pessoa dirigindo usando o Google Maps no celular

Google Maps: 5 dicas e truques novos que você precisa conhecer

Encontrar a melhor forma de ir de um ponto a outro. Esse era o objetivo do Google Maps, mas anos depois a ferramenta se transformou e hoje temos acesso a um poderoso aplicativo com muitas funções anexas.

jogo Pac Man sendo jogago nas ruas do Google Maps

Algumas são conhecidas de muita gente, como encontrar múltiplos caminhos para um mesmo destino, enquanto outras funções ainda permanecem sendo um mistério para a maioria dos usuários. Somado a isso, novos recursos não param de ser incorporados ao app a cada nova atualização.

O que é Google Maps?

O Google Maps é uma ferramenta de GPS com aplicativo e que está disponível para o Android. Usando o Google Maps, seus usuários conseguem conferir e achar locais, estabelecimentos, calcular tempo de viagem e a distância entre dois pontos, além de obter informações sobre o trânsito.

Como atualizar o Google Maps no Android?

Caso você já use o Google Maps, verifique se seu aplicativo já está atualizado. Para fazer isso, é só seguir o passo a passo, conforme mostramos abaixo:

Passo 1. Abra a Google Play Store;

Passo 2. Toque na sua foto de perfil, no canto superior direito;

Como atualizar o Google Maps no Android passo 2

Passo 3. Toque em “Gerenciar apps e dispositivos”;

Como atualizar o Google Maps no Android passo 3

Passo 4. Selecione a opção “Atualizações disponíveis”;

Como atualizar o Google Maps no Android passo 4

Passo 5. Confirme se há uma atualização disponível para o Google Maps.

Como saber qual versão do Google Maps está instalada no meu celular?

Mas, se você não tem certeza de qual versão do Google Maps está instalada no seu celular, é só acessar as configurações da conta no seu aplicativo, conforme mostraremos a seguir:

Passo 1. Abra o aplicativo do Google Maps no celular;

Passo 2. Toque na sua foto de perfil, no canto superior direito;

Como saber qual versão do Google Maps está instalada no meu celular passo 2

Passo 3. Vá em “Configurações”;

Como saber qual versão do Google Maps está instalada no meu celular passo 3

Passo 4. Role a tela até o final, toque em “Sobre, termos e privacidade”;

Como saber qual versão do Google Maps está instalada no meu celular passo 4

Passo 5. Em seguida, vá até a opção “Versão”, em que você verá qual é que está rodando no seu dispositivo.

Como saber qual versão do Google Maps está instalada no meu celular passo 5

Se a numeração exibida for diferente da versão que aparece na sua loja de aplicativos do Android, então você vai precisar atualizar seu app para ter acesso aos recursos mais recentes oferecidos por ele.

5 dicas para você tirar o máximo de proveito do Google Maps

Para que você aproveite ao máximo os recursos oferecidos pelo Google Maps, separamos uma lista com 5 dicas, acompanhe abaixo:

1. Explore a área em que você está

Esse recurso é particularmente interessante para quem está viajando ou passando por um local que não conhece. Graças ao “Explorar” é possível descobrir atrações e estabelecimentos comerciais nas redondezas, como restaurantes, bares e cafés.

Além disso, há ainda avaliações e fotos dos usuários para que você se certifique de que não se trata de uma propaganda enganosa. Os locais podem ser adicionados aos seus favoritos, para que você possa salvá-los para visitar posteriormente.

2. Controle aplicativos de música

Quer alterar a sua programação musical, mas não quer sair da tela do aplicativo? Não tem problema. Até há um tempo esse inconveniente era uma das maiores reclamações dos motoristas, mas o Google decidiu ouvi-los. Agora, é possível visualizar os controles do seu app de música preferido dentro do Google Maps.

A compatibilidade, entretanto, ocorre apenas com apps conhecidos, como o Spotify ou o Google Play Música. Ativar essa opção é simples: no menu da esquerda selecione “Configurações de navegação” e ative a exibição dos controles de reprodução de mídia.

3. Use mapas offline

Outro recurso que é incrível, especialmente para quem está viajando, é o dos mapas offline. Ele permite que você faça o download de áreas inteiras – cidades, estados ou até países – e trace rotas e siga o caminho indicado mesmo se não estiver conectado à internet.

Além de economizar um bocado do seu plano de dados, essa funcionalidade permite a utilização do Google Maps mesmo em áreas onde não há sinal de rede. É bem verdade que alguns recursos ficam indisponíveis, mas ainda assim é de grande valia ter mapas salvos para não ficar na mão.

homem confuso usando um mapa de papel

4. Salve os principais endereços

Se você se desloca diariamente de casa para o trabalho, pode deixar salvo nos seus favoritos esses dois endereços. O Google analisa o seu comportamento de uso e, algumas horas antes de você sair, informa qual é a previsão de tempo de deslocamento para realizar uma determinada rota.

A ideia é prevenir os usuários de contratempos. Por exemplo, se em um determinado dia o trânsito está pior, saber disso antes o ajudará no planejamento da rota, seja para sair de casa mais cedo ou mesmo para escolher um caminho completamente diferente.

5. Compartilhe a localização em tempo real

É possível ainda compartilhar a sua localização em tempo real com amigos. Esse recurso é interessante para ser utilizado quando você está indo para um local que possa não ser tão seguro – ou se está perdido procurando por um endereço.

Em qualquer momento, só basta compartilhar um link diretamente com outros aplicativos, como WhatsApp, Facebook, Telegram ou Messenger. A funcionalidade também é uma boa opção para aqueles que estão viajando em grupo: um motorista determina a rota e compartilha os links com os demais, dessa forma, todos possam segui-lo.

Após levar em conta as informações apresentadas neste conteúdo, é só fazer bom proveito do seu aplicativo Google Maps. E para obter mais dicas sobre outras ferramentas do Google, confira os outros conteúdos já postados aqui no blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Tecla Copilot será inserida nos novos teclados Windows.

Primeiros PCs com tecla especial para inteligência artificial chegam em 2024 no Windows

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.