Windows 11: Microsoft libera versão final do sistema; veja como atualizar de graça

Windows 11: Microsoft libera versão final do sistema; veja como atualizar de graça

A versão oficial do Windows 11 foi lançada em atualização gratuita no dia 5 de outubro. Após o período de testes, os usuários já podem instalar o novo Windows em seus computadores que sejam compatíveis com o sistema. Quer saber como ter a nova versão do OS de graça? Vem com a gente para saber como atualizar para o Windows 11.

Assim como nas versões beta, o Windows 11 também oferece seus novos recursos apenas em PCs que contam com os requisitos mínimos determinados pela Microsoft. Para isso, a empresa também oferece um software para identificar o hardware do computador e informa se ele está pronto para a atualização.

windows-11-como-atualizar-gratis-versao-final

A empresa de Bill Gates garante que o sistema pode ser instalado de três formas diferentes pelos usuários. Os métodos, no entanto, diferem em procedimentos e podem ser mais fáceis a depender de qual deles o usuário escolheu. Um dos métodos, que vamos apresentar adiante, é através do assistente de instalação do OS.

Para ajudar nossos leitores, preparamos esse artigo onde apresentamos as maneiras de instalar o novo OS de forma detalhada. Acompanhe os procedimentos e veja qual deles é o melhor para você usar o quanto antes as novidades do Windows 11.

Principais novidades do Windows 11

O Windows 11 é um sistema operacional repleto de novidades. O novo OS trará novos elementos visuais como o Menu Iniciar centralizado, uma nova barra de tarefas, um novo logotipo do Windows, novos Widgets, gerenciamento de janelas, uma loja de aplicativos reformulada e maior integração com jogos do Xbox.

A grande novidade é que a atualização será gratuita para todos os usuários com uma cópia válida do Windows 10. Até mesmo computadores com versões antigas, como a 7 e a 8.1, poderão receber o novo Windows, mas desde que estejam com os requisitos mínimos do sistema.

Você também pode testar o Windows 11 em seu computador sem instalar nada. Para isso, acesse o site criado pelo desenvolvedor Blue Edge para rodar o sistema por meio do navegador web do PC. O teste pode ser realizado a partir de qualquer computador e pode ajudar a decidir se vale a pena realizar a atualização para o novo OS.

Como instalar o Windows 11 através do assistente de instalação do sistema

Passo 1. Acesse o site oficial do Windows 11 para baixar o assistente de instalação do sistema. Após acessar esse link, clique sobre o botão “Baixe agora”;

Passo 2. Após finalizar o download, inicie o instalador e siga os passos iniciais sugeridos pela Microsoft. Esse processo, entretanto, pode ser demorado e tudo vai depender das configurações de hardware de seu computador

Passo 3. Após realizar os procedimento e o processo de instalação for finalizado, reinicie o seu computador. Dessa maneira, as alterações serão efetivadas. É possível que a reinicialização do sistema seja automática. Se ela não acontecer, realize o procedimento manualmente; 

Passo 4. O software será inserido em sua máquina e você poderá usá-lo normalmente.

windows-11-como-atualizar-gratis-versao-final

Instalação do Windows 11 através de uma mídia USB ou DVD

Para usar essa opção de instalação o dispositivo de armazenamento USB ou o DVD deve possuir, no mínimo, 8GB de espaço. Também saber que o procedimento irá deletar todo conteúdo do dispositivo. Sendo assim, faça um backup desses arquivos antes de iniciar o procedimento. 

Passo 1. Será necessário acessar o site do Windows 11. Em seguida, siga até a aba “Criar mídia de instalação do Windows 11” e clique sobre o botão “Baixe agora”;

Passo 2. Inicie o instalador e aceite todos os termos de uso;

Passo 3. Determine o idioma, escolha a edição do sistema e clique sobre o botão “Avançar”;

Passo 4. Nesse momento, escolha se deseja criar uma mídia para instalação via USB ou por meio de um DVD. Clique em “Avançar”;

Passo 5. A opção USB necessitará de um boot em seu computador a partir da mídia que será criada. No DVD a imagem de instalação de sistema será gravada e será necessário reiniciar o dispositivo.

Instalação do Windows 11 por meio de uma imagem ISO

Passo 1. Siga até o site oficial do Windows 11 e baixe a imagem ISO do sistema;

Passo 2. Abra o local onde você baixou a imagem ISO e clique com o botão direito do mouse sobre esse arquivo. Escolha a opção para abrir usando o Windows Explorer;

Passo 3. Quando a imagem for iniciada você terá acesso aos arquivos de instalação do Windows 11;

Passo 4. Nesse momento, clique na opção “setup.exe” para iniciar o procedimento de instalação do sistema operacional.

Pronto. Gostou dessa dica? Continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para encontrar tutoriais, análises de softwares e outras dicas sobre o mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de buscas para encontrar conteúdos que solucionem as suas dúvidas sobre softwares, aplicativos, dispositivos diversos e serviços da internet. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.