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Pinterest: aprenda a usar a rede social de inspiração mais popular da internet

O Pinterest é uma plataforma criada para pessoas que buscam imagens inspiradoras em diferentes segmentos. A rede permite encontrar ideias para decoração, reproduções de obras de arte, conceitos arquitetônicos e outros compartilhamentos que podem ser salvos pelos usuários. Pensando em acabar com as suas dúvidas, preparamos um artigo onde apresentamos o Pinterest e mostramos como funciona a plataforma.

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À primeira vista o Pinterest pode ser confundido com uma rede social destinada às mulheres. Esse é um erro comum de avaliação que impede muitas pessoas de conhecer o real potencial da plataforma. Em resumo, essa rede não é apenas para compartilhamentos de receitas, exemplos de maquiagem ou ideias de coração. 

A rede social está cada vez mais ligada ao marketing das empresas. Mesmo que muitas empresas ainda ignoram a plataforma, ela continua com grande potencial para intensificar a atividade visual de marcas, sendo uma alternativa de branding importante na integração com clientes.

O que é e como funciona o Pinterest?

O Pinterest funciona como uma rede social para compartilhamento de fotos. Os usuários podem criar seus perfis no site e seguir amigos e páginas que considera inspiradoras. Ela foi desenvolvida para funcionar como um quadro de inspirações onde cada usuário pode criar diferentes pins temáticos que apresentem diferentes conceitos em imagens.

Os quadros criados podem ser públicos ou privados. Essa característica, é ideal para pessoas que desejam guardar ideais para si mesmo ou compartilhá-las com seus seguidores dentro do site. No entanto, é importante lembrar que a plataforma foi criada para facilitar a descoberta desses conceitos inspiradores, mas também sugere que usuários salvem anonimamente as suas inspirações.

No ar desde 2010, a rede social se apresenta como um dos primeiros mecanismos de busca visuais do mundo, mas funciona de forma diferenciada se comparado ao Google imagens. A plataforma do Google é um indexador de imagens presentes que aparecem em sites da web e não funciona em um ambiente fechado como uma rede social.

A ideia de inspirar pessoas cresceu. Hoje a plataforma conta com mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, ela é muito utilizada por profissionais liberais, empresas e pessoas que buscam inspiração para decorar ambientes e visualizar imagens criativas para obter ideias de posts para internet.

Recursos do Pinterest para empresas

Não causa estranheza que as redes sociais ofereçam recursos e características de uso que podem ajudar empresas a desenvolver suas atividades online. Mesmo tendo sido criado para pessoas, o Pinterest foi assimilado por empresas por oferecer grande potencial de marketing digital.

Com o passar do tempo, os desenvolvedores da rede perceberam a demanda para ferramentas empresariais e criaram ferramentas específicas, como a conta para empresas e ferramentas de análise de engajamento. Essa mudança na rede elevou as possibilidades para empresas, tornando a plataforma uma excelente opção para negócios online.

Mesmo ficando atrás do Facebook e do Instagram em ferramentas para empresas, o Pinterest pode alcançar públicos específicos e ser uma alternativa para marcas que trabalham com assuntos em alta dentro da plataforma. A estratégia é disseminar conteúdo que pode se tornar referência para pessoas que buscam inspirações.

As contas corporativas compartilham ideias que podem inspirar potenciais clientes que se conectam com o conceito das marcas. A plataforma proporciona engajamento orgânico através de interações com usuários que usam a plataforma para criar seus próprios quadros de conceitos. Essas interações podem render mais acessos a outras ações da empresa, como páginas em redes sociais e sites com venda de produtos.

Em muitos casos, inclusive, essas empresas conseguem sugerir compras de forma orgânica. Os usuários da rede podem assimilar as ideias e buscar compra de algum produto relacionado aos pins visualizados.

Alguns dados que podem ser importante para empresas que estou em dúvida sobre iniciar ou não suas atividades no Pinterest:

  • 77% de usuários descobriram novas empresas e seus produtos usando a plataforma;
  • 98% já experimentaram algum produto ou experiência encontrada na plataforma;
  • 84% das pessoas acessam a plataforma durante a decisão de compra de algum produto.

Principais características e como usar o Pinterest

O site permite criar uma conta informando um endereço de e-mail ou importando dados do Facebook ou do Google. As empresas, no entanto, precisam escolher a opção “Criar uma conta business”, que está disponível na página inicial da plataforma. A configuração do perfil é intuitiva e similar aos procedimentos encontrados em outras redes sociais.

A conta para empresas, entretanto, necessita de passos mais complexos que vamos mostrar a seguir.

Passo 1. Após definir as parte iniciais da conta, acesse as “Configurações” que pode ser visualizada ao clicar no ícone de três pontos na parte superior da tela;

Passo 2. Informe o nome da empresa e suas principais características. Para isso, marque uma das atividades sugeridas pela plataforma. Isso define sua conta de negócios e você já pode usar a plataforma.

Como criar boards no Pinterest

As pastas ou boards são onde os conteúdos visuais serão salvos. Lembre de usar palavras-chaves nos títulos das pastas. Essa ação ajudará que outros usuários encontrem seus conteúdos com maior facilidade.

Passo 1. Clique sobre a sua foto de perfil e escolha “Pastas”;

Passo 2. Clique no ícone “+” e defina o nome do painel e crie também suas temáticas.

Passo 3. Clique em “Criar” para definir seu novo painel.

Como criar pins com fotos no Pinterest

Os pins são os compartilhamentos de imagens dentro do Pinterest. É muito importante criar descrição completas sobre cada conteúdo usando palavras-chave para que eles sejam encontrados com mais facilidade. O conceito das imagens deve ser definido nas descrições de forma direta.

Passo 1. Acesse seu perfil e clique sobre a opção “Criar pin”;

Passo 2. Escolha uma foto do computador ou de um site da internet usando uma URL;

Passo 3. Adicione uma descrição para a imagem e clique em “Concluido”.

Como repinar fotos no Pinterest

Passo 1. Clique sobre a foto que encontrou na plataforma para que ela abra com mais opções;

Passo 2. Clique na opção “Salvar” e escolha uma pasta onde deseja salvar a mídia. Se você ainda não criou uma pasta, clique na opção “Criar pasta” e defina um nome para a galeria;

Passo 3. Repita esse procedimento para criar seus próprios quadros temáticos usando imagens encontradas no Pinterest.

Outras dicas simples para aumentar o engajamento no Pinterest

  • Imagens verticais longas chamam mais atenção dos usuários;
  • Adicione links externos nos campos correspondentes;
  • Incorpore pins em sites e blogs;
  • Compartilhe pins em outras redes sociais para aumentar o engajamento;
  • Crie relatório de engajamento no perfil para empresas;
  • Crie painéis temáticos;
  • Use e participe de painéis colaborativos;
  • Use a ferramenta Pincode para compartilhar o seu perfil;
  • Use a busca pela câmera para encontrar na plataforma objetos do mundo real.

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