Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Como compartilhar trechos exatos de podcasts no Spotify

Como compartilhar trechos exatos de podcasts no Spotify?

Que o Spotify é um dos maiores streamings de áudio do mundo nós já sabemos. No entanto, o que muitas vezes passa despercebido é o enorme (e ainda crescente) papel dos podcasts nesse sucesso.

Os podcasts se tornaram um carro-chefe do Spotify, que, para facilitar a experiência do usuário, vem implantando diversos recursos de usabilidade e tornando o consumo desse tipo de conteúdo cada vez mais interativo e agradável.

Uma dessas funcionalidades é o compartilhamento de trechos exatos de podcasts, o que ajuda muito a levar conteúdo útil a alguém sem que a pessoa de destino tenha necessidade de ouvir um episódio completo.

Hoje vamos entender exatamente como compartilhar trechos de podcasts no Spotify e as vantagens dessa funcionalidade. Confira!

Spotify e os podcasts

Se o principal apelo do Spotify nos seus primeiros anos era o streaming de música, contando com um catálogo invejável e cada vez maior, hoje os podcasts dividem atenção com as canções.

Parte de uma estratégia do Spotify, a expansão da quantidade de podcasts ocorreu de forma muito intensa nos últimos anos. Hoje, a plataforma já abriga mais de 2 milhões de podcasts, sendo mais de 600 deles exclusivos.

A aposta em ampliar o catálogo e buscar títulos exclusivos — além de, recentemente, oferecer opção de assinatura de podcasts pelo qual usuários pagam aos seus podcasts favoritos e recebem benefícios especiais — segue uma tendência mundial.

Tidos como uma opção prática de entretenimento ou informação, podcasts podem ser ouvidos enquanto o usuário realiza outras atividades, e, por conta de sua versatilidade e praticidade, vêm sendo cada vez mais consumidos em todo o globo.

A tendência chega até mesmo à sala de aula. Sim: por serem versáteis e atrativos, os podcasts podem ser recursos importantes de aprendizado dentro e fora das escolas. Podcasts educacionais já constituem um nicho importante nesse mercado.

Assim, não é de se surpreender que o Spotify esteja buscando cada vez mais títulos para sua biblioteca de podcasts, e, claro, investindo em novos recursos que tornem a experiência do usuário ainda mais atrativa.

É aí que entra o compartilhamento de trechos exatos de podcasts pelo Spotify, recurso importantíssimo que vamos conhecer agora!

Compartilhando trechos de podcasts no Spotify

Quando achamos que um conteúdo pode agradar a alguém que conhecemos, enviamos para aquela pessoa, correto? Assim pode ser feito também com os podcasts, que, no Spotify ou em outros streamings de áudio, possuem seu botão de compartilhamento.

Mas e quando acreditamos que apenas um trecho interessa à pessoa para a qual pensamos em enviar? Fazer com que ela ouça um episódio inteiro de 20, 40 minutos ou até mais quando apenas uma pequena parte é o que interessa não parece prático, não é mesmo?

Também não seria nada prático fazer com que a pessoa procurasse manualmente pelo trecho ao longo do episódio. Assim, o Spotify criou um recurso que permite o compartilhamento de um trecho específico!

Ou seja: ao clicar no link compartilhado, o usuário acessará o episódio do podcast já num ponto específico, definido por quem fez o compartilhamento. Dessa forma, ela já ouvirá diretamente o que a interessa, sem perder tempo.


Vamos aprender então como compartilhar trechos de podcasts no Spotify:

1. Abra o aplicativo do Spotify em seu smartphone;

2. Acesse o episódio de podcast cujo trecho gostaria de compartilhar;

3. Posicione a linha do tempo exatamente sobre o início do trecho que você considera interessante compartilhar;

4. Pause a reprodução neste ponto;

5. Toque sobre o ícone de opções (“três pontinhos”), localizado no topo da tela;

6. Arraste para baixo para abrir as opções completas do menu;

7. Toque em “Compartilhar”;

8. Siga para a opção “Compartilhar a partir de”. O tempo exibido então será aquele do momento em que você pausou a reprodução;

9. Escolha a rede social na qual deseja compartilhar o trecho, ou, então, selecione a opção “Copiar link” para ter o link em mãos e fazer o compartilhamento da forma que preferir.

Pronto! A pessoa com quem você compartilhar poderá acessar o trecho exato do podcast no Spotify.

É importante observar, contudo, que essa funcionalidade está disponível apenas para a versão do Spotify para smartphones (tanto plataforma Android quanto iOS). Não é possível compartilhar trechos exatos de podcasts através do programa para desktop ou do acesso ao Spotify pelo navegador de Internet.

Para encerrar, também vale lembrar que o compartilhamento em questão funciona apenas para podcasts, não sendo possível compartilhar trechos exatos de músicas. O compartilhamento de músicas “inteiras”, no entanto, é possível (assim como o de podcasts, caso realmente se queira enviar o episódio completo, desde o começo, e não apenas o trecho).

E então? Funcionalidade bacana e fácil de usar, não é? Esperamos que você possa utilizar esse recurso para compartilhar trechos interessantes com seus amigos e possa explorar o melhor do Spotify. Bom divertimento!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter