Como definir a qualidade padrão de vídeos do YouTube no Android

A interface de reprodução de conteúdos do YouTube, em sua versão para Android, está passando por mudanças. Nas próximas semanas, os usuários terão acesso a novas opções relacionadas à qualidade padrão dos vídeos no YouTube. Nesse artigo você aprenderá como definir qualidade padrão de vídeo no YouTube.

A proposta é apresentar as informações sobre qualidade para os usuários de uma forma mais acessível. Afinal, nem todos têm plena noção sobre os significados das resoluções de imagem, o que complica a vida principalmente daqueles que estão menos familiarizados com detalhes tecnológicos.

Como definir a qualidade padrão de vídeos do YouTube no Android

A atualização nas opções de qualidade de imagem no YouTube serão disponibilizadas aos poucos para os usuários. Portanto, fique de olho nas atualizações do aplicativo nas próximas semanas para descobrir se você já foi contemplado com o recurso. Vamos entender primeiramente como essa função funciona hoje, para depois compreender como ela vai ficar.

Escolhendo a resolução de imagem

Por padrão, o app do YouTube para Android define a resolução do vídeo que será executado baseado em dois fatores: a qualidade da sua conexão (seja ela Wi-Fi, 3G ou 4G) e a capacidade de processamento do seu dispositivo. Esse resultado é exibido de acordo com a seguinte classificação, do valor mais baixo (menor resolução) para o mais alto (maior resolução):

  • 144p;
  • 240p;
  • 360p;
  • 480p;
  • 720p;
  • 1080p;
  • 4K;
  • 8K.

Entretanto, muitas pessoas não têm noção das diferenças entre uma resolução e outra e ficam confusas na hora de escolher em qual assistir. Para simplificar as coisas, o Google optou por resumir essas opções em quatro alternativas. Veja como isso vai funcionar.

Como funcionará o novo recurso

A informação sobre a resolução de imagem não deixará de ser exibida. Porém, todos os usuários terão acesso a quatro opções a partir da resolução principal. São elas:

  • Auto (recomendada): ajusta a qualidade do vídeo de acordo com a velocidade da sua conexão e o poder de processamento do dispositivo. É a opção ideal para a maioria dos usuários.
  • Alta qualidade de imagem: é a opção que oferece a melhor resolução disponível em um vídeo. Se ele foi publicado em 1080p, então será essa a opção exibida por padrão. Tome cuidado ao utilizá-la fora da rede Wi-Fi, pois ela consome um volume maior de dados.
  • Economia de dados: reduz a qualidade de imagem e a mantém alguns níveis abaixo do padrão (geralmente em 360p ou 480p). É a opção mais interessante para quem quer assistir aos vídeos, mas priorizando a economia de dados.
  • Avançado: permite a seleção de uma resolução específica por padrão. É a alternativa indicada para aqueles que têm maior conhecimento sobre o tema.

Ao escolher qualquer uma das alternativas acima, então ela será ativada por padrão e aplicada a todos os vídeos. Hoje não há como fazer isso e a opção “Auto” é o padrão do aplicativo.

Por fim, vale lembrar que se você optar por definir a qualidade de imagem a partir da ativação da opção “Avançado”, então poderá também escolher uma resolução específica para quando estiver conectado a um rede Wi-Fi e outra para conexões móveis (3G e 4G).

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.