vai perceber que além de super prático é também mais seguro.

Como faz?

Vamos por partes: primeiro você precisa ter o Spotify instalado no seu smartphone. Feito isso, abra o Waze e toque em “Aceitar” na janela que solicitar a conexão com o Spotify. Também é possível ativar tocando em “Menu” > “Configurações” > “Spotify” > e ativando a opção “Conectar Spotify”.

Depois que você ativar o ícone do Spotify será exibido no aplicativo Waze. Para mudar de música, clique no ícone do Spotify e use os ícones de avanço, retorno ou pausa. Para acessar mais recursos, abra o aplicativo do Spotify, que pode ser feito a partir do Waze clicando no ícone do Spotify e em “Ir para” no canto superior direito da tela. Para retornar ao Waze, clique na barra “Ir para o Waze” na parte superior da tela do Spotify.

Lembre-se: o Spotify precisa estar on-line para que o recurso funcione corretamente.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.