Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

windows-11-o-que-esperar-novidades

Windows 11: o que esperar sobre a nova versão do sistema operacional da Microsoft

O Windows 11, aguardada atualização do sistema operacional da Microsoft, será apresentado em breve com diversas novidades. O OS contará com atualizações em seu design e updates em ferramentas nativas, como a Microsoft Store e o app Xbox. Mas será que as mudanças serão realmente significativas? Vamos analisar tudo que foi confirmado e vazado para que você saiba o que esperar de novidades do Windows 11.
Windows 11: o que esperar sobre a nova versão do sistema operacional da Microsoft
A Microsoft até tentou, mas não conseguiu evitar os vazamentos sobre seu novo sistema operacional. Todos os anos, as empresas de tecnologia sofrem com vazamentos que trazem prints ou vídeos de recursos guardados a sete chaves. Não poderia ser diferente com o esperado Windows 11.
Além da já confirmada mudança de visual, que deixará o sistema mais moderno e sofisticado, novos recursos de integração com plataforma como o Android, o Microsoft Teams e outros serviços – principalmente aqueles que são oferecidos pela empresa de Bill Gates. 

Um novo menu iniciar e nova barra de tarefas

A mudança visual mais significativa do Windows 11 será no famoso Menu Iniciar. Marca registrada do sistema, o menu sempre foi localizado à esquerda da tela, no canto inferior da interface. Uma alteração visual que mostra que o sistema pode evoluir e, até mesmo, assimilar características favoráveis de concorrentes.
O ícone do Windows continuará a lançar o Menu Inicial. Disposto como primeiro da fila de ícone, à esquerda da tela, o botão lança na tela uma janela suspensa também centralizada na tela. As imagens vazadas mostram que a barra de tarefas será centralizada, assim como seus ícones Dessa maneira, o visual do Windows assimila um importante elemento do macOS, que há muito tempo conta com uma barra inferior centralizada.. 
A interface padrão é minimalista. O visual, em parte, lembra a janela de aplicativos do Android, com ícones que podem ser fixados de acordo com a preferência do usuário. Há, também, uma área de recomendações inteligentes que sugere ações de acordo com a rotina do usuário. 

Novo logotipo do Windows 

O famoso logotipo do Windows mudou. A marca do sistema contará com um novo design azulado característico, mas com alterações em detalhes de luzes, na intensidade da cor e no aspecto. Agora o logotipo é retilíneo e chapado na tela, ao contrário do seu antecessor, que apresenta uma marca visual com desenho mais curvado.
Windows 11: o que esperar sobre a nova versão do sistema operacional da Microsoft
Os ícones do sistema também foram renovados. O usuário irá notar o redesenho de todos os recursos nativos e o acesso às configurações do sistema. No geral, o pacote visual mostra que os tons em azul compõem o conceito visual do sistema.

Os Widgets estão de volta

Os widgets são softwares desenvolvidos para facilitar a visualização do usuário para conteúdos específicos. Geralmente, eles são oferecidos para apresentar a previsão do tempo, as notícias de última hora, as informações sobre o mercado de ações, o placar de partidas esportivas e outros elementos que possam ajudar o usuário. O recurso deverá ocupar uma área significativa da tela – assim como acontece no macOS.

Nova loja de aplicativos

Segundo a Microsoft, o novo sistema contará com uma loja de aplicativos completamente reformulada. A Microsoft Store passará por mudanças visuais para que seja integrada ao novo conceito visual do Windows. 
Há, até mesmo, a possibilidade de que os termos de uso sejam atualizados para que novos aplicativos sejam disponibilizados por desenvolvedores. Ao que tudo indica, a empresa será menos rigorosa para permitir que produtos importantes, como o Chrome e softwares da Adobe, sejam distribuídos pela loja.

Novo gerenciamento de janelas 

A forma como trabalhamos com janelas podem garantir a otimização de produtividade ao usar um computador. Foi pensando nisso que a Microsoft levou para o Windows 11 o recurso chamado Fancy Zones. A ferramenta permite organizar janelas em diferentes formatos na tela.
O Fancy Zones é uma atualização do modo cascata do Windows 10. Com ele o usuário organiza diferentes visualizações, organizando na tela diversas janelas menores, como o navegador web, um software em uso, o explorador de arquivos e qualquer outra ferramenta que esteja aberta no PC. 
O recurso oferece a organização de janelas de diferentes formas, como janelas quadradas e retangulares, desde que haja espaço na tela para elas. Portanto, o recurso pode ampliar a visualização de conteúdos de trabalho ou entretenimento, sendo indicada, inclusive, para pessoas que usam dois ou mais monitores.

Melhor integração com o Xbox e novidades para jogos

Se há algo que os gamers se queixam é a integração do Windows com o Xbox. Com o tempo, muita coisa mudou, mas nada que deixasse esses usuários inteiramente satisfeitos com a experiência. Agora, segundo a Microsoft, o Windows 11 contará integração rápida com contas de jogos da Xbox Game Pass e acesso a loja de aplicativos do console.
Windows 11: o que esperar sobre a nova versão do sistema operacional da Microsoft
O recurso de mapeamento Auto HDR, encontrado nos consoles Xbox Series S/X, também será oferecido no sistema. A tecnologia é capaz de realçar cores e contraste de games. A novidade, no entanto, só funciona em monitores que oferecem suporte HDR.

A atualização será gratuita para todos os usuários?

Assim como acontece no macOS, da Apple, o Windows 11 deve chegar por atualização gratuita. A possibilidade deve ser oferecida, inclusive, para usuários de versões antigas do Windows, como a versão 7 e 8.1. Sendo assim, quem usa o Windows 8 deve atualizar para o 8.1 para que seja possível receber a nova versão do sistema.
A falta de novos recursos substanciais é um dos motivos que indicam a atualização gratuita. Torna-se evidente que a Microsoft está realizando, principalmente, ajustes na interface do sistema. Como analisamos, serão poucas as mudanças em funcionalidades e compatibilidade com outros dispositivos.

Data de lançamento

A Microsoft não confirma quando o novo OS será apresentado. A data de uma conferência especial foi especulada diversas vezes, mas efetivamente não ocorreu. A empresa, no entanto, liberou um relatório para fabricantes que estipula que drives para o sistema operacional devem ser finalizados até o dia 24 de setembro. O lançamento do Windows 11 é esperado ainda em 2021.
Gostou do conteúdo? Não deixe de navegar no portal Positivo do Seu Jeito para conhecer as novidades sobre tecnologia e dicas que podem tirar suas dúvidas sobre aplicativos, serviços online e softwares.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter