flecha acertando o centro de um alvo e vários ícones do Pinterest flutuando ao redor

Pinterest: aprenda a usar a rede social de inspiração mais popular da internet

O Pinterest é uma plataforma criada para pessoas que buscam imagens inspiradoras em diferentes segmentos. A rede permite encontrar ideias para decoração, reproduções de obras de arte, conceitos arquitetônicos e outros compartilhamentos que podem ser salvos pelos usuários. Pensando em acabar com as suas dúvidas, preparamos um artigo onde apresentamos o Pinterest e mostramos como funciona a plataforma.

logo do Pinterest

À primeira vista, o Pinterest pode ser confundido com uma rede social destinada às mulheres. Esse é um erro comum de avaliação que impede muitas pessoas de conhecer o real potencial da plataforma. Em resumo, essa rede não é apenas para compartilhamentos de receitas, exemplos de maquiagem ou ideias de decoração. 

A rede social está cada vez mais ligada ao marketing das empresas. Apesar de muitas companhias ainda ignorarem a plataforma, ela continua com grande potencial para intensificar a atividade visual de marcas, sendo uma alternativa de branding importante na integração com os clientes. Saiba como usar o Pinterest como fonte de inspiração e criação de conteúdo. Acompanhe!

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social para compartilhamento de fotos. Ela foi desenvolvida para funcionar como um quadro de inspirações onde cada usuário pode criar diferentes pins temáticos que apresentem diferentes conceitos em imagens.

Como funciona o Pinterest?

Os quadros criados no Pinterest podem ser públicos ou privados. Essa característica, é ideal para pessoas que desejam guardar ideias para si mesmo ou compartilhá-las com seus seguidores dentro do site. No entanto, é importante lembrar que a plataforma foi criada para facilitar a descoberta desses conceitos inspiradores, mas também sugere que usuários salvem anonimamente as suas inspirações.

No ar desde 2010, a rede social se apresenta como um dos primeiros mecanismos de buscas visuais do mundo, mas funciona de forma diferenciada se comparado ao Google imagens. A plataforma do Google é um indexador de imagens presentes que aparecem em sites da web e não funcionam em um ambiente fechado como uma rede social.

A ideia de inspirar pessoas cresceu. Hoje a plataforma conta com mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, ela é muito utilizada por profissionais liberais, empresas e pessoas que buscam inspiração para decorar ambientes e visualizar imagens criativas para obter ideias de posts para internet.

Quais recursos o Pinterest oferece para empresas?

Não causa estranheza que as redes sociais ofereçam recursos e características de uso que podem ajudar empresas a desenvolver suas atividades online. Mesmo tendo sido criado para pessoas, o Pinterest foi assimilado por empresas por oferecer grande potencial de marketing digital.

Com o passar do tempo, os desenvolvedores da rede perceberam a demanda para ferramentas empresariais e criaram funções específicas, como a conta para empresas e a análise de engajamento. Essas mudanças na rede elevou as possibilidades para as empresas, tornando a plataforma uma excelente opção para negócios online.

Mesmo ficando atrás do Facebook e do Instagram em ferramentas para empresas, o Pinterest pode alcançar públicos específicos e ser uma alternativa para marcas que trabalham com assuntos em alta dentro da plataforma. A estratégia é disseminar conteúdo que pode se tornar referência para pessoas que buscam inspirações.

As contas corporativas compartilham ideias que podem inspirar potenciais clientes que se conectam com o conceito das marcas. A plataforma proporciona engajamento orgânico através de interações com usuários que a utilizam para criar seus próprios quadros de conceitos. Essas interações podem render mais acessos a outras ações da empresa, como páginas em redes sociais e sites com vendas de produtos.

Em muitos casos, inclusive, essas empresas conseguem sugerir compras de forma orgânica. Os usuários da rede podem assimilar as ideias e buscar algum produto relacionado aos pins visualizados.

Alguns dados que podem ser importantes para as empresas que estão em dúvida sobre iniciar ou não suas atividades no Pinterest:

  • 77% de usuários descobriram novas empresas e seus produtos usando a plataforma;
  • 98% já experimentaram algum produto ou experiência encontrada na plataforma;
  • 84% das pessoas acessam a plataforma durante a decisão de compra de algum produto.

Como usar o Pinterest?

O site permite criar uma conta informando um endereço de e-mail ou importando dados do Facebook ou do Google. As empresas, no entanto, precisam escolher a opção “Criar uma conta business”, que está disponível na página inicial da plataforma. A configuração do perfil é intuitiva e similar aos procedimentos encontrados em outras redes sociais.

A conta para empresas, entretanto, necessita de passos mais complexos que vamos mostrar a seguir.

Passo 1. Após definir as parte iniciais da conta, acesse as “Configurações” que podem ser visualizadas ao clicar no ícone de três pontos na parte superior da tela;

Passo 2. Informe o nome da empresa e suas principais características. Para isso, marque uma das atividades sugeridas pela plataforma. Isso define sua conta de negócios e você já pode usar a plataforma.

como criar uma conta business no Pinterest passo 2.1
como criar uma conta business no Pinterest passo 2.2

Como criar boards no Pinterest?

