Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

7 dicas fáceis para você realizar o sonho da horta própria.

Na época dos nossos pais e avós era muito comum ter uma horta no jardim com alguns temperos, chás e até frutas ou legumes. Porém, com a verticalização das cidades e a falta de espaço, essa prática foi ficando para trás até se tornar algo que caiu em completo desuso. 😕

Horta

® GIPHY

Porém, de uns anos pra cá, parece que todo mundo resolveu ser mais saudável e resgatar o hábito de cultivar alimentos, mesmo que esses sejam apenas uma “amostra”, como cebolinha verde, salsinha, tomates, entre outros. Afinal de contas, comprar esses alimentos no supermercado não vale muito à pena, uma vez que eles vêm em grandes porções e costumam estragar facilmente.

Horta

® GIPHY

Um dos grandes fatores que impediam as pessoas de realizarem o sonho da horta própria era a falta de espaço, mas com um pouco de criatividade e uma ajudinha extra do Pinterest tudo isso mudou: hoje é super possível ter uma mini-horta na sacada do apartamento, no beiral da janela e, em alguns casos, até naquele espaço vago no jardim do prédio, onde além de plantar é possível compartilhar com os vizinhos em um modelo onde todos saem ganhando 🙂.

Horta

® GIPHY

Se o seu sonho era cultivar algumas plantas, mas você não sabia por onde começar, vem com a gente: as dicas que daremos a seguir são valiosas e super fáceis de colocar em prática.

1. Lá vem o sol, tchu ru ru ru

Horta

® GIPHY

Escolha um local que bata sol pelo menos por um período do dia. O sol é muito importante para o crescimento das plantas, por isso contar com ele é essencial para o sucesso da sua horta. Alguns tipos de vegetais necessitam da luz solar por mais tempo, outros não, por isso é importante ficar atento na hora de escolher as plantas que irão compor o seu mini jardim.

2. Escolha o “vaso” certo

® Shutterstock

A regra é: não existe regra. Hoje tudo pode ser um vaso, desde uma latinha de extrato de tomate, até uma xícara super legal que você ganhou de presente do seu amigo secreto de 2005. Adapte os “vasos” ao espaço disponível, só fique atento novamente ao tipo de planta que você deseja cultivar. Existem algumas que precisam de recipientes maiores.

3. Agora, escolha o local certo

® Shutterstock

Sabemos que as plantas precisam de sol, então isso é um fator determinante. Mas caso a sua casa tenha mais de um lugar que bate sol no dia, não deixe de analisar qual o melhor espaço. Hoje existem diversos modelos de horta: suspensas, móveis, fixas, inclusive para quem não tem muito espaço. Um exemplo são as hortas montadas em estruturas que podem ser deslocadas, como uma estante, uma jardineira e etc. Tudo vai depender do espaço e do vaso que você escolher.

4. Brotos ou sementes

® Shutterstock

Se você ainda está aprendendo sobre jardinagem e não quer esperar muito tempo para ver resultado: brotos. Se você quer ter uma experiência mais completa e consegue controlar bem a ansiedade de ver as plantinhas crescendo e se desenvolvendo: sementes.

5. O que plantar

® Shutterstock

Na época dos nossos pais era comum plantar alimentos maiores como batatas, beterraba e etc. Mas se o espaço for limitado, escolha alguns temperos, chás e legumes menores como morango e tomate cereja. Alface, acelga, rúcula, espinafre, manjericão e salsa são alimentos que não exigem muito cuidado e crescem relativamente rápido. Se quiser plantar flores, lavanda é uma excelente opção.

6. Cuidados

® Shutterstock

É claro que uma horta de jardim e uma horta de vaso exigem cuidados diferentes. Enquanto na horta de jardim as plantas conseguem extrair diversos nutrientes da terra e do ambiente, no vaso esses recursos são limitados. Portanto, o ideal é regá-las pelo menos uma vez ao dia no verão e a cada dois dias no inverno, de manhã ou ao entardecer. Preste atenção na terra dos vasos e reponha caso seja necessário, o ideal é escolher uma terra que seja adubada.

7. Como plantar

® Shutterstock

Comece limpando os recipientes, depois coloque um pedaço de feltro para fazer a drenagem e impedir que a terra ou a água das regas não vazem. Se for broto, coloque um pouco de terra no fundo, posicione o broto e complete com terra. Se for semente, verifique as especificações de plantio que geralmente vêm na embalagem ou pesquise na internet.

Pronto! Agora é só seguir todas essas dicas e curtir a sua horta ❤.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

Android-12-novos-recursos

6 recursos que estarão presentes no Android 12 e chegam ainda em 2021

gmail-como-apagar-historico-buscas

Como apagar o histórico de buscas no Gmail

windows-10-11-como-mudar-navegador-padrao

Windows 10 e Windows 11: como mudar o navegador padrão

Inscreva-se na nossa

Newsletter