Positivo do seu jeito

Dicas

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que serve como quadro de ideias e inspiração. Veja como usar.

Pinterest: aprenda a usar a rede social de inspiração mais popular da internet

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que serve como quadro de ideias e inspiração. Veja como usar.

3 de outubro de 2017

por: MKT Positivo

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que funciona como um quadro de ideias. Lá é possível encontrar inspirações para inúmeras coisas: desde projetos DIY, receitas e bordado, até referências de decoração, moda e exercícios físicos.

De forma simples, o Pinterest funciona da seguinte maneira: você cria painéis e salva dentro deles as imagens que você mais gostar. Também é possível adicionar outras pessoas, seguir os painéis e curtir as imagens que elas salvam. Uma das coisas diferentes nesta parte é que você não precisa necessariamente conhecer a pessoa que você está seguindo ou bater papo com ela. É apenas uma rede de troca de ideias.

Vamos lá: antes de ensinar você a criar uma conta e usar o Pinterest, é preciso compreender o que significam alguns termos utilizados dentro da plataforma:

Board ou Painel
É a pasta onde suas ideias ficam salvas.

Pin
“Pin” o nome dado para uma ideia.

Pint It
É o nome do botão usado para salvar as inspirações.

Pronto, agora mãos à obra: veja como criar uma conta:

1. Entre no site do Pinterest, informe seu e-mail e crie uma senha. Se você preferir também pode acessar usando a opção de conectar com o Facebook ou com a sua conta do Google.

Pinterest
Pinterest Reprodução

2. A seguir você deverá selecionar cinco assuntos do seu interesse e clicar em “Concluído”.

Pinterest
Pinterest Reprodução

Pronto! A sua conta já está criada e a plataforma irá mostrar imagens relacionadas a tudo aquilo que você selecionou como assuntos de interesse no passo anterior.

Pinterest
Pinterest Reprodução

Agora nós iremos ensinar você a usar 😀

3. Passe o mouse sobre uma das imagens que aparecem no seu feed, pode ser aquela que você mais gostar. Em seguida, clique no botão “Salvar” localizado no canto superior direito.

Pinterest
Pinterest Reprodução

4. Ao clicar em “salvar” irá aparecer uma tela pedindo para você criar um painel, onde você deverá dar um nome e guardar a imagem lá dentro. Se você preferir, a própria Ferramenta dá sugestões de nomes para o board. É só clicar em uma das opções e pronto!

Pinterest
Pinterest Reprodução

5. Após escolher o nome do seu painel, clique em “Criar”, localizado no canto inferior direito da tela.

Pinterest
Pinterest Reprodução

Após criar a pasta, você será redirecionado ao feed para continuar salvando inspirações e criando novos painéis. Para isso, é só repetir o processo.

6. Você também pode buscar por outros assuntos na barra de busca localizada na parte superior da página. Basta escrever qual inspiração deseja encontrar e pressionar “enter”.

Pinterest
Pinterest Reprodução

7. Quando você gostar muito de alguma ideia ou inspiração, clique no “Mais” localizado no canto inferior direito da imagem. Assim, você poderá ver outras ideias do mesmo tema.

Pinterest
Pinterest Reprodução

8. Se você quiser enviar a dica de inspiração para algum amigo, é só passar o mouse sobre a imagem e clicar sobre a caixa localizada no canto superior esquerdo. Aí é só escolher a forma que você deseja compartilhar: Facebook, Email, Twitter e até amigos da rede.

Pinterest
Pinterest Reprodução

9. Para finalizar, quando você quiser testar alguma ideia ou ler mais sobre aquela inspiração, clique para expandir a imagem do Feed. Em seguida, com a imagem aberta clique em “Ler”, localizado no canto superior direito da imagem.

Pinterest
Pinterest Reprodução

Pronto! Você será redirecionado para o blog de onde veio esta inspiração.

Você pode utilizar o Pinterest para se inspirar de diversas maneiras. Além de ser um passatempo e tanto é uma ferramenta perfeita para quem gosta de fazer as coisas com as próprias mãos 🙃.