As pastas ou boards são onde os conteúdos visuais serão salvos. Lembre de usar palavras-chaves nos títulos das pastas. Essa ação ajudará que outros usuários encontrem seus conteúdos com maior facilidade.

Passo 1. Clique sobre a sua foto de perfil e escolha “Pastas”;

Passo 2. Clique no ícone “+” e defina o nome do painel e crie também suas temáticas.

como criar uma pasta no Pinterest passo 2

Passo 3. Clique em “Criar” para definir seu novo painel.

como criar uma pasta no Pinterest passo 3

Como criar pins com fotos no Pinterest?

Os pins são os compartilhamentos de imagens dentro do Pinterest. É muito importante criar descrições completas sobre cada conteúdo usando palavras-chaves para que eles sejam encontrados com mais facilidade. O conceito das imagens deve ser definido nas descrições de forma direta.

Passo 1. Acesse seu perfil e clique sobre a opção “Criar pin”;

como criar um pin passo 1

Passo 2. Escolha uma foto do computador ou de um site da internet usando uma URL;

como criar um pin passo 2

Passo 3. Adicione uma descrição para a imagem e clique em “Concluido”.

Como repinar fotos no Pinterest?

Passo 1. Clique sobre a foto que encontrou na plataforma para que ela abra com mais opções;

Passo 2. Clique na opção “Salvar” e escolha uma pasta onde deseja salvar a mídia. Se você ainda não criou uma, clique na opção “Criar pasta” e defina um nome para a galeria;

como repinar passo 2

Passo 3. Repita esse procedimento para criar seus próprios quadros temáticos usando imagens encontradas no Pinterest.

Como usar o Pinterest como criador de conteúdo?

Para utilizar o Pinterest como criador de conteúdo, é necessário a criação de uma conta Business na rede social e é mais interessante que neste caso, você opte por fazer o registro com um e-mail profissional.

Sabendo disso, veja abaixo passo a passo:

Passo 1. Entre no Pinterest, clique em “Business”, realize o cadastro com seu e-mail, crie uma senha, confirme sua idade e clique em “Criar conta”;

Passo 2. Caso já possua uma conta pessoal na plataforma, você pode fazer a conversão para que ela vire uma conta Business ou então pode vincular os dois perfil para controlá-los ao mesmo tempo, alternando-os;

Passo 3. Caso só queira vincular sua conta profissional à pessoal, clique em “Adicionar conta”;

Passo 4. Como um criador de conteúdo (na conta Business), você vai conseguir compartilhar pins criativos de maneira gratuita, assim poderá atrair usuários que buscam ideias, produtos ou serviços semelhantes aos seus.

Tome nota: quanto mais interações seus pins tiverem, mais serão sugeridos nos feeds dos usuários da rede, o que vai gerar reconhecimento para sua marca.

Como criar um Pin?

Agora que você entende sobre a importância de criar pins para geração de conteúdos no Pinterest, acompanhe abaixo:

Passo 1. Para fazer um pin, basta estar logado a sua conta profissional e terá acesso ao seu painel Business, nele você poderá clicar em “Criar” e depois em “Crian Pin”;

Passo 2. Caso queira, você poderá fazer o upload de uma mídia do seu dispositivo ou de um site, inserir um título ao pin, descrição e o link direcionando o visitante para onde você quiser. Você poderá optar por publicar o pin de forma imediata ou pode realizar o agendamento da sua postagem para uma nova data.

Dica bônus: é bem importante que na criação do seu pin você faça uso de palavras-chave, conforme o seu tipo de conteúdo, dessa forma você poderá otimizá-lo para SEO e aumentar suas chances de um melhor posicionamento nos motores de busca. O que facilita que seus conteúdos sejam encontrados através deles.

Outro fator interessante é a opção de adicionar um texto alternativo para o seu pin, oferecendo mais acessibilidade!

Dicas simples para aumentar o engajamento no Pinterest

Para agregar ainda mais nas suas produções de conteúdo, listamos abaixo algumas dicas simples que podem aumentar o seu engajamento no Pinterest, confira:

  • Imagens verticais longas chamam mais atenção dos usuários;
  • Adicione links externos nos campos correspondentes;
  • Incorpore pins em sites e blogs;
  • Compartilhe pins em outras redes sociais para aumentar o engajamento;
  • Crie relatório de engajamento no perfil para empresas;
  • Crie painéis temáticos;
  • Use e participe de painéis colaborativos;
  • Use a ferramenta Pincode para compartilhar o seu perfil;
  • Use a busca pela câmera para encontrar na plataforma objetos do mundo real.

Conforme o conteúdo apresentado, ficou fácil notar que o Pinterest pode ser um acelerador na produção de conteúdo na internet, basta seguir as dicas que listamos e abusar da criatividade para a criação de seus pins!

Para conferir mais dicas como essa e não perder nenhuma atualização sobre o uso das redes sociais, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

B2B Stack.

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