Positivo do seu jeito

Dicas

Como usar o YouTube em segundo plano no celular Android

3 de agosto de 2019

por: MKT Positivo

De forma nativa, o YouTube não conta com um recurso que permita a todos os usuários ao menos ouvirem o áudio em segundo plano no smartphone. Porém, há como usar o YouTube em segundo plano no celular Android.

O método em questão não é nada convencional e requer que você tenha instalado o app mensageiro Telegram. Essa possibilidade permite até mesmo ouvir conteúdo do YouTube com o smartphone bloqueado. Vamos aprender o passo a passo de como tornar isso possível.

como-usar-o-youtube-em-segundo-plano-no-celular-android
®GIPHY

Como usar o YouTube em segundo plano no celular Android

A ideia consiste em aproveitar um dos recursos que o Telegram oferece e “adicioná-lo” ao YouTube. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

  • Passo 01: Primeiramente, abra uma conversa qualquer no app Telegram. Nela, cole um link para um vídeo do YouTube e envie-o.

como-usar-youtube-em-segundo-plano-01

  • Passo 02: Em seguida, toque no ícone de “Play”, ainda dentro do mensageiro.

como-usar-youtube-em-segundo-plano-02

  • Passo 03: Depois que o vídeo for iniciado, toque no ícone “Picture-in-Picture”, na parte de baixo da tela.

como-usar-youtube-em-segundo-plano-03

  • Passo 04: A seguinte mensagem será exibida: “Para reproduzir vídeo no modo PiP, o Telegram precisa de acesso para aparecer sobre outros apps”. Toque em “Configurações”.

como-usar-youtube-em-segundo-plano-04

  • Passo 05: Ative a chave “Permitir sobreposição a outros apps” .

como-usar-youtube-em-segundo-plano-05

  • Passo 06: Volte para a conversa e toque novamente sobre o ícone “Picture-in-Picture”.

como-usar-youtube-em-segundo-plano-06

Pronto. A partir de agora, mesmo que você saia do Telegram ou bloqueie o seu celular ainda assim o vídeo continuará sendo executado em segundo plano. Dessa forma, você pode transformá-lo em uma espécie de streaming de áudio. Para fechar o vídeo será preciso retornar ao Telegram.

Recurso está disponível para assinantes do plano premium

É importante lembrar que o YouTube conta com esse recurso de forma nativa, mas ele está disponível apenas para os usuários que assinam a versão premium do serviço. Inclusive, esse é apontado como um entre os muitos benefícios da plataforma para os usuários pagantes.

Por essa razão, é de se espantar que essa brecha tenha sido encontrada por aplicativos de terceiros. Em todo caso, enquanto o recurso estiver disponível, essa pode ser uma boa maneira de os usuários terem acesso a essa funcionalidade sem precisar pagar por isso.

YouTube: o “dono” dos vídeos na internet

Dados divulgados pelo Google, empresa responsável pela plataforma YouTube, indicam que o serviço tem mais de 1 bilhão de usuários – o que corresponde a quase um terço de todos aqueles que acessam a internet. Nos Estados Unidos, levando-se em consideração o público com idade entre 18 e 34 anos, isso corresponde a uma audiência maior do que a de qualquer canal de TV.

Disponível em mais de 91 países e em 80 idiomas diferentes, a plataforma entrega cerca de 1 bilhão de horas assistidas todos os dias. Mais de 70% do tempo de visualização é consumido por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.