Positivo do seu jeito

Dicas

INSS: como fazer a prova de vida pelo celular

7 de setembro de 2020

por: MKT Positivo

Todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam realizar uma vez por ano um procedimento chamado “prova de vida”. Ele consiste em ir presencialmente a uma agência do INSS ou da Caixa Econômica Federal para renovação do cadastro.

Essa medida visa reduzir o número de fraudes e impedir que contas fantasmas tenham acesso a esse benefício. Porém, em tempos de pandemia de coronavírus esse procedimento foi suspenso desde o mês de março de 2020.

Para simplificar a vida dos beneficiários, o INSS criou uma ferramenta chamada Meu INSS. Trata-se de um aplicativo por meio do qual os usuários têm acesso a diversos serviços do órgão e, entre eles, o mais recente é a possibilidade de fazer a chamada “prova de vida digital”. Neste tutorial explicaremos o passo a passo de como fazer isso.

Como fazer a prova de vida pelo celular

Antes de tudo, é importante ressaltar que para fazer esse passo a passo você precisa criar primeiro uma conta “.gov”. É ela que dará acesso a todos os serviços do governo, inclusive no app Meu INSS. Se você ainda não possui um cadastro, acesse este link e crie uma conta de usuário antes de começar.

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Meu INSS no Google Play e também o aplicativo Meu Gov.br.

Passo 2. Faça login com sua conta de usuário “.gov”.

Passo 3. Logo após o acesso, verifique se aparece a opção “Prova de vida” entre os serviços em destaque. Se sim, então é sinal de que você foi selecionado ou está apto a fazer a prova de vida pelo celular. Selecione essa opção.

Passo 4. Em seguida, toque em “Iniciar Prova de Vida”. Uma mensagem será exibida na tela, informando sobre a validação facial.

Passo 5. Abra o aplicativo “Meu Gov.br”, faça login e vá em “Autorizações”.

Passo 6. Na tela seguinte, toque em “Autorizar” e depois confirme tocando em “OK”.

Passo 7. Informe os dados solicitados (eles têm relação com algum dos seus documentos). Na próxima tela, clique em “Permitir” para autorizar o app a tirar fotos e gravar vídeos.

Passo 8. Siga o passo a passo sugerido pelo programa para que o serviço grave uma foto do seu rosto.

Passo 9. Volte ao app Meu INSS e repita os passos 3 e 4. Repare que agora, após a validação da sua imagem, a prova de vida aparecerá como concluída. Isso significa que deu tudo certo e que você completou a sua prova de vida totalmente digital.

Procedimento digital ainda não é obrigatório

É importante ressaltar que a prova de vida digital ainda é um projeto-piloto do INSS. Nesse momento, o serviço será liberado para cerca de 500 mil beneficiários. Eles serão informados da disponibilidade do recurso via e-mail, telefone ou mensagens no aplicativo Meu INSS. Por essa razão, esse procedimento ainda não é obrigatório.

Aqueles que passarem pela prova de vida digital neste momento já estarão aptos para repeti-la nos anos seguintes. Para os demais, por enquanto nada muda: a comprovação anual continuará sendo feita presencialmente e ao menos por enquanto ela continua momentaneamente suspensa.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.