Positivo do seu jeito

Dicas

Como fazer live no Facebook e no YouTube ao mesmo tempo?

24 de Abril de 2020

por: MKT Positivo

O período de quarentena fez com que aumentasse o número de usuários do Facebook e do YouTube que recorrem às lives como forma de passar o tempo. A boa notícia é que não são apenas os músicos ou youtubers que podem fazer essas transmissões.

Qualquer um com uma conta de usuário pode fazer transmissões ao vivo nessas duas plataformas. Porém, se você for tentar transmitir em ambas simultaneamente, verá que não é tão simples assim. É preciso ter as ferramentas certas instaladas no computador para habilitar essa função.

Nesse artigo, vamos conhecer duas ferramentas gratuitas que podem ajudá-lo a ficar online simultaneamente nas duas plataformas.

Como fazer live no Facebook e YouTube simultaneamente

Para realizar uma live no Facebook e no YouTube ao mesmo tempo você precisará de dois aplicativos: o OBS Studio, completamente gratuito, e o Ciclano.io, que é pago. O primeiro é uma solução para fazer lives pelo PC enquanto o segundo divide o sinal e permite a transmissão simultânea em mais de um serviço. Em um artigo anterior, já falamos sobre todos os recursos que o OBS Studio oferece.

Passo 1. Baixe e instale o OBS Studio no PC.

Passo 2. Acesse o aplicativo, acesse a opção “Fontes” e clique no sinal de “+”.

Passo 3. Em seguida, escolha “Dispositivo de Captura de Vídeo”.

Passo 4. Depois, dê um nome qualquer para essa fonte. Em seguida, escolha também a resolução de gravação. De preferência, opte por não transmitir com resolução abaixo de 1280 x 720 pixels.

Passo 5. Agora, acesse o Ciclano.io.

Passo 6. Na página inicial, clique na aba “Canais” para vincular as contas. Em seguida, vá em “Adicionar conta” e faça login nas opções correspondentes ao Facebook e ao YouTube.

Passo 7. Depois, vá em “Título e descrição” e preencha todos os campos com as informações relacionadas à sua live.

Passo 8. Clique em “Salvar” ao terminar a configuração.

Passo 9. De volta à página inicial, clique em “Habilitar transmissão”.

Passo 10. Aguarde até que alguns códigos sejam exibidos. Copie-os e retorne ao OBS Studio.

Passo 11. De volta ao OBS Studio, vá em “Configurações”.

Passo 12. Na opção “Transmissão”, clique em “Stream Personalizado” e marque a opção “Utilizar autenticação”.

Passo 13. Em seguida, cole os códigos copiados do Ciclano.io, na mesma ordem.

Pronto! Agora basta clicar em “Iniciar transmissão” para começar a transmitir simultaneamente no YouTube e no Facebook. Sem esse recurso de integração você só conseguirá transmitir por meio de uma plataforma por vez.

Certifique-se de contratar os serviços do Ciclano.io apenas se você fará um uso contínuo dele. A plataforma tem planos mensais e anuais, mas o mais acessível custa R$ 127 por mês. Em cada uma das modalidades há limites, tais como número de canais e espaço para armazenamento em disco.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.