As videoconferências online se tornaram o “novo normal” durante a pandemia. Embora elas sejam uma alternativa viável para a grande maioria das ocasiões, ainda há alguns pequenos detalhes que se mostram irritantes durante as transmissões.
Um deles é o gesto de pedir a vez para falar. Quando estamos em uma reunião presencial, um simples aceno de cabeça ou levantar a mão é suficiente para que quem está com a palavra saiba que você gostaria de fazer um comentário ou falar na sequência. E em conversas online, como fazer isso sem cortar o áudio de quem está falando?
O serviço Microsoft Teams encontrou a solução: incluir um botão que permite que quem está falando receba uma notificação informando que mais alguém falar. Essa ferramenta acaba de ser incorporada também às reuniões do Google Meet.
O Google batizou o novo recurso de “levantar a mão” e a forma de funcionamento é extremamente simples.
Passo 1. Durante uma videoconferência, quando alguém estiver falando, clique no botão “Levantar a mão”, disponível na barra de ferramentas.
Passo 2. Se você mudar de ideia antes de ter a palavra, basta clicar novamente no botão para que o alerta seja cancelado.
Para o Google, o recurso será mais bem aproveitado em reuniões com maior número de pessoas. “Em reuniões grandes, isso ajuda a aumentar a participação sem interromper o fluxo da conversa e ajuda a evitar que as pessoas interrompam umas às outras”, destacou a empresa em comunicado oficial.
O administrador da chamada tem acesso ainda a alguns controles extras da função. Por exemplo, é possível habilitar a fala dos participantes seguindo a ordem cronológica de pedidos. Outra possibilidade é a de abaixar a mão de um dos solicitantes, negando o pedido de palavra se assim desejar.
A pessoa que agenda ou inicia a reunião é o moderador por padrão. Só pode haver um moderador por reunião. Se você transferir ou marcar uma reunião na agenda de outra pessoa, ela passará a ser o moderador.
É importante lembrar ainda que a função está sendo liberada primeiramente para os assinantes do Google Workspace e do G Suite, com exceção dos planos Workspace Business Starter e G Suite Basic. Esses são os planos contemplados inicialmente pelo recurso: G Suite Business Essentials, G Suite for Education, G Suite Enterprise for Education, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard e Enterprise Plus.
Os demais usuários receberão o recurso posteriormente, mas uma data oficial não foi revelada. O recurso foi incorporado à ferramenta como um todo e, por essa razão, também está disponível na versão mobile do serviço. As funcionalidades são exatamente as mesmas no Android e forma de ativação da ferramenta, idem.