Positivo do seu jeito

Dicas

Quais as diferenças das películas de vidro para celular nos modelos 3D, 4D, 5D, 6D e até 10D?

6 de dezembro de 2019

por: MKT Positivo

Se você utiliza película em seu smartphone, certamente já deve ter se deparado nas lojas com nomenclaturas do tipo 4D, 5D e até 10D. Porém, você sabe dizer qual é a diferença das películas de vidro para celular?

Embora em teoria possamos deduzir que quanto maior o número, maior é a eficiência, na prática não é bem assim. Muitas vezes a diferença nada mais é do que indicativo de uma nova geração do produto, o que justifica necessariamente um eventual custo mais alto.

Vamos entender melhor as especificações técnicas das películas de vidro para smartphone?

diferencas-peliculas-de-vidro-celular-modelos-3d-4d-5d-6d-10d
®GIPHY

Os tipos de película de vidro para smartphone

Antes de entendermos o significado dessas nomenclaturas, precisamos conhecer quais são os tipos de película de vidro que existem. Alguns modelos já estão caindo em desuso, mas vale a pena conhecê-los para que possamos entender a evolução entre eles.

Películas de vidro comum

Tudo começou com as películas de vidro comum. Os primeiros modelos não eram muito resistentes e não acompanhavam as curvas do celular.

Embora oferecessem uma certa proteção, na prática elas não serviam para muita coisa. Esses modelos já estão obsoletos e, se você encontrar alguma por aí, economize seu dinheiro, pois elas não valem a pena.

Películas de vidro temperado

As películas de vidro temperado vieram na sequência. Elas oferecem maior resistência contra impactos, mas também não se adaptam muito bem aos modelos com tela curvada.

Por conta disso, as áreas externas podem ficar expostas. Alguns recursos extras, como camada oleofóbica e antirreflexo as tornam mais caras, mas é possível encontra-las a partir de R$ 10.

Películas de vidro 3D, 4D, 5D e 6D

Já vimos que tanto as películas de vidro comum quanto as de vidro temperado não se adaptam muito bem às curvas dos celulares. A evolução seguinte, portanto, foi se ater a isso. Assim, as películas 3D, 4D, 5D e 6D nada mais são do que modelos que se adaptam aos smartphones modernos, cujas laterais dos display são mais curvadas.

Além disso, elas são mais refinadas e ficam menos aparentes. A resistência também aumentou um pouco em relação aos modelos anteriores, mas na prática 3D, 4D, 5D e 6D têm características muito similares.

diferencas-peliculas-de-vidro-celular-modelos-3d-4d-5d-6d-10d

Películas 10D: até onde a numeração vai?

As películas mais recentes disponíveis no mercado já chegaram ao 10D. Porém, isso não significa que elas sejam melhores do que uma 5D, mas sim que elas têm características específicas, que variam de fabricante para fabricante, que podem tornar o produto mais atrativo.

Isso inclui características como borda de carbono ou de metal, que prometem maior resistência especialmente contra impactos laterais. Há também modelos flexíveis que funcionam como uma espécie de intermediário entre as películas de gel e as de vidro temperado.

Em resumo: qual película eu devo escolher?

Fuja das películas de vidro comum. Elas praticamente saíram de linha, mas é possível encontrá-las em alguns lugares por valores muito baixos. As películas de vidro temperado são uma boa escolha para quem quer comprar o modelo mais simples disponível nas lojas.

Porém, se puder investir um pouco mais, aposte nas películas 3D, 4D, 5D, 6D e 10D. Independentemente da numeração, todas elas têm características similares em termos de resistência.

Observe ainda quais são as características extras que elas apresentam, o que varia de fabricante para fabricante. Se os diferenciais justificarem o preço mais alto, invista nelas. Caso contrário, qualquer película “D” será suficiente para proteger o seu smartphone.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.