Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Deixar o celular carregando a noite toda pode explodir?

Você com certeza já ouviu diversas dicas sobre qual a melhor maneira de carregar um celular? Geralmente, os pontos que mais geram dúvidas sobre este tema é por quanto tempo se deve deixar o celular carregando e qual a porcentagem ideal para conectar e depois tirar o aparelho da tomada.

As dúvidas são válidas, afinal, ninguém quer que a bateria do seu dispositivo fique viciada, sendo necessário carregá-lo diversas vezes por dia. Além disso, existem preocupações se um longo tempo de carregamento pode acarretar problemas no aparelho, fazendo ele superaquecer ou até mesmo explodir.

Pensando nisso, criamos este artigo para você, que deseja saber o jeito certo de carregar o seu celular sem prejudicar o aparelho e a sua bateria. Fique com a gente que iremos desvendar as principais dúvidas e mitos sobre este assunto.

Deixar o celular carregando por um longo período de tempo danifica o aparelho?

A resposta é não. Se você tem o hábito de deixar o seu celular carregando a noite inteira, enquanto você dorme, pode ficar tranquilo. Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir.

Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário. No entanto, deixar o carregador na tomada por longos períodos de tempo pode aumentar um pouco a sua conta de luz, mas não de maneira tão significativa.

É preciso esperar a bateria chegar a 0% para carregar? E chegar a 100% para desligar da tomada?

Algumas pessoas esperam a bateria do celular chegar o mais próximo possível do 0% para carregá-lo, e só tiram da tomada quando ele chega nos 100%; A justificativa é que como a bateria só aguenta um certo número de cargas antes de começar a se desgastar, fazer um carregamento menor seria uma espécie de desperdício.

Deixar o celular carregando a noite toda pode explodir?

Apesar de ser verdade que as baterias atuais possuem ciclo de vida, diminuindo a sua capacidade de armazenar energia após um certo número de cargas, carregar até os 100% não é a melhor opção.

Isso porque as baterias dos smartphones atuais são feitas de lítio, que pode se desgastar mais facilmente em extremos, como ir de 0% para 100%, por exemplo. Dessa forma, se você quiser prolongar a vida útil da sua bateria, busque carregar o celular quando a bateria estiver próxima de 40% e tire da tomada quando ela estiver perto de 80%.

Carregador de outra marca prejudica o celular?

Se por um motivo você perdeu o carregador que veio junto com o aparelho, pode comprar um carregador avulso de outra marca sem problemas, desde que ela seja original; Produtos falsificados muitas vezes não completam a carga total da bateria, além de não estarem de acordo com todas as normas de segurança.

Portanto, se você não quer prejudicar a bateria do seu celular, ou então levar um choque ao plugá-lo na tomada ou enquanto o utiliza quando ele estiver carregando, fique longe de carregadores piratas.

A primeira carga do aparelho precisa ser mais longa?

Antigamente, antes do lançamento dos smartphones, era comum as pessoas deixarem o celular recém comprado carregando o dia inteiro. Como as baterias eram feitas de níquel, isso era necessário para a bateria funcionar no longo prazo.

No entanto, isso não precisa ser feito nas baterias de lítio. Aliás, como destacado anteriormente, deixar a bateria ir de um extremo ao outro é até mesmo não recomendável.

Deixar o celular no modo avião agiliza o carregamento?

Isso é verdade, e é uma ótima dica caso você tenha pouco tempo para carregar o celular. Deixar o aparelho no modo avião faz o carregamento ser mais rápido porque as redes Wi-Fi, 3G e 4G estão desconectadas, havendo menor necessidade de processamento, e por consequência, menor consumo de bateria.

Carregar o celular via USB demora mais?

Por falar em ter menos tempo para carregar o celular, evite fazer carregamentos via USB, conectando o cabo em fontes de energia como o seu computador. O carregamento será bem mais lento, devido à baixa potência de energia que esses produtos oferecem em relação a uma tomada.

Vale a pena comprar um carregador turbo?

Essa modalidade de carregador possui o benefício de concluir uma carga de forma mais rápida, o que acaba se tornando uma boa alternativa para pessoas que precisam usar o celular com maior frequência durante o dia.

No entanto, é preciso ficar atento, pois não são todos os modelos de celular que são compatíveis com esses produtos. Caso o seu smartphone não possua a tecnologia necessária para o carregamento turbo, o aparelho irá carregar numa velocidade normal.

Agora que você já sabe a melhor forma de carregar o seu celular, dê uma olhada nos demais conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito. Lá você vai encontrar diversas dicas, tutoriais e informações sobre como utilizar melhor os seus aparelhos, além de saber sobre tudo o que está acontecendo no mundo da tecnologia.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter