Positivo do seu jeito

Novidades

Windows 11: como verificar se o seu PC é compatível com a nova versão do SO

8 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

O Windows 11 será lançado oficialmente no dia 5 de outubro de forma gratuita. A Microsoft apresentará muitas novidades visuais no OS, como o novo Menu Iniciar, que agora está centralizado na tela. Mas como saber se o meu PC é compatível com o Windows 11? A seguir, confira como conhecer os requisitos mínimos do Windows 11 e verificar a compatibilidade com o sistema.

Nada é pior no mundo da informática do que atualizar o sistema e ele simplesmente deixar o computador lento. Para que isso não aconteça com seu PC ao instalar o Windows 11, fique atento às especificações do OS. A Microsoft disponibiliza na web todas as informações sobre os requisitos mínimos em computadores para rodar o novo sistema operacional. Mas será que apenas ler o informativo é suficiente?

Windows 11: como verificar se o seu PC é compatível com a nova versão do SO

A resposta, para a maioria dos casos, é sim e não. Vamos explicar. Possuir os requisitos mínimos não garante que um software funcionará com perfeição. Essas características são apenas o básico para a instalação, mas provavelmente você já sabe disso, não é verdade? A compatibilidade com um sistema é algo mais complexo e pode pegar muitos usuários de surpresa ao tentarem o upgrade do OS.

Verificador de compatibilidade PC Health Check

A Microsoft disponibiliza gratuitamente o software PC Health Check para que a compatibilidade de PCs com o Windows 11 seja verificada. No entanto, após disponibilizar a versão beta do sistema, muitos usuários disseram que esse software não fornecia informações completas sobre a compatibilidade dos computadores. Coube a Microsoft atualizar a ferramenta para que o problema fosse resolvido.

A nova versão do PC Health Check é disponibilizada em versões para 64 bits, 32 bits/ARM e Windows 10 em modo S. A ferramenta é disponibilizada pela Microsoft e serve de parâmetro para receber a atualização gratuita do sistema, que acontecerá no de outubro. Antes de iniciar o tutorial sobre como usar o PC Health Check, vamos abordar alguns aspectos importantes do novo Windows. 

Requisitos mínimos do sistema para rodar o Windows 11

Como falamos anteriormente, requisitos do sistema não são um salvo conduto para usufruir de todos os recursos de um software. A própria Microsoft alerta os usuários na página de requisitos do Windows 11. “Recursos específicos, além de aplicativos e hardware que você adiciona no computador, podem exceder esses requisitos mínimos”, afirma a empresa sobre o novo Windows.

Isso significa que o seu computador pode não rodar com facilidade algum recurso nativo pesado. O ideal é que a configuração seja superior aos requisitos mínimos para que esses tipo de problema não aconteça.

Antes de ensinarmos a baixar e usar o PC Health Check, vamos apresentar os requisitos para a instalação do sistema. Confira.

Processador

  • – 1 gigahertz ou superior;
  • – Processador de 64 bits que seja compatível com System on a Chip (SoC);
  • – Processador de dois ou mais núcleos.

Memória RAM

  • – Ao menos 4 GB instalados.

Armazenamento interno

  • – HD interno de, no mínimo, 64 GB.

Firmware do sistema

  • – Precisa ser compatível com inicialização segura;
  • – UEFI.

TPM – Trusted Platform Module

  • – Versão 2.0 do chip de segurança TPM na placa mãe.

Placa de vídeo

  • – Precisa de compatibilidade com WDDM 2.0;
  • – Compatibilidade com DirectX 12 ou superior.

Monitor (tela)

  • – Tecnologia de 8 bits por canal de cor;
  • – Definição mínima de 720p;
  • – A tela deve ser maior que 9 polegadas.

Como baixar e usar o PC Health Check para verificar a compatibilidade do computador com o Windows 11

Você precisará baixar a versão da ferramenta de verificação que seja adequada para o seu computador. Abaixo, apresentamos as três versões do software. Inicie o download seguindo o link que apresentamos aqui.

PC Health Check 64 bits

PC Health Check 32 bits

PC Health Check – Windows 10 em modo S

Passo 1. Após baixar e instalar a ferramenta, clique sobre o botão “Verificar agora” para iniciar a verificação de compatibilidade de seu computador com o Windows 11;

Passo 2. Caso o seu PC não seja compatível, a ferramenta indicará o motivo, ou motivos, exatos para que isso aconteça;

Passo 3. Quando a compatibilidade for positiva, no entanto, a ferramenta permitirá visualizar todos os detalhes de hardware do computador acompanhados com um ícone check que indica que está tudo certo para a atualização para o Windows 11.

A Microsoft também atualizou a lista de processadores compatíveis com o sistema. Os processadores das linhas Intel Core X, Xeon W e Intel Core i7-7820HQ, que fazem parte do hardware do Surface Studio,  foram incluídos na lista. 

Gostou da dica? Continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer outras dicas, tutoriais, análises de softwares e notícias sobre o mundo dos dispositivos tecnológicos. Além disso, use a nossa barra de pesquisas para encontrar soluções para suas dúvidas em smartphones, computadores, softwares, aplicativos e serviços da web. Estamos aqui para te ajudar.