Como mudar o DNS no PC com Windows 10 ou no smartphone Android?

Modificar o DNS utilizado pode trazer vários benefícios para a sua conexão. Seja no Windows 10, no Android ou em qualquer outro sistema operacional, escolher um Domain Name System específico pode proporcionar um maior nível de segurança e confiabilidade, além de melhorias na velocidade e na estabilidade de conexão.

Porém, modificar o DNS não é uma tarefa tão simples. Não há um botão específico para isso e você precisa seguir um passo a passo pouco intuitivo. Por isso, nesse artigo mostramos como mudar o DNS no PC com Windows 10 ou no smartphone Android de forma simples e prática.

Como mudar o DNS no Windows 10?

Para quem utiliza o sistema operacional Windows 10, da Microsoft, a mudança de DNS deve ser feita a partir do Painel de Controle, pois não há esse recurso no menu de Configurações. Eis o passo a passo de como mudar o DNS no Windows 10.

Passo 1. Acesse o Menu Iniciar e digite “Painel de Controle”. Clique na opção correspondente.

Passo 2. Em “Painel de Controle”, procure a opção “Rede e Internet” e, depois, vá em “Exibir o status e as tarefas da rede”. Por fim, clique em “Alterar as configurações do adaptador”.

Passo 3. A janela “Conexões de rede” será aberta. Clique com o botão direito do mouse sobre a conexão em que você deseja mudar o DNS e escolha “Propriedades”.

Passo 4. Na aba “Rede”, role a opção “Esta conexão utiliza os seguintes itens” até encontrar a alternativa “Protocolo IP versão 4 (TCP/IPv4)”. Selecione esse item e clique em “Propriedades”.

Passo 5. Uma nova janela será aberta. Selecione a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e forneça os dados do servidor que você quer utilizar nos campos “Servidor DNS preferencial” e “Servidor DNS alternativo”. Obtenha esses dados com o administrador da sua rede ou utilize o DNS do Google — 1.1.1.1 em ambos os campos.

Por fim, vale lembrar que esse procedimento também é válido para conexões que utilizam o protocolo IPv6. Nesse caso, no item 4, selecione “Protocolo IP versão 6 (TCP/IPv6)”. Ao finalizar o processo, reinicie o computador para que as alterações sejam aplicadas.

Como mudar o DNS no Android?

No caso de mudança de DNS no Android tenha em mente que as alterações são aplicadas apenas à rede na qual você está conectado no momento. Assim, sempre que trocar de rede será necessário repetir o procedimento caso você queira utilizar um DNS específico. Eis o passo a passo de como fazer isso em um tablet ou celular com o sistema operacional mobile do Google.

Passo 1. Acesse o aplicativo “Configurações” e toque sobre a opção “Wi-Fi”.

Passo 2. Na lista de redes sem fio, toque e segure sobre a rede que você está conectado. Quando novas opções forem listadas, escolha “Modificar configurações de rede”.

Passo 3. Na tela seguinte, marque a caixa de diálogo “Mostrar opções avançadas” e, em “Definições IP”, escolha “Estático”.

Passo 4. Em “DNS 1” e “DNS 2” forneça os dados do servidor que você quer utilizar. Obtenha esses dados com o administrador da sua rede ou utilize o DNS do Google — 1.1.1.1 em ambos os campos.

Passo 5. Confirme as alterações clicando em “Salvar” e pronto. Aguarde alguns segundos até que a conexão seja renovada.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.