Positivo do seu jeito

Novidades

Google Maps: conheça o novo recurso de navegação e cálculo de rota para motos

1 de outubro de 2019

por: MKT Positivo

Tem mais novidades no Google Maps. O aplicativo anunciou nesta semana a chegada do “Modo Motocicleta”, que permite ao usuários visualizar rotas e trajetos levando-se em consideração a estimativa de tempo para motos.

Além disso, uma nova integração com aplicativos de viagem, como Uber ou Cabify, permitirá que os usuários possam acompanhar a rota durante uma corrida e visualizar em tempo real se o motorista está fazendo o caminho certo ou não.

Todas as novidades serão incorporadas automaticamente ao aplicativo na versão para Android. Portanto, para ter acesso à novidade, é preciso forçar a atualização do app na Play Store. Como sempre ocorre, o Google libera novidades em seus serviços em ondas, de forma que nem todos os usuários recebem o recurso no mesmo dia.

google-maps-como-usar-modo-navegacao-moto
®GIPHY

Como usar o Modo Motocicleta no Google Maps

É bastante simples. O Modo Motocicleta é mais uma alternativa que aparecerá ao lado das já existentes na hora de selecionar o tipo de trajeto que você pretende fazer – a pé, de carro, de ônibus e, agora, de moto.

A iniciativa surgiu a partir de um pedido dos usuários. Os trajetos realizados de moto frequentemente têm alternativas de trânsito aos carros ou percorrem vias mais calmas, fazendo com que o tempo de trajeto seja menor. Ao estimar o tempo do ponto de vista das motos, o Google Maps oferece uma opção mais precisa.

“A gente sabe que carros e motos trafegam de forma diferenciada”, comenta André Kowaltowski, gerente de produto do Google Maps. “Pensando em São Paulo, 15% da frota dos veículos da cidade é de motos. Por isso, hoje lançamos essa novidade, o Modo Motocicleta, onde mostramos rotas otimizadas e estimativas diferenciadas de tempo.

Usamos a IA para separar o fluxo de trânsito em tempo real, o que anda mais rápido ou mais devagar, para identificarmos o que é moto e o que é carro”, explica.

google-maps-como-usar-modo-navegacao-moto

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2018 o Brasil tinha mais de 26 milhões de motocicletas registradas. A ideia é oferecer uma alternativa mais interessante para esse público.

O recurso poderá ser particularmente útil para aqueles que trabalham de motocicleta com entregas, reduzindo o tempo de chegada dos pedidos.

Essa alternativa é interessante para quem tem os dois veículos e deseja saber se há alguma diferença entre um e outro na hora de encarar o trânsito.

Como usar o Modo Aplicativo no Google Maps

Já o Modo Aplicativo, outra novidade desta atualização do Google Maps, é indicado para aqueles que querem ter um pouco mais de segurança na hora de viajar com carros de aplicativo, como o Uber ou o Cabify.

Ao sair do ponto de partida, o Google Maps informa o melhor trajeto caso o usuário toque na opção “Viajar com segurança”. A partir de então, o Google informará sempre que o motorista sair mais de 500 metros do trajeto ideal. Para isso, é preciso ativar também o recurso “Alerta de desvios de trajeto”.

google-maps-como-usar-modo-navegacao-moto

É possível ainda compartilhar a sua localização com outros usuários. Portanto, em caso de emergência, se torna mais simples informar a outras pessoas qual é a direção em que você está sendo levado.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.