O Uno é um jogo de cartas bastante conhecido. Mas, muitas pessoas ainda não sabem exatamente quais são as regras e como é a maneira certa de jogá-lo. Isso ocorre devido ao fato de que as normas consideradas como oficiais do jogo, muitas vezes podem ser alteradas pelo gosto de cada jogador.
Um pouco confuso, mas vamos explicar, confira o conteúdo de hoje e saiba um pouco sobre as regras básicas deste jogo.
A palavra Uno faz referência ao jogo de cartas criado em 1971 por Merle Robbins em Reading, Ohio. Mas, desde 2002 o jogo é um produto da Mattel.
O Uno original é composto por um total de 108 cartas e foi lançado em 2005. Já a outra variação do jogo, que é o UNO SPIN, ao contrário do original, possui um item a mais que é a roleta.
O Uno é um jogo de cartas que foi desenvolvido nos anos 70 pelo Merle Robbins, que era o proprietário de uma barbearia nos Estados Unidos. Após anos e depois de algumas plataformas vendidas, os direitos foram comprados pela Mattel Jogos Internacionais e hoje em dia é a responsável pela produção e distribuição do jogo. Existe um jogo muito parecido desenvolvido na Alemanha que se chama “Skip-Bo”.
Para facilitar o seu entendimento, iremos separar por tópicos as informações sobre as regras do jogo Uno. Confira abaixo.
O Uno pode ser jogado de 2 até 10 participantes. Nem todos sabem, porém existem regras do Uno oficial que permitem formas diferentes de jogar, como a partida em duplas. Os jogadores sentam formando um círculo e cada um recebe sete cartas, número que pode variar de acordo com o “líder” do jogo e de seus participantes.
Para escolher quem vai primeiro, cada jogador pega uma carta da pilha e o que tiver o maior número inicia o jogo. Caso a carta de algum jogador seja curinga (+4), ele deverá devolvê-la para a pilha de cartas; caso dois jogadores peguem a mesma carta com valor mais alto, ambos devem devolvê-la ao monte e sacar outra carta.
Se logo no começo do jogo alguém sacar a carta +2, ele vai precisar sacar mais duas cartas do monte. E, caso algum jogador saque uma carta de inversão, então o jogo precisa começar no sentido anti-horário pelo jogador à direita de quem deu as cartas.
Caso alguém tire uma carta com símbolo de seta invertida, o primeiro jogador à esquerda de quem deu as cartas será pulado. Caso uma carta curinga comum, sem +4, aparecer, esse mesmo jogador à esquerda pode definir a cor ao jogar a primeira carta.
A primeira carta do baralho é virada na mesa e, a partir daí, cada competidor deve descartar uma de suas cartas em seu turno. As cartas a serem jogadas precisam combinar com o que está na mesa, sendo o mesmo número ou cor. Assim, se tiver uma carta 5 na mesa, outras 5 podem ser descartadas de qualquer cor. Caso a carta seja vermelha, outras cartas vermelhas podem ser descartadas de qualquer número.
Se ocorrer do jogador não ter uma carta que combine com a que está no centro da mesa, é necessário que ele saque uma nova da pilha. Se a nova carta sacada combinar com a do centro da mesa, ela pode ser descartada imediatamente, mas se não, o jogador guarda essa nova carta e a rodada passa para o próximo competidor.
Uma das coisas que torna o Uno divertido é que existem vários tipos de cartas. As numeradas padrões podem ser descartadas normalmente. Prefira descartar as cartas especiais e de valores maiores antes por causa da pontuação. Entenda a seguir o que faz cada carta:
Agora que você já conhece as regras do Uno é só reunir os amigos e se divertir! E lembre-se que no blog Positivo do Seu Jeito, temos outros conteúdos sobre jogos, não deixe de conferir!
Fonte(s):