Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

O sistema Android deve receber um novo recurso que permite aos usuários verificar a saúde da bateria de seus dispositivos. A atualização, parte do Android 14, deve incluir um indicador de saúde da bateria que mostra quando ela foi fabricada e a sua contagem de ciclos, através de uma nova opção nas configurações.

Bateria de celular sendo descarregada conforme ele anda.

Esta funcionalidade é possível graças às novas APIs do Google que permitem obter detalhes sobre a condição da bateria, como sua degradação. Além disso, uma versão experimental do Android 14 revelou uma página “Saúde da Bateria” ainda em desenvolvimento (agora fora do ar), que promete oferecer mais informações sobre a condição dela e também ajudar os usuários a identificar problemas, como descarregamento rápido, incentivando a busca por assistência técnica para possíveis substituições.

Por que isso importa?

Com a dependência crescente de dispositivos eletrônicos para a produtividade, a durabilidade da bateria se torna um desafio. Afinal, a capacidade dela de reter carga diminui com o tempo e o uso, impactando diretamente a usabilidade e o desempenho dos processadores.

Desta forma, um sistema eficaz de monitoramento da saúde da bateria pode antecipar a necessidade de manutenção e troca, para que o desempenho não seja afetado durante o uso. Na versão experimental do Android 14 testada pelo site Android Authority, a página “Saúde da Bateria” em desenvolvimento sugere uma abordagem mais transparente na apresentação das informações ao usuário.

Configurações para checagem da saúde da bateria no Android.
Reprodução: Android Authority.

Embora ainda não esteja anunciada como a interface final, indica avanço em direção a fornecer aos usuários dados reais para a tomada de decisão informada sobre a manutenção do dispositivo.

Olhando adiante, o monitoramento avançado da saúde da bateria pode tornar-se padrão em dispositivos móveis, com atualizações que ofereçam dados ainda mais precisos sobre o desempenho e a otimização, o que vai aumentar a demanda por soluções sustentáveis e inovadoras nessa área.

***

Para continuar explorando as últimas tendências para smartphones e computadores, não deixe de visitar o blog Positivo Do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.